Mais de 700 milhões de mulheres são vítimas de violência de gênero no mundo

Mais de 700 milhões de mulheres são vítimas de violência de gênero no mundo, especialmente no sul da Ásia e da África, informa um relatório do Banco Mundial (BM) divulgado nesta quarta-feira.

“A violência de gênero é uma epidemia global, que afeta as mulheres em todas as regiões do mundo”, garante a instituição, destacando, contudo, “avanços sem precedentes” ao longo dos últimos anos.

Segundo o informe, pelo menos uma a cada duas mulheres mulheres (43%) no sul da Ásia (Índia, Paquistão e outros) sofreu violência física, ou sexual por parte de seu cônjuge durante sua vida.

Na África Subsaariana e no Oriente Médio, a proporção é de 40% e diminui para 33%, na América do Sul, e para 30%, na região Ásia-Pacífico, segundo o documento, que não publica dados sobre a Europa. Na América do Norte, esse percentual chega a 21%.

De acordo com o BM, um grande número de mulheres jovens no mundo têm um “controle limitado” sobre seu corpo, como acontece em relação à sexualidade e à anticoncepção, por exemplo.

Se a “tendência atual se mantiver”, mais de 142 milhões delas estarão casadas antes de completar 18 anos, já na próxima década, acrescenta o texto.

Referindo-se a um grupo mais específico de 33 países em desenvolvimento, o informe indica que 41% das mulheres garantem que não se atreveriam a pedir ao parceiro para usar preservativo.

Em relação ao mundo da política, o BM diz que as mulheres estão “claramente sub-representadas” e aponta que elas representam apenas 22% dos parlamentares e 5% dos prefeitos do mundo.

“Se o mundo quiser acabar com a extrema pobreza e garantir que a prosperidade seja compartilhada, é necessária uma participação plena e efetiva das mulheres”, advertiu o presidente do organismo, Jim Yong Kim, citado no relatório.

Fonte: Isto é 

+ sobre o tema

Estuprador preso na Bélgica consegue ‘permissão para morrer’

Incapaz de controlar seus impulsos sexuais violentos, ele nunca...

Mais e melhores políticas de gênero

Segundo dados da OMS, 1 em cada 3 mulheres...

para lembrar

Mais de 3 mil mulheres têm morte violenta em Honduras entre 2002 e 2012

Pelo menos 3.018 mulheres morreram de maneira violenta em...

Mais de 714 mil mulheres podem ser vítimas de violência nas universidades em 2016

Trotes podem ser momentos de risco e vulnerabilidade para...

Amores arrebatadores

Livro recém-lançado retrata as histórias de sete relacionamentos amorosos...
spot_imgspot_img

‘Abuso sexual em abrigos no RS é o que ocorre dentro de casa’, diz ministra

A ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, considera que a violência sexual registrada contra mulheres nos abrigos que recebem desalojados pelas enchentes no Rio Grande...

ONU cobra Brasil por aborto legal após 12 mil meninas serem mães em 2023

Mais de 12,5 mil meninas entre 8 e 14 anos foram mães em 2023 no Brasil, num espelho da dimensão da violência contra meninas...

Após um ano e meio fechado, Museu da Diversidade Sexual anuncia reabertura para semana da Parada do Orgulho LGBT+ de SP

Depois de ser interditado para reformas por cerca de um ano e meio, o Museu da Diversidade Sexual, no Centro de São Paulo, vai reabrir...
-+=