Mais de um século após Abolição, 1º Embaixador negro

 

Embora com uma população negra (preta e parda) correspondente a 51,3% do total, segundo o IBGE, o Brasil só passou a ter um embaixador negro de carreira, a partir de dezembro passado, 122 anos e sete meses após a Abolição: trata-se do carioca Benedicto Fonseca Filho, 47 anos, que também tornou-se o diplomata mais jovem a chegar ao topo da carreira.

Benedicto, que é filho de um contínuo funcionário do Itamaraty, nasceu no Rio, em 1.963 e mudou-se para Brasília, em 1.970. “O preconceito nunca se apresenta claramente. No campo das relações humanas, você nota reação positiva ou negativa. É preciso que haja ações afirmativas. Eu não me beneficiei de nenhuma política. Na minha época, isso não havia. Mas olhando retrospectivamente, creio que me beneficiei de certas circunstâncias. Tive oportunidades que raramente os negros têm. Morei no exterior, estudei idiomas com a ajuda do Itamaraty, porque ajudavam nos estudos dos filhos dos funcionários”, afirmou a repórter Juliana Rocha, da Sucursal da Folha de S. Paulo, em Brasília.

Orgulho

Benedicto contou que a primeira vez que foi à ONU, em 2004, um colega do Caribe o chamou a um canto para dizer que pela primeira vez via um diplomata negro na delegação brasileira. “Ele enfatizou “It’s de first time ever, ever. We are proud” [É a primeira vez. Estamos orgulhosos], contou.

Segundo o embaixador, a experiência das cotas nos EUA foi uma estratégia “importante para a criação de uma classe média negra que se autossustenta”. “No Brasil, as cotas das universidades vão produzir uma diversidade salutar. Os críticos das cotas têm uma contribuição que não é irrelevante. Eles dizem que, cientificamente, não há raças, não há diferenças entre brancos e negros. É uma desmistificação para quem acha que há diferenças intrínsecas. Mas há uma falha no argumento. Do ponto de vista humano e das relações sociais, existem diferenças. Basta ver os índices sociais, condições de saúde e de moradia para ver que existe um problema. Isso não é tratado de maneira séria e aprofundada [pelos críticos]. Nosso país tem muitos passivos. A preocupação social e racial tem que andar lado a lado. Ou deixamos as coisas acontecerem, ou tentamos uma intervenção. O assunto não pode ser jogado para debaixo do tapete”, acrescentou.

“Tenho orgulho de ser negro. Faz parte da minha identidade. E de ser brasileiro. Mais do que isso, tenho orgulho de ser filho dos meus pais”, concluiu.

Segundo o professor José Jorge de Carvalho, responsável pela adotação do Programa de Cotas na Universidade de Brasília (UnB) no seu livro “Inclusão Étnica e Racial no Brasil – a questão das cotas no ensino superior”, da Attar Editorial, o Itamaraty conta com um corpo de cerca de 1.000 diplomas – menos de 10% são negros; 99% brancos.

Fonte: Afropress

+ sobre o tema

A dificuldade de acesso dos negros à estrutura de poder

 A baixa representatividade da população negra nas esferas de...

Primeiro presidente negro, Carlos Alberto do TST toma posse

A cerimônia de posse do ministro Carlos Alberto Reis...

“Façamos exatamente o contrário do que a Globo e outros inimigos desejam”

por Conceição Lemes Desde sexta-feira à noite, quando o...

Revista ‘Time’ homenageia ministro Joaquim Barbosa em NY

Por: Patrick Brock   O presidente do Supremo Tribunal Federal, Joaquim...

para lembrar

III curso de extensão iniciativas negras – trocando experiências

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ III CURSO DE EXTENSÃO...

Amapa: Ministério da Igualdade Racial e Seafro devem firmar parcerias

A secretária especial de Ações Afirmativas da Secretaria...

Seminário – Marcha da Consciencia Negra – Viva Zumbi

Hora: domingo, 18 de setembro · 10:00 - 13:00 Localização...
spot_imgspot_img

João Cândido e o silêncio da escola

João Cândido, o Almirante Negro, é um herói brasileiro. Nasceu no dia 24 de junho de 1880, Encruzilhada do Sul, Rio Grande do Sul....

Levantamento mostra que menos de 10% dos monumentos no Rio retratam pessoas negras

A escravidão foi abolida há 135 anos, mas seus efeitos ainda podem ser notados em um simples passeio pela cidade. Ajudam a explicar, por...

Racismo ainda marca vida de brasileiros

Uma mãe é questionada por uma criança por ser branca e ter um filho negro. Por conta da cor da pele, um homem foi...
-+=