Malala Yousafzai participará de evento exclusivo para convidados nesta segunda (9) em São Paulo

A juventude não é sinônimo de despreparo para Malala Yousafzai, de 20 anos, a ganhadora do prêmio Nobel da Paz mais jovem da história. Com o intuito de estimular a educação de meninas, a paquistanesa estruturou uma organização voltada para a área, ganhou o Prêmio da Paz para a Infância, já discursou na Organização das Nações Unidas (ONU) e também conquistou a Medalha da Liberdade, do Centro Nacional Constitucional, nos Estados Unidos.

Por Douglas Belchior, no Negro Belchior

Foto: Simon Davis/DFID

Atingir todas essas conquistas não foi uma tarefa fácil para a Malala. Para garantir que suas causas fossem levadas em consideração, ela precisou enfrentar o Talibã, movimento fundamentalista islâmico nacionalista. Atualmente, a jovem estuda na Universidade de Oxford e foi reconhecida como cidadã canadense.

Para Elaine Correia, professora da UneAfro que estará no evento, a expectativa para acompanhar a palestra de Malala é grande. “O encontro com Malala Yousafzai será uma grande oportunidade para as jovens negras estudantes da Uneafro Brasil, mulheres que assim como a ativista sofrem cotidianamente limitações impostas pela sociedade patriarcal que dificultam seu progresso nos estudos, na vida pública e no mercado de trabalho”.

Segundo a professora, é possível traçar um paralelo entre a opressão vivida e combatida por Malala e a realidade dos jovens negros brasileiros. “No Brasil, a questão do patriarcado soma-se ao racismo estrutural que muitas vezes as colocam numa perspectiva de impossibilidades. Essa experiência comum de uma sociedade que as impede de viver livremente poderá ser vista no encontro com Malala, assim como a inspiração para se manterem mais fortes diante das opressões que enfrentam. Nesse sentido, será um momento histórico para o trabalho de coordenadora e professora que venho desenvolvendo em parceria com as mulheres do cursinho”, complementa.

Pela primeira vez ao Brasil, alunos de escola pública, representantes de ONGs brasileiras e outros convidados terão a oportunidade de participar de uma palestra com a jovem sobre o papel da educação no desenvolvimento infantil e das mulheres no Brasil. Com organização do Itaú Unibanco, o evento acontecerá nesta segunda-feira, 9, em São Paulo. Para quem quiser acompanhar, uma live será transmitida ao vivo nas redes sociais do banco.

+ sobre o tema

O racismo como polêmica escolar

ERICA BARBOSA BAIA FERNANDA MARQUES DE ALMEIDAROSIANE MACHADO...

MEC cria ‘Enem’ para professores

Primeira prova deverá ser realizada em 2011. Participação de...

para lembrar

Fuvest 2011 tem mais inscritos do que ano anterior

Ao todo, 132.969 pessoas se candidataram às 10.752 vagas...

Calar é preciso

Sem a possibilidade de parar no Dia Internacional da...

ENEM: OAB orienta candidatos do Enem a procurar MP e não descarta pedir anulação

Os candidatos inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio...
spot_imgspot_img

Educação dos ricos também preocupa

É difícil imaginar o desenvolvimento de uma nação sem a participação ativa dos mais abastados. Aqueles que, por capricho do destino, nasceram em ambientes...

Inclusão não é favor

Inclusão não é favor. Inclusão é direito! Essa é a principal razão pela qual ações voltadas à promoção da equidade racial devem ser respeitadas, defendidas e...

Promessa de vida

O Relatório do Desenvolvimento Humano, divulgado nesta semana pelo Pnud, agência da ONU, ratificou a tragédia que o Brasil já conhecia. Foi a educação que nos...
-+=