Manifestantes se acorrentam em frente a prédio da Unesp

Manifestantes que participavam da VIII Marcha da Consciência Negra, na tarde deste domingo (20), decidiram se acorrentar em frente à reitoria da Unesp (Universidade Estadual de São Paulo), em protesto contra a falta de políticos de inclusão para estudantes negros na universidade.

O diretor executivo da Educafro, David Santos, explicou que um grupo de manifestantes realizou um ato em frente ao prédio da reitoria da Unesp. Um homem e uma mulher que participavam no movimento decidiram permanecer no local e anunciar greve de fome até que representantes da universidade atendam suas reivindicações.

Davi Santos diz que o movimento quer o aumento da cota para negros na universidade, o que pode garantir que esses alunos estejam também presentes em cursos concorridos como o de medicina, odontologia e direito.


Após policiais militares retirarem, por volta das 22h30 deste domingo (20), os dois manifestantes que estavam acorrentados à porta do prédio da reitoria da Unesp (Universidade Estadual de São Paulo), eles voltaram a se acorrentar em frente à instituição, desta vez em um poste.

Ester Judith Rufino, que estava acorrentada, contou ao R7 que a PM chegou por dentro da universidade e cortou as correntes.

Ela disse que não houve agressão por parte da PM, mas que um dos manifestantes chegou a ser detido, mas foi liberado minutos depois. Esther relatou que, como não podem mais se acorrentar ao portão da universidade, eles vão ficar presos em um poste, próximo a entrada do campus. A Sala de Imprensa da PM disse não ter informações de que tenha acontecido prisão no protesto.

O diretor executivo da Educafro explicou ainda que um grupo de manifestantes realizou um ato em frente ao prédio da reitoria da Unesp, na tarde deste domingo, dia da Consciência Negra. Participantes do movimento decidiram permanecer no local e anunciar a greve de fome até que representantes da universidade atendam suas reivindicações.

Santos disse que o movimento quer o aumento da cota para negros na universidade, o que garantirá que esses alunos estejam também presentes em cursos concorridos como o de medicina, odontologia e direito.

– A Unesp tem aproximadamente 6 mil alunos e em lugar nenhum de seu site revela quantos são negros. Exigimos estes dados da UNESP.

Um grupo de 15 pessoas chegou a ir até o local para dar apoio aos manifestantes acorrentados. A reportagem do R7 não conseguiu entrar em contato com a reitoria da Unesp.

Fonte: R7

+ sobre o tema

Relatoria visita Piauí para investigar situação da Educação Quilombola

A Relatoria do Direito Humano à Educação estará de...

Olinda comemora o Dia da Consciência Negra

Por Ana Cláudia Ribeiro A Prefeitura de Olinda preparou várias...

para lembrar

Fundação Palmares promove encontro preparatório à Conferência Nacional de Cultura Afro-Brasileira

      Cerca de 120 representantes da cultura afro-brasileira no Brasil...

Nota Pública – Territórios quilombolas: Antes do julgamento, o debate

Ação sobre titulação dos territórios quilombolas está prestes a...

CCJ aprova texto de consenso para Estatuto da Igualdade Racial

O Estatuto da Igualdade Racial foi aprovado, nesta quarta-feira...
spot_imgspot_img

Educação antirracista é fundamental

A inclusão da história e da cultura afro-brasileira nos currículos das escolas públicas e privadas do país é obrigatória (Lei 10.639) há 21 anos. Uma...

Câmara aprova projeto que torna Dia da Consciência Negra feriado nacional; texto vai à sanção

Por 286 votos a favor e 121 contrários, a Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (29) um projeto de lei que declara o dia 20 de...

Profissionais negros reinventam suas carreiras na TV e avaliam a importância da discussão racial

No Dia da Consciência Negra, o gshow conversou com artistas que compartilham a jornada que é ser um profissional preto na teledramaturgia. Entre eles, atores, atrizes e...
-+=