Manifesto de intelectuais defende candidaturas negras

Abaixo-assinado é mais um capítulo da queda-de-braço entre o historiador Douglas Belchior e o PSOL

Da Carta Capital 

Belchior reclama de discriminação na campanha (Arquivo Pessoal – UneAfroBrasil)

Mais de 200 intelectuais e acadêmicos assinaram um manifesto em defesa das candidaturas negras nas eleições de 2018 e em solidariedade ao historiador Douglas Belchior, pré-candidato a deputado federal pelo PSOL.

O texto é mais um capítulo na disputa entre o candidato e o partido. Belchior acusa a legenda de discriminação, por, segundo sua avaliação, colocar sua campanha em segundo plano na estratégia eleitoral, com menos recursos e menos evidência. Dirigentes do PSOL negam.

Assinado pelo professor Kabengele Munanga e o cineasta Joel Zito de Araújo, entre outros, o manifesto afirma ser “racista e machista o filtro que os partidos utilizam para dizer ao eleitorado quais candidaturas são relevantes”. O resultado, prossegue o abaixo-assinado, “é que a face que governa o País permanece majoritariamente branca e masculina”.

Os autores citam dados para revelar a disparidade: apenas 21% dos 513 deputados federais e 2 dos 81 senadores são negros. O volume de recursos destinado a candidaturas brancas também é avassaladoramente maior. Nas últimas eleições, negros tiveram à disposição 84 mil reais em média para defender suas propostas, enquanto brancos obtiveram 270 mil.

Recentemente, Belchior tornou pública a insatisfação em relação ao tratamento dispensado pelo PSOL a sua campanha. Segundo ele, a legenda é racista. “Há uma concentração de recursos em torno de candidaturas brancas e de candidaturas que já são donatárias de mandatos”, reclama o militante negro e blogueiro. “Há um histórico de desrespeito desse partido com a construção do movimento negro em São Paulo”.

À mídia, o presidente estadual da legenda, Joselicio Junior, conhecido como Juninho, rebateu as críticas: “O Belchior é uma liderança importante do movimento social e está na faixa de prioridades das candidaturas do partido. Interessante que todas as manifestações públicas do requerente apontam para uma reclamação individual, como se o partido, aumentando os recursos apenas dele, sanasse o racismo institucional”.

O dirigente, também negro, ressaltou em nota a reserva de 30% das vagas e de 5% dos recursos do fundo partidário do PSOL para a militância afrodescendente. As marcas do racismo, acrescentou, “estão presentes até os dias de hoje e permeiam todos os espaços sociais, inclusive os partidos políticos, que são a expressão da sociedade em que vivemos, o que gera barreiras para a ascensão de lideranças negras e populares”.

A íntegra do manifesto pode ser lido aqui.

+ sobre o tema

Pobre Palmares!

  por Arísia Barros União,a terra de Zumbi, faz parcas e...

Olimpíadas de Tóquio devem ser novo marca na luta por igualdade

Os Jogos Olímpicos da Cidade do México, em 1968,...

Lei 13.019: um novo capítulo na história da democracia brasileira

Nota pública da Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais...

Gostoso como um abraço? – Por Maria Rita Casagrande

Por Maria Rita Casagrande para as Blogueiras Negras Feche...

para lembrar

Estudo mostra impactos do Bolsa Família na redução da violência

  A redução da desigualdade com o Bolsa Família está...

São Paulo: Grupo apresenta a “Benção do Olodum” e sucessos da carreira

São Paulo: Grupo apresenta a "Benção do Olodum" e...

Taekwondo feminino tem pódio histórico no Rio 2016

No Taekwondo feminino, Kimia Alizadeh Zenoorin e Hedaya Wahba...

Obama mantém vantagem sobre republicano Mitt Romney em estados chave

    Washington - O presidente americano Barack Obama mantém uma...

Fim da saída temporária apenas favorece facções

Relatado por Flávio Bolsonaro (PL-RJ), o Senado Federal aprovou projeto de lei que põe fim à saída temporária de presos em datas comemorativas. O líder do governo na Casa, Jaques Wagner (PT-BA),...

Morre o político Luiz Alberto, sem ver o PT priorizar o combate ao racismo

Morreu na manhã desta quarta (13) o ex-deputado federal Luiz Alberto (PT-BA), 70. Ele teve um infarto. Passou mal na madrugada e chegou a ser...

Equidade só na rampa

Quando o secretário-executivo do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Cappelli, perguntou "quem indica o procurador-geral da República? (...) O povo, através do seu...
-+=