Manifesto Luto em Luta por João Pedro

Enviado por / FonteCoalizão Negra Por Direitos

Manifesto Luto em luta por João Pedro e todas pessoas negras vítimas da violência do Estado

“Eles não mataram só o João, mataram o pai, uma mãe, uma irmãzinha de 5 anos” – Neilton Pinto, pai de João Pedro Mattos Pinto, 20 de maio de 2020.

O que aconteceu com João Pedro tem nome: é genocídio. Por ser um jovem negro, seu corpo foi alvo fácil! Nosso manifesto é por João Pedro e também por todas as pessoas que estão na mira do genocídio! Não estamos, nem ficaremos calados diante do genocídio!

Exigimos providências!

Este crime bárbaro é mais um, que por comover todo país, torna-se símbolo da necropolítica colocada em prática pelo Estado brasileiro, capaz de manter violentas operações policiais em favelas e periferias mesmo em tempos da mais mortal pandemia que o país da viveu. Pedro e sua família obedeciam a orientação do Governador Witzel e dos organismos internacionais de saúde, como forma de se proteger da Covid19. Estavam em casa. Mas para famílias negras no Brasil, a casa, a rua, a comunidade não são sinônimo de segurança.

Construímos este manifesto a várias mãos. Mãos essas que nas últimas décadas vêm apontando o quão excludente e genocida é a sociedade brasileira. Seguiremos escrevendo a história desta luta com todas e todos que também não compactuam com esse cotidiano de barbárie!

Organizações, Movimentos e Coletivos juntos!

Manifeste-se junto com a gente, deixe aqui sua assinatura.

Quando Elza Soares cantou “A carne mais barata do mercado é a carne NEGRA”, a letra já nos sinalizava para um futuro inconstante que envolve todos os moradores de comunidades e favelas do Estado do Rio de Janeiro. Negros, periféricos, marginalizados, alvos fáceis na mira do sistema, que cotidianamente busca nos exterminar. João Pedro Mattos Pinto, 14 anos, assassinado enquanto brincava com amigos dentro de casa no morro do Salgueiro-São Gonçalo. Tal violência cotidiana assombra os morros favelas e guetos no Brasil. Aliás, a palavra violência há muito tempo deixou de ser uma ação esporádica e passou a ser a resposta primeira do Estado sobre a população de maiorias minorizadas, mas representativas nos setores econômicos e sociais. Um brutalidade que, segundo o “Atlas da Violência 2019”, organizado pela Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada e o Fórum Brasileiro de Segurança Pública, recai de forma incisiva sobre a população negra e pobre.
Segundo o referido estudo, publicado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), entre 2007 e 2017, o número de homicídios entre pessoas negras aumentou 33,1%. Em meio a um recorde histórico de homicídios em 2017 da ordem de 65.602 vítimas, 75,5% dessas eram negras. A pesquisa também aponta que a região nordeste do país tem o maior índice de mortes violentas registradas em 2017 entre a população negra. No Rio Grande do Norte, o levantamento expõe o índice de 87 mortos a cada 100 mil habitantes negros, mais do que o dobro da média nacional. No Ceará, verifica-se um índice de 75,6; em Pernambuco, 73,2; em Sergipe, 68,8; e, em Alagoas, registra-se um índice de 67,9.

Não muito diferente das demais localidades, o Rio de Janeiro, na região sudeste, é um dos que mais mata no Estado Brasileiro, e o histórico de violências do estado já é conhecido por boa parte da população periférica. Histórico esse que em tempos de pandemia vem crescendo a cada dia. Só entre os dias 15 e 19 de março de 2020, início do isolamento social, os agentes de segurança pública do estado mataram 69 pessoas. Entretanto, as mortes em operações monitoradas, que tiveram uma drástica queda no começo da epidemia (-82,6% em março), superaram as do ano passado em abril e maio (aumento de 57,9% em abril e 16,7% até 19 de maio). Os dados indicam que, durante a epidemia, nos meses de abril e maio, as polícias do Estado do Rio de Janeiro usaram mais força letal em operações policiais do que em 2019, quando o Rio de Janeiro teve o recorde de 1.810 mortes causadas por intervenção policial.

João Pedro, preto e morador de favela, representa a esperança interrompida. Assim como boa parte dos jovens brasileiros, João Pedro tinha sonhos, queria ser advogado e era “o amor” de uma mãe, de um pai, de uma irmã, de uma família e uma comunidade inteira, que assim como o jovem negro João foram atravessados pela “bala” do Estado do Rio de Janeiro.

João nos deixou e foi deixado pelo Estado omisso e descomprometido com a superação da desigualdade social, política e econômica. E assim como outros jovens negros, para alguns, agora é estatística, mas para nós é um jovem negro amado pelos amigos e a família. Por isso, ao homenagearmos João Pedro Mattos Pinto, lembraremos e acolheremos todas as famílias e amigos que tiveram suas histórias aniquiladas pela mão do Estado. Acolheremos com afeto todas e todos nós, nossos medos, mas também nossa capacidade de nos levantar do chão, onde querem nos deixar. Não ficaremos! Somos herdeiras e herdeiros de quem não sucumbiu ao terror. De quem, acorda cedo, sonha, trabalha e batalha o dinheiro para seu sustento. Faremos por João Pedro, Ágatha, Renan, Iago, João Vitor, Rodrigo e tantos outros corpos pretos a oração, ação com arte e confiança na luta que só nossa unidade construirá. Somos a maioria da população brasileira, segundo país de gente negra no mundo. Seremos capazes de nos abraçar de novo, de transformamos o luto em luta e de gritar a uma só voz: Nossos corpos e nossas vidas têm voz!

“Minha luta por memória é UM sorriso lindo. Um sonho foi embora junto com meu filho Daniel naquele dia. Só trocaria minha vida pela dele. Hoje, minha luta é abraço, acolher, unir força, foco e fé na justiça pelos nossos filhos. Sonhos destruídos por nada” – Joseane Martins de Lima Ferreira, mãe de Daniel Martins Nunes de Oliveira, morto no Km 32, Nova Iguaçu em 26 de maio de 1990.

Exigimos providências!

Anexamos a este manifesto as diversas iniciativas já protocoladas e em andamento de combate a necropolítica e para a promoção de direitos para a população negra.

A Coalizão Negra Por Direitos, junto com iniciativas que articulam e assinam este ato, enviou às autoridades do Rio de Janeiro requerimentos solicitando resoluções sobre a ação policial do Estado que resultou na morte de 13 pessoas em operações realizadas nos últimos dias no Complexo do Alemão. João Pedro Mattos Pinto é uma delas. Notificamos organismos nacionais: MPRJ (https://bit.ly/2WY8r3v), ALERJ, Comando Geral da PM – RJ (https://bit.ly/2ZsWMLX), Governador do Rio de Janeiro (https://bit.ly/36oWA1A), Secretaria da Segurança Pública do RJ (https://bit.ly/3eqbg3x), Corregedoria Geral da PM (https://bit.ly/2TzrfnD) para que haja investigação e responsabilização pelo caso. Além disso, denunciamos a ação internacionalmente, em pedido direcionado à Comissão Interamericana de Direitos Humanos para que cobrem as devidas providências ao Estado brasileiro. Reivindicamos a identificação e responsabilização penal dos policiais envolvidos, além da criação de formas de controle para que essas ações não mais aconteçam.

As vozes, narrativas e sonhos, ressoam uns nos outros! E ainda que o Estado nos faça de alvos, continuamos em luta, assim nos ensina Lélia Gonzalez, “trazemos conosco a marca da libertação de todos e todas, portanto nosso lema deve ser: organização já!”. O genocídio precisa ser nomeado! Para conhecer a campanha que exige das mídias o uso do termo genocídio para as mortes da população negra acesse alvosdogenocidio.org.

Organizações, Movimentos e Coletivos juntos!

Quem está conosco
1 – ABPN – Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as – Nacional
2 – AERJ- Associação de Estudantes Secundaristas do Rio de Janeiro
3 – AFAPERJ – Associação dos Familiares e Amigos dos presos e egressos do Estado do Rio de Janeiro
4 – AfirmAção Rede de Cursinhos Populares – ES
5 – Afosin e Coletivo Infâncias
6 – Africanamente Centro de Pesquisa Resgatar Preservação de tradições afrodescendentes – RS
7 – Afrocentricas-SE
8 – Afro-Gabinete de Articulação Institucional e Jurídica – BA
9 – Afronte
10 – Afrosin
11 – AGANJU – Afro Gabinete de Articulação Institucional e Jurídica
12 – Agar – Mulheres Negras e Espiritualidade
13 – AGAR Mulher Negra e Espiritualidade
14 – Agência de comunicação comunitária Fala Manguinhos
15 – AGÊNCIA SOLANO TRINDADE
16 – AGO LONA
17 – Ajuda João Pedro
18 – Akanni – Instituto de Pesquisa e Assessoria em Direitos Humanos, Gênero, Raça e Etnias – RS
19 – ALAGBARA – Articulação de Mulheres Negras e Quilombolas do Tocantins
20 – Aldeia ubuntu vale do Akoko
21 – Alma Preta – SP
22 – AMBrio
23 – Amparar – Associação de Amigos e Familiares de Presos – SP
24 – ANEPE – Articulação Negra de Pernambuco
25 – ANISTIA Internacional SP
26 – APN’s – Agentes de Pastoral Negros – Nacional
27 – APS
28 – Articulação de Mulheres Brasileiras
29 – Articulação Nacional de Negras Jovens Feministas – ANJF – RJ
30 – Articulação Nacional de Psicólogas(os) Negras(os) e Pesquisadoras(es) – ANPSINEP
31 – Articulação Plano Popular das Vargens
32 – As Mariamas
33 – As Ruths- organização de mulheres negras e conhecimento
34 – Assessoria Popular Maria Felipa – MG
35 – Associação Apadrinhe um Sorriso e Movimenta Caxias
36 – Associação Ballet Manguinhos
37 – Associação Baobá de Canto Coral
38 – Associação Brasileira de Juristas pela Democracia – ABJD
39 – Associação Cultural Casa do Beco
40 – Associação Cultural e Esportiva da Comunidade de Canabrava
41 – Associação Cultural Opereta
42 – Associação de Amigos e Familiares de Pessoas em Privação de Liberdade – MG
43 – Associação de Defesa do Povo Caiçara-ADPC
44 – ASSOCIAÇÃO DE HIP HOP FAVELAFRO
45 – Associação de moradores e amigos do morro do feijão e adjacências
46 – Associação de Mulheres Mãe Venina do Quilombo do Curiau – AP
47 – Associação de Mulheres Negras do Acre
48 – Associação de Sambistas, Terreiros e Comunidades de Samba do Estado de São Paulo – ASTEC
49 – Associação do conjunto Cesarão Rio de Janeiro
50 – Associação Elas Existem Mulheres Encarceradas
51 – Associação Étnicas Raizes
52 – Associação Franciscana de Defesa de Direitos e Formação Popular – SP
53 – Associação Janusz Korczak Brasil – AJKB
54 – Associação Lifewords Brasil
55 – Associação Proj. Integrados de Desenv. Sust. – PIDS (NUDDH infância e juventude) – SP
56 – Atinuké – Coletivo sobre o pensamento de Mulheres Negras – RS
57 – Atu Produtoras Negras
58 – Ayé
59 – Baba Gilmar de Yansan de São Gonçalo
60 – BAILE CHARME EU AMO SÃO GONÇALO
61 – Bancada ativista SP – Erika Hilton
62 – Biblioteca de Aulas
63 – Bloco Afro Kekerê
64 – Bloco Arrasta-Bloco de Favela – MG
65 – Brigadas Populares
66 – Caminha Rio
67 – Campanha 21 Dias de Ativismo Contra o Racismo
68 – CANDACES – BR rede nacional de lésbicas e bissexuais negras e feminista
69 – CAPDEVER
70 – Capoerelas
71 – Casa das Pretas – RJ
72 – Casa de Artes e Culturas Percilia Teles da Silva & coletivo PraComu
73 – Casa do Hip Hop Taquaril MG
74 – Casa do Túlio que foi à África (grupo virtual)
75 – Caxambu do Horizonte
76 – CCD-LL
77 – CCRIA-LO Comunidade da Compreensão e Restauração Ilê Asé Logun Ede – SP
78 – CCRIAS – SP
79 – CEAP – Centro de Articulação de Populações Marginalizadas – RJ
80 – CEBI – Centro de Estudos Bíblicos – Bahia
81 – CECUNE – Centro Ecumênico de Cultura Negra – RS
82 – CEDECA RIO DE JANEIRO
83 – CEDENPA – Centro de Estudos e Defesa do Negro do Pará
84 – CEDICUN- Centro de Estudos e Divulgação das Culturas Negras
85 – CEERT – Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades
86 – Central de Movimentos Populares – CMP
87 – Central Única dos Trabalhadores no Estado do RJ
88 – Centro de Atividades Culturais Econômicas e Sociais (CACES) – RJ
89 – Centro de Cultura e Direitos Humanos – SP
90 – Centro de Cultura Negra do Maranhão
91 – Centro de Direitos Humanos de Sapopemba
92 – Centro de Formação do(a) Negro(a) da Transamazônica e Xingu – PA
93 – Centro Feminista de Estudos e Assessoria – CFEMEA
94 – CGI Conselho Gestor Intersetorial de Manguinhos
95 – Cia de Danza Sikelel’y Negr’Art
96 – Cia dos Comuns – RJ
97 – Cia Passinho Carioca – RJ
98 – Círculo Palmarino – SP
99 – Coletiva Emana
100 – ColetivA ocupação
101 – Coletiva Popular de Mulheres da Zona Oeste RJ
102 – Coletivo DIAS DE LUTA ANTIRRACISMO-RJ
103 – Coletivo 20 de Novembro – BA
104 – Coletivo Abayomi
105 – Coletivo Ação Zumbi
106 – Coletivo Afrodivas de Niterói – Brasileiras & Cia
107 – Coletivo Amazônico LesBiTrans – PA
108 – Coletivo Baixada Ativa
109 – Coletivo Black Power Grajaú São Paulo
110 – COLETIVO CULTURAL ASSIMGUETO
111 – Coletivo Dandaras para sempre
112 – Coletivo de acolhimento a mulheres negras Luiza Mahin
113 – Coletivo de Combate ao Racismo Carolina Maria de Jesus/Sindute MG
114 – Coletivo de Combate às Opressões – SEPE Niterói
115 – Coletivo de Estudantes Negras e Negros da UFF/ANGRA – UBUNTUFF
116 – Coletivo de Estudantes Negrxs da UFF – RJ
117 – Coletivo de Juventude Negra Cara Preta – PE
118 – Coletivo de Mães e Familiares de Vítimas do Terrorismo do Estado – BA
119 – Coletivo de Mulheres Negras Ayomidê Yalodê
120 – Coletivo de mulheres Pegada Nago
121 – Coletivo de mulheres que movem
122 – Coletivo Denegrir
123 – Coletivo EKO de Educadorxs Negrxs e Indígenas de Duque de Caxias
124 – Coletivo feminista da FMU Mariele franco
125 – Coletivo Flores de Baobá- Escritoras Negras
126 – Coletivo Juntos!
127 – Coletivo Luisa Mahin – RJ
128 – Coletivo Luiza Bairros – BA
129 – Coletivo Maitê Ferreira (CMF/CEAP)
130 – Coletivo MARÉ 0800 – Mov de favelas do RJ
131 – Coletivo Marielle Franco Cariri
132 – Coletivo Massa
133 – Coletivo Minas da Baixada
134 – Coletivo Mulheres Mulheres do Salgueiro/SGc
135 – Coletivo Nacional de Combate ao Racismo da Cut
136 – Coletivo Nacional de Juventude Negra – ENEGRECER
137 – Coletivo NegraSô – Coletivo de alunos negros da PUC-SP
138 – Coletivo Negro Carolina de Jesus
139 – Coletivo Negro Claudia da Silva Ferreira
140 – Coletivo Negro da Fiocruz
141 – Coletivo Negro Dandara – UNESP/Assis SP
142 – Coletivo Negro Ẹbí
143 – Coletivo Negro Kimpa – Unesp Bauru SP
144 – Coletivo Negro Núcleo Ayé FMUSP
145 – Coletivo Negro Patrice Lumumba
146 – Coletivo Negro Patrice Lumumba
147 – Coletivo Negro UFMT
148 – Coletivo Negro Universitário UFMT – MT
149 – Coletivo Nuvem Negra – RJ
150 – Coletivo Papo de Laje
151 – Coletivo parto seguro
152 – Coletivo Ponte Cultural
153 – Coletivo Pretas Ruas
154 – Coletivo Preto Virgínia Leone Bicudo – Psicologia UFRJ
155 – Coletivo Recriando Manguinhos
156 – Coletivo Resistência
157 – Coletivo Resistência Cultural – RJ
158 – Coletivo Sapato Preto Lésbicas Negras da Amazônia
159 – Coletivo Ubuntuff
160 – Coletivo União das Pretas
161 – Coletivo União das Pretas – RP
162 – Coletivos negras e negros raizes da liberdade
163 – Coletuvo Corpo Negra
164 – Comacs Manguinhos RJ
165 – Comissão da diversidade sexual e de gênero da OAB/RO
166 – Comissão Igualdade Racial da OAB-NITERÓI
167 – Comitê popular de crise de SG vi
168 – Comscs Manguinhos RJ
169 – COMUNEMA – Mulheres Negras Maria Maria – PA
170 – Comunidade Cultural Quilombaque – SP
171 – Comunidade das Águas que se Renovam CAREOS – SP
172 – Comunidade de Roda de Samba Pagode NA Disciplina – SP
173 – Comunidade Terreiro Ilê Ase Iyemonja Omi Olodo – RS
174 – Comunidade Terreiro Ile Aşę Omiojuaro – RJ
175 – CONAQ – Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas – Nacional
176 – Conectas Direitos Humanos
177 – CONEN – Coordenação Nacional de Entidades Negras
178 – CONEPIR (conselho estadual de promoção da igualdade racial)
179 – Confederação Nacional das Associações de Moradores- CONAM
180 – CongaProduções
181 – Conjuntura Nacional e Luta Contra o Racismo e o GPMC
182 – Conselho de promoção igualdade racial e conselho da Mulher
183 – Conselho do Povo de Terreiro do Estado do RS
184 – Conselho Estadual de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra de SP
185 – Conselho Estadual de Promoção da Igualdade Racial do ES
186 – Cooperifa – SP
187 – CPP – Conselho Pastoral dos Pescadores – BA
188 – Creche SICAM Manguinhos
189 – CRENLEGO – Centro de Referência Negra Lélia Gonzales – GO
190 – CRIOLA – RJ
191 – DCE Mário Prata – UFRJ
192 – DCE UNIRIO
193 – Desencarcera RJ
194 – Dinossauros do Funk
195 – DNÁfrica
196 – Dutra Filmes, produtora
197 – Editora África e Africanidades
198 – Educafro – Educação e Cidadania de Afrodescendentes e Carentes – Nacional
199 – Educandário Senhor Bom Jesus dos Passos
200 – EKO – Coletivo de Educadorxs Negrxs e Indígenas de Duque de Caxias
201 – ENAR – European Network Against Racism – UE
202 – ErêYá Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação das Relações das Étnico-raciais UFPR
203 – Escola Aldeia Ubuntu Vale do Akòko.
204 – Escrevivendo a Liberdade e Grupo Ujima
205 – Espaço Casa Viva
206 – Espaço Sociocultural KUNTA KINTÊ
207 – Eu sou Eu
208 – Eu Sou Fruto de Favela – PE
209 – Favelados e periféricos
210 – Federação de Órgãos para Assistência Social e Educacional
211 – Federação Nacional das Trabalhadoras Domesticas – FENATRAD – Nacional
212 – Federação Nacional dos Estudantes do Campo de Públicas – FENECAP
213 – Federação Nacional dos Estudantes do Campo de Públicas – FENECAP
214 – FEJUNN (Frente de Juristas Negras e Negros)
215 – FENET – Federação Nacional dos Estudantes em Ensino Técnico
216 – Fórum da Amazônia Oriental FAOR
217 – Fórum de Direitos Humanos da Criança e do Adolescente de SP
218 – Fórum de Mulheres Negras de Mato Grosso – MT
219 – Fórum em Defesa do Ensino e dos (das) Professores(as) de História
220 – Fórum Estadual de Mulheres Negras da Zona Oeste
221 – Fórum Estadual de Mulheres Negras do Rio de Janeiro
222 – Fórum Formação Política de Mulheres Negras Marielle Franco – BA (Fórum Marielles de Salvador)
223 – Fórum Grita Baixada
224 – Fórum Grita Baixada – Nova Iguaçu
225 – Fórum Municipal de educação inclusiva
226 – Fórum Nacional de Performance Negra – RJ
227 – Frente Brasil Popular
228 – Frente de Evangélicos pelo Estado de Direito
229 – Frente de Mulheres Negras do DF e Entorno
230 – Frente Estadual de Juristas Negras e Negros do RJ – FEJUNN RJ
231 – Frente Favela Brasil
232 – Frente Nacional de Mulheres do Funk – SP
233 – Frente Nacional Makota Valdina – BA
234 – FRENTE NACIONAL NEGROS (AS) – RJ
235 – GAJOP – Gabinete de Assessoria Jurídica às Organizações Populares – PE
236 – Geledés – Instituto da Mulher Negra
237 – GENI/ UFF
238 – Grupo Aya Sankofa de Estudos Decoloniais em matemática
239 – Grupo Candaces – UNEB- Salvador
240 – Grupo Candaces da UNEB Salvador
241 – Grupo Cultural AfroReggae
242 – Grupo Cultural Capoeira Malta da Serra
243 – Grupo de Apoio a prevenção da AIDS /RS
244 – Grupo de estudos conjuntura nacional e luta contra o racismo
245 – Grupo de Estudos Herbert Daniel
246 – Grupo de Estudos Sobre Relações Étnico-Raciais BA
247 – Grupo de pesquisa ALTERITAS: diferença, arte e educação/ UFSC
248 – Grupo de Pesquisa Ativista Audre Lorde/UNIR/RO
249 – Grupo de pesquisa Conjuntura Nacional e luta contra o racismo, UFRRJ
250 – Grupo de Pesquisa da UFRRJ GPMC,
251 – Grupo de Pesquisa em Politicas Publicas, Movimentos Sociais e Culturas GPMC/UFRRJ/UERJ
252 – Grupo de Pesquisa NUFIPE-UFF
253 – Grupo Mulheres do Brasil
254 – Grupo Todos Unidos Mudaremos o Mundo
255 – Harambee – Grupo de Estudos e Pesquisa em Saúde da População Negra / UFRGS
256 – Hip Hop PE em ação
257 – Historiadores negros
258 – Hypatia – Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Gêneros Ciências e Culturas (UFPE)
259 – IBD – Instituto Brasileiro de Diversidade – SP
260 – IDEAS – Assessoria Popular – BA
261 – Igreja evangélica Assembléia de Deus do Ministério Luz Apostólica
262 – Igualdade Racial da Associação Brasileira de Advocacia Criminal
263 – IKJ- Instituto Kevyn Johnson
264 – Ile Ase Omi Ewe Ajase e Caboclo Folha Verde – SP
265 – Ile Aşę Omiojuaro – RJ
266 – Ilê Asé Oya e Ogun
267 – Ilê Asé Oya Mesan Orum – SP
268 – Ile Axé Igi Gi Oju Omi.
269 – Ilê Obá Ketu Axé Omi Nlá – SP
270 – Ilé Ọdẹ Maroketu Àṣẹ Ọba – SP
271 – Ilê Omolu Oxum – RJ
272 – Ile Ọyá Toningebé Fàrá Gèngbèlé – SP
273 – IMUNE – Instituto de Mulheres Negras – MT
274 – Inesc instituto de estudos socioeconômicos
275 – Iniciativa Direito à Memória e Justiça Racial – RJ
276 – Innpd – Iniciativa Negra por Uma Nova Política Sobre Drogas – Nacional
277 – Instituto Afrolatinas – DF
278 – Instituto AMMA Psique e Negritude – SP
279 – Instituto Ayuele
280 – Instituto Bamburusema de Cultura Afro Amazônica (IBAMCA) – PA
281 – Instituto Búzios – BA
282 – Instituto Búzios – RJ
283 – Instituto de Formação Humana e Educação Popular
284 – Instituto de Mulheres Negras de Mato Grosso – IMUNE MT
285 – Instituto de Mulheres Negras do Amapá
286 – Instituto de Referência Negra Peregum – SP
287 – Instituto do Negro de Assis Sp – Zimbáue
288 – INSTITUTO ELIMU- PROF. CLEBER MACIEL
289 – Instituto Equânime Afro Brasil – SP
290 – Instituto Hamilton Cardoso
291 – Instituto Latino Americano de Tradições Bantu (ILABANTU)
292 – Instituto Marielle Franco – RJ
293 – Instituto Nangetu de Tradição Afro e Desenvolvimento Social – PA
294 – Instituto Negra do Ceará – INEGRA
295 – Instituto Omolara Brasil – SP
296 – Instituto Social Black Brasil
297 – Instituto Soma Brasil
298 – Instituto Steve Biko – BA
299 – Insurgência
300 – Intersindical central da Classe trabalhadora
301 – IPEAFRO
302 – IROHIN – Centro de Documentação, Comunicação e Memória Afro Brasileira – BA
303 – ISER ASSESSORIA
304 – Jornal Empoderado
305 – Jornalistas Livres
306 – Justiça Global
307 – Juventude Carioca 23/Cidadania -RJ
308 – Juventude Negra Política
309 – Kitembo Laboratório de Estudos da Subjetividade e Cultura Afro-brasileira
310 – Kombativa – Cooperativa Social Latinoamericana de Direitos Humanos – SP
311 – Kwe Ceja Togun Hunde – SP
312 – Laboratório de estudos de questões de genêro, étnico-raciais e direitos humanos – LEFERCE/Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
313 – LBL – Liga Brasileira de Lesbicas
314 – Liga Bibliotecária
315 – Liga Brasileira de Lésbicas
316 – Linhas de Sampa
317 – Luto em luta por Joao pedro
318 – MABE – Movimento dos Atingidos pela Base Espacial de Alcântara – MA
319 – Mães de Maio – SP
320 – Mães pretas presentes
321 – Mães Universitárias-Unimontes
322 – Mahin Organização de Mulheres Negras – BA
323 – Mandata Dani Monteiro
324 – Mandata Quilombo Erica Malunguinho
325 – Mandata Quilombo Mônica Francisco
326 – Mandata Renata Souza
327 – Mandata Taliria Petrone
328 – Mandato Áurea Carolina
329 – Mandato do Fábio Félix
330 – Mandato Jandira Feghali Dep. Federal
331 – Mandato Marcelo Freixo
332 – Mandato Orlando Silva
333 – Mandato Popular Renatinho do PSOL
334 – Mandato Verônica Lima e também a COLE (Coletiva Feminista das Lésbicas e Bissexuais de Niterói)
335 – Manguinhos Solidario
336 – ManifestA coletivA
337 – Manifesto luto em luta por João Pedro
338 – Marcha da consciencia negra Jundiaî
339 – Marcha das Mulheres Negras de São Paulo
340 – MLPC/PE – MOVIMENTO DE LUTA POPULAR E COMUNITARIO DE PERNAMBUCO
341 – MNLM-OLMP
342 – MNMB
343 – MNU – Movimento Negro Unificado – Nacional
344 – Movimenta Caxias – RJ
345 – Movimento articulação de infâncias
346 – Movimento Articulação Infâncias
347 – Movimento Black RS
348 – Movimento Conta a Intolerância Religiosa
349 – Movimento Correnteza
350 – Movimento de Mulheres do Subúrbio Ginga
351 – Movimento de Mulheres Olga Benário
352 – Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra
353 – Movimento Feminista
354 – Movimento Focolares
355 – Movimento hip hop
356 – Movimento Moleque – RJ
357 – Movimento Mulheres Negras Decidem
358 – Movimento Negro do PDT
359 – Movimento Negro Evangélico – PE
360 – Movimento Negro Perifa Zumbi
361 – Movimento Negro Perifa Zumbi
362 – Movimento Popular de Favelas
363 – Movimento Popular de favelas / Parem de Nos Matar
364 – Movimento Rolezinho das Caras Pretas
365 – Movimento Ser Ògá – SP
366 – Movimento Ubuntu Afro-brasileiro
367 – MPP – Movimento de Pescador e Pescadora de Ilha de Maré – BA
368 – MSTC
369 – MUCA- Mulheres Unidas do Caratoira
370 – Mulheres de Asé do Brasil
371 – Mulheres de Axé do Brasil – MG
372 – Mulheres Negras Afica/AFEFÉ
373 – Mulheres Negras Decidem
374 – Mundo Afro
375 – NEAB SANKOFA – ESCOLA TÉCNICA ESTADUAL ADOLPHO BLOCH
376 – Neab Ufes
377 – NEABI IFRN Ipanguaçu
378 – NEAB-SANKOFA da ETEAB-FAETEC
379 – Negras e Negros em Ação
380 – Nenhum Serviço de Saúde a Menos
381 – NESEN/UFF – Núcleo de Estudos sobre Saúde e Etnia Negra/Universidade Federal Fluminense
382 – Niehlafro MG
383 – Nós Temos Um Sonho – #NTUS – MG
384 – Nossas Vidas Importam
385 – NOVA FRENTE NEGRA BRASILEIRA
386 – Núcleo Ayé
387 – Núcleo Ayé (Coletivo negro da FMUSP)
388 – Núcleo de Assistentes Sociais
389 – Núcleo de Estudos Africanos e Afro-brasileiros – NEAB/UFABC SP
390 – Núcleo de Gênero e Raça do Sindprevs/SC
391 – Núcleo de Negros Negras e Indígenas
392 – Núcleo Estadual de Mulheres Negras do Espírito Santo
393 – Núcleo Interseccional em Estudos da Maternidade – NIEM
394 – Nucleo Marielle Franco-PI
395 – Núcleo Transcrim
396 – Núcleo vida e cuidado UFSC
397 – NUVIC – Nucleo de Estudos e Pesquisas sobre as violências da UFSC
398 – Observatório de Favelas
399 – Ocupação Cultural Jeholu – SP
400 – Odara Instituto da Mulher Negra
401 – Okan Dimó
402 – OLPN – Org p/ Libertacao do Povo Negro
403 – Olubayo
404 – ONDJANGO – Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros – RJ
405 – Ong Ekokatu
406 – Organização de Mulheres Negras Ativas – MG
407 – Organização Luiza Mahin – BA
408 – Organização Mulheres de Atitude
409 – Orgulho Afro
410 – Pão e Poesia Jundiai
411 – Pare de Nos Matar
412 – Parem de nos matar
413 – PCB
414 – Pegada Nagô
415 – PerifaConnection – RJ
416 – Pique-Trans- UFMG
417 – Plataforma de Direitos Humanos – Dhesca Brasil
418 – Plenária de Mulheres Negras de Londrina e Região Norte do Paraná
419 – Portal d@ Educador@
420 – Pretas em Movimento – MG
421 – Pré-Vestibular Popular +Nos – RJ
422 – Proceso de Comunidades Negras en Colombia
423 – Produtora Mungunzá
424 – Projeto Afará
425 – Projeto de Educaçãoducação Popular INTEGRAR
426 – Projeto Herbert de Souza
427 – PROJETO MARIAS DE MANGUINHOS
428 – Projeto Marias de Manguinhos
429 – Projeto Mulheres Mulheres Negras Construindo Visibilidade
430 – Projeto Tumbeiro Arte na Lagoa
431 – Psicologia preta
432 – Psol
433 – PT
434 – PVNC – Pré-Vestibular para Negros e Carentes – RJ
435 – PVNC Vila Operária
436 – QRC – Quilombo Raça e Classe
437 – Quilombo Intelectual
438 – Quilombo Rio dos Macacos – BA
439 – Rádio Capoeira e Rede Nacional de Ação pela Capoeira
440 – Rede Antirracista Quilombação
441 – Rede Bragantina de Economia Solidária – PA
442 – REDE DAS PRETAS – COLETIVO DE MULHERES NEGRAS DA REGIÃO DOS LAGOS
443 – Rede de Apoio a Egressos do Sistema Penitenciário
444 – Rede de comunidade e movimento contra violência
445 – Rede de Comunidades e Movimentos Contra a Violência – RJ
446 – Rede de Historiadorxs Negrxs – Nacional
447 – Rede de mães e familiares da baixada vítimas de violência do Estado
448 – Rede de Mulheres Negras – PA
449 – Rede de Mulheres Negras de Alagoas
450 – Rede de mulheres Negras de Pernambuco
451 – Rede de Mulheres Negras do Ceará
452 – Rede de Mulheres Negras do Rio de Janeiro
453 – Rede de Proteção e resistência ao Genocídio – SP
454 – Rede Emancipa – movimento social de educação popular
455 – Rede Internacional de Negras/os Pós Graduandas/os – RINPG
456 – Rede Jubileu Sul
457 – Rede Lai Lai Apejo- Saúde da População Negra
458 – Rede Nacional de Feministas Antiproibicionistas
459 – Rede Nacional de Lésbicas e Mulheres Bissexuais Negras Feministas Candaces
460 – Rede Nacional de Mulheres Negras no Combate
461 – Rede Nacional de Negras e Negros LGBT
462 – Rede Rio Criança
463 – Rede Sapatá – PE
464 – Rede Ubuntu de Educação Popular – SP
465 – Rede Urbana de Ações Sócioculturais – DF
466 – Redeccap
467 – RENAFRO – Rede Nacional de Religiões Afro Brasileiras e Saúde – Nacional
468 – Renap
469 – RESISTÊNCIA FEMINISTA
470 – Revista África e Africanidades
471 – Roda cultural da central
472 – Roda Cultural da central / Rap Resistência Viva
473 – RODA TERAUPEUTICA DAS PRETAS
474 – RUA – Juventude Anticapitalista
475 – Rua Juventude Anticapitalista – Setorial de Negritude
476 – Samba de Roda Nega Duda
477 – Samba Negras em Marcha
478 – Secretaria de Gênero , Raça e Etnia do SINDSPREV/RJ
479 – Segunda zona PT Bahia
480 – Sempre Mulher Instituto de Pesquisa e Intervenção sobre Relações Raciais
481 – Sepe Niterói
482 – Sindicato dos Bancários de Jundiaí
483 – Sindicato dos Modelos Profissional do Estato do Rio de Janeiro
484 – Sindiupes Secretaria de Combate ao racismo / MNU
485 – SindModel-RJ Sindocato dos Modelos Profissionais do Estado do Rio de Janeiro
486 – Sinpro Rio
487 – Sociedade Protetora dos Desvalidos – SPD – BA
488 – SOS Corpo Instituto Feminista para a Democracia
489 – SOS Emprego
490 – Subverta
491 – Tecendo a Democracia
492 – Teia de Solidariedade Zona Oeste
493 – Terra de Direitos
494 – Terreiro do Cobre – BA
495 – Toco Filmes – SP
496 – UBM – União Brasileira de Mulheres
497 – UBM Rondônia
498 – UNEafro Brasil
499 – UNEGRO – União de Negros pela Igualdade
500 – União da Juventude Rebelião
501 – União da juventude socialista feminista Rondônia
502 – União das Pretas Ribeirão Preto
503 – União Nacional dos Estudantes – UNE
504 – União por moradia popular do Estado Rio de janeiro
505 – Unidade Classista Duque de Caxias
506 – Unidade popular pelo socialismo – UP
507 – Unidade Popular RJ
508 – Voz da Baixada – RJ
509 – #PorqueLutamos
510 – @movimentoblackrs

+ sobre o tema

Iza faz show em live para anunciar gravidez: ‘Parece que o mundo já mudou de cor’

A cantora Iza está grávida de seu primeiro filho....

Foi a mobilização intensa da sociedade que manteve Brazão na prisão

Poucos episódios escancararam tanto a política fluminense quanto a...

Selo Sesc lança Relicário: Dona Ivone Lara (ao vivo no Sesc 1999)

No quinto lançamento de Relicário, projeto que resgata áudios...

para lembrar

Irmã de Luana Barbosa alega racismo e homofobia, e pede ‘júri popular’ a PMs

Testemunhas foram ouvidas na 1ª audiência do caso, marcada...

Uma ação mais humana por outra Maré é possível

O momento que vivemos chama atenção pela profusão de acontecimentos...

Pacote “anticrime”: não há redução de danos aos negros!

Meu irmão, também negro, depois de ouvir minha explicação...
spot_imgspot_img

Movimentos sociais e familiares de mortos em operações policiais realizam ato em SP

Um ato para protestar contra a matança promovida pela Polícia Militar na Baixada Santista está agendado para esta segunda-feira, 18, às 18h,  em frente...

Massacre de Paraisópolis: policiais militares têm segunda audiência

O Tribunal de Justiça de São Paulo retoma, no início da tarde desta segunda-feira (18), o julgamento dos 12 policiais militares acusados de matar...

Câmara do Rio de Janeiro promove encontro entre familiares de vítimas da violência do Estado

Pela primeira vez, a Câmara Municipal do Rio de Janeiro promoveu o “Café das Fortes” que reúne mães e familiares de vítimas do genocídio...
-+=