Geledés Lança Manual de Comunicação e Educação Midiática para fortalecer a Inclusão Digital

Enviado por / FonteGeledés/Encruzilab

Artigo produzido por Redação de Geledés

Inspirado pelas experiências transformadoras do EncruziLab – Curso em Educação Digital e Comunicação em Direitos Humanos, o Geledés apresenta seu Manual de Comunicação e Educação Midiática, uma ferramenta essencial para promover a inclusão digital de grupos  em geral marginalizados desses processos. O objetivo é garantir que toda(os)os tenham acesso às ferramentas e conhecimentos necessários para participar de maneira equitativa na era digital. Este Manual aborda temas fundamentais relacionados à internet, comunicação e ativismo, que são muitas vezes mal compreendidos ou subestimados.

Fruto de uma pesquisa detalhada, o Manual de Comunicação e Educação Midiática foi desenvolvido com uma linguagem leve e acessível, oferecendo conhecimentos valiosos para uma navegação mais crítica e segura, tanto na internet quanto na comunicação em geral. “Nosso objetivo foi reunir, em uma única publicação, os conhecimentos espalhados pelo ciberespaço, fazendo uma curadoria detalhista, destacando como os vieses de gênero e raça permeiam o ambiente digital, e criando ferramentas para superar essas barreiras,” afirma Fabi Mesquita, redatora e pesquisadora do manual.

Na era digital, a comunicação evoluiu de forma significativa com o advento da internet e das tecnologias móveis. A forma como nos comunicamos, compartilhamos informações e interagimos foi transformada. Compreender o uso eficaz dessas ferramentas e enfrentar os desafios que surgem é vital para garantir uma comunicação eficiente e inclusiva. Este Manual serve como um guia prático para aprimorar as habilidades de comunicação na era digital, explorando diferentes meios, plataformas principais e as melhores práticas para facilitar a troca de informações e a interação social.

Decifrando a Internet com o Manual de Comunicação e Educação Midiática

A internet é uma ferramenta poderosa que molda nossa maneira de trabalhar, aprender e nos comunicar. Porém, com o uso da internet vêm responsabilidades, exigindo a adoção de boas práticas para garantir uma experiência segura e produtiva. O vasto universo de termos e conceitos técnicos pode ser desafiador tanto para iniciantes quanto para usuários mais experientes. Compreender essa terminologia é essencial para navegar com confiança e aproveitar ao máximo os recursos online.

O Manual inclui uma seção dedicada a explicar essas definições, oferecendo descrições detalhadas e contextualizadas para ajudar os usuários a identificarem vieses, estereótipos e técnicas de manipulação em conteúdos midiáticos. Além disso, aborda as principais legislações relacionadas ao ativismo racial e de gênero, tanto online quanto offline, e fornece links úteis para verificar a credibilidade de informações e fontes de notícias.

Acesse o Manual

Leia também: Encruzilab – Curso em educação digital e comunicação em direitos humanos

+ sobre o tema

para lembrar

“Há um racismo velado, naturalizado, e por muitas vezes explícito na escola”, diz Elenir Fagundes Freitas

Assim como milhares de crianças negras, Elenir Fagundes Freitas, enfrentou situações de racismo no ambiente escolar. Logo na primeira série, na hora da fila,...

Posicionamento: pela divulgação do Relatório de Monitoramento de Violações na Baixada Santista

Geledés -Instituto da Mulher Negra apoia a Comissão Arns e as organizações da sociedade civil no repúdio às execuções sumárias e com exigência de...

África ou França ???

Quem disputará a final da copa da Rússia neste domingo ? A multietnicidade ou os franceses ? Do total de 23 atletas com compõem...
-+=
Geledés Instituto da Mulher Negra
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.