Geledés Lança Manual de Comunicação e Educação Midiática para fortalecer a Inclusão Digital

Enviado por / FonteGeledés/Encruzilab

Artigo produzido por Redação de Geledés

Inspirado pelas experiências transformadoras do EncruziLab – Curso em Educação Digital e Comunicação em Direitos Humanos, o Geledés apresenta seu Manual de Comunicação e Educação Midiática, uma ferramenta essencial para promover a inclusão digital de grupos  em geral marginalizados desses processos. O objetivo é garantir que toda(os)os tenham acesso às ferramentas e conhecimentos necessários para participar de maneira equitativa na era digital. Este Manual aborda temas fundamentais relacionados à internet, comunicação e ativismo, que são muitas vezes mal compreendidos ou subestimados.

Fruto de uma pesquisa detalhada, o Manual de Comunicação e Educação Midiática foi desenvolvido com uma linguagem leve e acessível, oferecendo conhecimentos valiosos para uma navegação mais crítica e segura, tanto na internet quanto na comunicação em geral. “Nosso objetivo foi reunir, em uma única publicação, os conhecimentos espalhados pelo ciberespaço, fazendo uma curadoria detalhista, destacando como os vieses de gênero e raça permeiam o ambiente digital, e criando ferramentas para superar essas barreiras,” afirma Fabi Mesquita, redatora e pesquisadora do manual.

Na era digital, a comunicação evoluiu de forma significativa com o advento da internet e das tecnologias móveis. A forma como nos comunicamos, compartilhamos informações e interagimos foi transformada. Compreender o uso eficaz dessas ferramentas e enfrentar os desafios que surgem é vital para garantir uma comunicação eficiente e inclusiva. Este Manual serve como um guia prático para aprimorar as habilidades de comunicação na era digital, explorando diferentes meios, plataformas principais e as melhores práticas para facilitar a troca de informações e a interação social.

Decifrando a Internet com o Manual de Comunicação e Educação Midiática

A internet é uma ferramenta poderosa que molda nossa maneira de trabalhar, aprender e nos comunicar. Porém, com o uso da internet vêm responsabilidades, exigindo a adoção de boas práticas para garantir uma experiência segura e produtiva. O vasto universo de termos e conceitos técnicos pode ser desafiador tanto para iniciantes quanto para usuários mais experientes. Compreender essa terminologia é essencial para navegar com confiança e aproveitar ao máximo os recursos online.

O Manual inclui uma seção dedicada a explicar essas definições, oferecendo descrições detalhadas e contextualizadas para ajudar os usuários a identificarem vieses, estereótipos e técnicas de manipulação em conteúdos midiáticos. Além disso, aborda as principais legislações relacionadas ao ativismo racial e de gênero, tanto online quanto offline, e fornece links úteis para verificar a credibilidade de informações e fontes de notícias.

Acesse o Manual

Leia também: Encruzilab – Curso em educação digital e comunicação em direitos humanos

+ sobre o tema

O maior legado do Ilê é a valorização do negro

A exposição Ocupação Ilê Aiyê a ser inaugurada no Itaú Cultural,...

Mudanças climáticas e os impactos na saúde da população negra

Em 1989, Spike Lee lançou “Faça a Coisa Certa”,...

para lembrar

O samba que virou cesta básica

A reportagem abaixo faz parte da série Geledés- Retratos...

Uma negra na contramão das estatísticas

A reportagem abaixo inicia a série Geledés- Retratos da...

Os quilombolas gritam por seus direitos pelo mundo

Uma comitiva de lideranças negras atravessou o Atlântico e...

“Pensar como um negro significa defender uma forma específica de interpretar a Constituição” diz Adilson José Moreira

Quando era menino, o advogado e professor doutor em Direito Constitucional Comparado pela Universidade de Harvard, Adilson José Moreira, gostava de ouvir os casos...

Sueli Carneiro será homenageada hoje e domingo pelo bloco afro Ilú Obá de Min; participe desta festa 

Depois de três anos longe das ruas de São Paulo, o bloco afro Ilú Obá de Min volta neste Carnaval com o tema “Akíkanjú:...

Aline Gabriela Afonso, ex-auxiliar de limpeza, arrecada alimentos para ajudar famílias da periferia

A série Geledés- Retratos da Pandemia está sendo retomada neste mês de julho. A série traz histórias de como os moradores das periferias estão enfrentando a...
-+=