Mapa do Acolhimento

Nenhuma mulher deve sofrer sozinha
Mexeu com uma, mexeu com todas

Abrimos este espaço para conectar vítimas de violência sexual a profissionais especializadas neste tipo de assistência. Nesta primeira etapa, iremos cadastrar as terapeutas que queiram oferecer seus serviços gratuitamente a estas vítimas – e voluntárias que queiram ajudar avaliando os serviços públicos das suas cidades. No segundo momento, mulheres que sofreram violência sexual poderão se inscrever para receberem informações sobre estes serviços cadastrados e avaliados.

no Mapa do Acolhimento

mapa-do-acolhimento2

QUER OFERECER SEUS SERVIÇOSQUER AJUDAR DE OUTRA FORMA?

A cada 11 minutos, uma mulher é estuprada no Brasil. De acordo com uma pesquisa feita pelo IPEAcerca de 527 mil pessoas são estupradas por ano no país, sendo que 89% da vítima destes atos violentos são mulheres. 

A recente barbárie do estupro coletivo no Rio de Janeiro chamou atenção de todo o Brasil para este absurdo ao qual as mulheres são diariamente expostas. Estes crimes são resultado da cultura de estupro e de violência contra mulheres que permeiam ainda hoje nossa sociedade machista. Ações e manifestações contra esta cultura, como a #EstuproNuncaMais, viralizaram nas redes sociais e estão tomando as ruas do país.

Este caso mais recente iluminou um grande entrave à assistência a essas vítimas: a falta de informação e a ineficácia de muitos dos serviços especializados neste tipo de atendimento.

 

As consequências da violência sexual na vida de uma mulher ou menina são imensuráveis, mas é possível, através de acompanhamento e acolhimento, que elas consigam lidar melhor com esse trauma.

Por isso, criamos este espaço para que terapeutas inscrevam-se como voluntárias para atenderem mulheres vítimas em várias cidades do Brasil. Para quem não é terapeuta mas também quer chegar junto na rede de acolhimento, basta se inscrever para ajudar  a mapear os serviços públicos disponíveis para o auxílio a mulheres vítimas de violência sexual.

 

+ sobre o tema

Não estuprem uma mulher duas vezes

Enquanto estávamos distraídos com a Copa do Mundo na...

O que explica a violência contra a mulher? – por Cynara Menezes

Serviços públicos precários aumentam a sensação de medo das...

Proteção para mulheres vítimas de violência é lenta em BH

Pedidos de medidas protetivas passam de 6 mil este...

Mulheres pedem condenação máxima para mentor de estupro coletivo

Ontem (25) foi julgado o mentor do estupro coletivo ocorri­do...

para lembrar

Causa da violência contra mulheres é motivo fútil, afirma promotora

Promotora Ana Lara Camargo de Castro atua em uma...

Manifesto da Marcha das Mulheres Negras 2015 contra o Racismo e a Violência e pelo Bem Viver

Nós, mulheres negras brasileiras, descendentes das aguerridas quilombolas e...

Mulheres sofrem violência no asfalto ou na favela

Lei Maria da Penha, que completou oito anos ontem,...

Embaixada dos Estados Unidos promove intercâmbio sobre violência contra mulher

A convite da Embaixada dos Estados Unidos, a delegada-chefe...
spot_imgspot_img

Homem é preso em Manaus suspeito de matar grávida por não querer filho negro

A Polícia Civil do Amazonas prendeu em Manaus um homem apontado como sendo o assassino de sua ex-namorada grávida de sete meses. As investigações, segundo a corporação,...

Violência política contra as mulheres é estratégia de ataque à democracia, diz especialista

Neste 25 de novembro, Dia Internacional pelo Fim da Violência contra as Mulheres, o Brasil se depara com um número alarmante. Segundo pesquisa elaborada...

Edificar o lar

Na verdade eu venho pensando mais fortemente nisso desde que vi a notícia sobre o brutal assassinato da pastora Sara Mariano. Ela foi morta...
-+=