Marcelo sofre racismo após gol contra: “tinha que ser preto”

O termo foi utilizado por usuários do Twitter para criticar o lateral pela jogada que definiu o único gol da Croácia no primeiro jogo da Copa do Mundo de 2014

Apesar da vitória por 3 a 1, a estreia da Seleção Brasileira na Copa do Mundo de 2014 gerou uma repercussão negativa nas redes sociais. Na jogada que definiu o único gol da Croácia no duelo, a bola desviada pelo croata Jelavic tocou o pé do lateral Marcelo e foi direto para o fundo das redes do goleiro Júlio César. Após o lance, internautas usaram o Twitter para atacar o atleta com comentários racistas contendo o termo “tinha que ser preto”.

“Tira esse Marcelo de campo. Depois vai dizer que sou racista, mas tinha que ser preto”, afirmou um usuário. “Tinha que ser preto para manchar o nome do Brasil”, reforçou outro. “Tinha que ser preto. Depois reclama de racismo, mas só faz merda”, disse um dos internautas. “Se fosse branco não faria uma merda dessas”, comentou outro.

Alguns dos tuiteiros reproduziram comentários feitos por familiares após o lance. “Foi ele que fez o gol contra? Tinha que ser preto! (gente, alguém segura a minha mãe?)”, publicou um deles.

Apesar da maioria racista, houve usuários que citaram o termo para defender Marcelo e condenar o preconceito. “Então os torcedores falaram ‘tinha que ser preto’ no gol do Marcelo, mas não falaram ‘tinha que ser preto’ nos dois gols do Neymar?”, questionou uma internauta.

“Nojo desse pessoal que falou ‘tinha que ser preto’ porque o cara fez gol contra”, lamentou outra. “A meia desse ‘preto’ vale mais do que a tua casa, relaxada”, atacou um tuiteiro. “Branco também erra”, afirmou outro.

Fonte:Trra

+ sobre o tema

Foi a mobilização intensa da sociedade que manteve Brazão na prisão

Poucos episódios escancararam tanto a política fluminense quanto a...

Selo Sesc lança Relicário: Dona Ivone Lara (ao vivo no Sesc 1999)

No quinto lançamento de Relicário, projeto que resgata áudios...

Em autobiografia, Martinho da Vila relata histórias de vida e de música

"Martinho da Vila" é o título do livro autobiográfico...

para lembrar

Mackenzie expulsa estudante que gravou vídeo armado e ameaçou matar negros

Pedro Baleotti, eleitor de Jair Bolsonaro, divulgou um vídeo...

Urban Outfitters é acusada de racismo

Mais uma da Urban Outfitters! Depois de ser processada...

Shopping de área nobre de SP quer apreender crianças de rua e entregar para PM

Estabelecimento no bairro de Higienópolis, uma das regiões mais...
spot_imgspot_img

Quanto custa a dignidade humana de vítimas em casos de racismo?

Quanto custa a dignidade de uma pessoa? E se essa pessoa for uma mulher jovem? E se for uma mulher idosa com 85 anos...

Unicamp abre grupo de trabalho para criar serviço de acolher e tratar sobre denúncias de racismo

A Unicamp abriu um grupo de trabalho que será responsável por criar um serviço para acolher e fazer tratativas institucionais sobre denúncias de racismo. A equipe...

Peraí, meu rei! Antirracismo também tem limite.

Vídeos de um comediante branco que fortalecem o desvalor humano e o achincalhamento da dignidade de pessoas historicamente discriminadas, violentadas e mortas, foram suspensos...
-+=