Marcha nacional pede o fim do genocídio dos negros no Brasil

Organizações também exigem a desmilitarização da polícia e o fim do encarceramento em massa. Segundo integrante do Kilombagem, o perfil das vítimas de assassinato é reflexo da desigualdade racial no país.

Pobre, jovem e negro. Esse é o perfil comum das vítimas de homicídio no Brasil. Com o objetivo de cobrar políticas públicas para essa população específica, acontece nesta quinta-feira (22) em São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, a Marcha Nacional contra o Genocídio do Povo Negro.

Para Katiara Alves de Oliveira, integrante do coletivo Kilombagem, e uma das organizadoras da marcha, o perfil das vítimas de assassinato é reflexo da desigualdade racial no país.

“Toda sociedade precisa entender que o racismo no Brasil, apesar de toda a sutileza, há espaços e política que ele não é sutil, ele é escancarado. Em relação à segurança pública, a polícia, e suas várias instituições deixam bem nítidas o alvo. É Pobre, preto e favelado.”

Para Katiara, isso ocorre porque o histórico da escravidão ainda está na mentalidade de muitas instituições no país. Segundo ela, o racismo também está expresso na falta de acesso às políticas públicas.

“As mulheres negras morrem seis vezes mais de morte materna que mulheres brancas. E aí tem outras questões de políticas universais, como educação. Tudo quanto é política universal, o acesso do negro é menor ou ele é qualitativamente inferior.”

Puxada pela Campanha “Reaja ou será morto, reaja ou será morta”, a Marcha tem como reivindicações o fim do genocídio da população negra e periférica; a desmilitarização da polícia; o fim do encarceramento em massa; e o combate à redução da maioridade penal.

De 2002 a 2010, o país registrou 418.414 vítimas de violência letal. 65,1% delas (272.422 pessoas) eram negras, segundo o “Mapa da Violência”, da Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (Flacso).

De São Paulo, da Radioagência NP, Leonardo Ferreira.

Fonte: Radioagência NP

+ sobre o tema

Lauryn Hill, YG Marley e Mano Brown tocam em festival em SP; saiba como comprar ingressos

O Chic Show, projeto que celebra a cultura negra e...

Filhos de Bob Marley anunciam primeira turnê coletiva em duas décadas

Bob Marley teve, ao total, 11 filhos, e cinco deles...

Líderes da ONU pedem mais ação para acabar com o racismo e a discriminação

Esta terça-feira (16) marcou a abertura na ONU da...

para lembrar

Parem de nos matar! – Por Jônatas Cordeiro da Silva

Na segunda-feira de carnaval (12/02), Lucas Almeida, estudante de...

Vereadora de Niterói, amiga de Marielle denuncia ameaças

Parlamentar mais votada de Niterói, na Grande Rio, única...
spot_imgspot_img

Negros são maioria entre presos por tráfico de drogas em rondas policiais, diz Ipea

Nota do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) mostra que negros são mais alvos de prisões por tráfico de drogas em caso flagrantes feitos...

Um guia para entender o Holocausto e por que ele é lembrado em 27 de janeiro

O Holocausto foi um período da história na época da Segunda Guerra Mundial (1939-1945), quando milhões de judeus foram assassinados por serem quem eram. Os assassinatos foram...

Caso Marielle: mandante da morte de vereadora teria foro privilegiado; entenda

O acordo de delação premiada do ex-policial militar Ronnie Lessa, acusado de ser o autor dos disparos contra a vereadora Marielle Franco (PSOL), não ocorreu do dia...
-+=