Maria Gal relembra racismo: “Diretor achou que meu tom de pele não era comercial”

Atriz, que participou da série “Sob Pressão” e contracenou com Juliana Paes no filme “Dona Flor e seus Dois Maridos”, usou o preconceito sofrido para criar uma produtora audiovisual que valoriza o trabalho de artistas negros

por THIAGO BALTAZAR no Marie Claire

Maria Gal (Foto- Pino Gomes : Divulgação)

Maria Gal sonhava com uma carreira de sucesso como atriz quando decidiu sair de Salvador rumo a São Paulo para estudar na Escola de Artes Dramáticas (atualmente incorporada à USP). Sem medo do trabalho duro, ela aceitou empregos como garçonete e professora para bancar os estudos, mas seu maior obstáculo era, na verdade, o racismo. “Cheguei a perder um papel em uma produção porque o diretor achou que o tom da minha pele não era comercial”, relatou a atriz à Marie Claire.

Se o preconceito parecia ser um obstáculo, ela o usou como motivação para realizar não somente seu sonho, mas o de outras pessoas também, ao criar uma produtora que valoriza o trabalho de artistas afrodescendentes. “O setor audiovisual tem pouco protagonismo negro na novela, no cinema e na publicidade. Precisamos de mais representatividade em cargos de poder, assim como em toda a sociedade, porque o racismo é estrutural e cultural”.

Nesta entrevista, Maria fala também sobre o desenvolvimento da série “Os Souza”, sobre uma família negra que ascende à elite, e de um filme biográfico da escritora Carolina Maria de Jesus, autora do best seller “Quarto de Despejo: Diário de uma Favelada”.

Marie Claire – Você foi vítima de racismo no início da carreira. Como foi?
MG –
Sim, perdi um papel em uma produção. Fui preterida por um diretor que achou que o tom da minha pele não era comercial, em contradição ao país que tem mais de 54% de população preta.

MC – Como se sentiu quando um diretor disse que sua pele não era comercial?
MG –
Eu me senti muito mal e extremamente discriminada por ele. Porém, o racismo me serviu de indignação e me motivou para produzir mais.

MC – Isso fez com que despertasse em você o desejo de fazer algo para mudar esse cenário de racismo no meio audiovisual?
MG –
No Brasil, cerca de 54% da população é negra e a maioria não se identifica com o protagonismo na dramaturgia e na publicidade brasileira. Acho muito importante termos mais protagonistas negros atuando em boa parte  das produções brasileiras.

MC – Foi assim que decidiu empreender nesse ramo?
MG –
A Maria Produtora surgiu para fomentar mais produções audiovisuais com protagonismo negro feminino. Vamos produzir conteúdos com histórias negras e novos paradigmas, mas não é uma produtora excludente.

MC – A série ‘Os Souza’ foi inspirada em pessoas que você conhece?
MG –
  Ela foi inspirada em algumas pessoas conhecidas e também nas séries americanas dos anos 70. O enredo narra a vida de uma família negra que enriqueceu e mudou totalmente o seu estilo e costumes. Acredito que reflete uma parte da sociedade negra que conseguiu a ascensão social.

MC – Muita gente ainda acredita que o racismo não existe no Brasil. Por que você acha isso?
MG –
O racismo no Brasil existe e está representado de diversas formas, principalmente na desigualdade social. Contra as estatísticas e porcentagens não há argumentos.

MC – O que você diria para essas pessoas?
MG –
Somos todos brasileiros e temos os mesmos direitos sem qualquer tipo de discriminação. A dívida histórica deste país com os negros deve ser paga pelo amor e generosidade ou pela dor. A mudança para que tenhamos um país mais justo para todos é de cunho cultural e estrutural. E esse deve ser um exercício de autocrítica que todos devemos fazer.

MC – Em paralelo, você também decidiu produzir um filme sobre a vida da escritora Carolina Maria de Jesus, conhecida por seu livro Quarto de Despejo: Diário de uma Favelada, publicado em 1960.
MG – O filme Carolina é uma obra de ficção baseada em fatos reais, que conta a vida de uma mulher negra e semianalfabeta que ganhou o mundo por meio de um best-seller  traduzido para 14 idiomas, em mais de 40 países. A direção do longa será de Rogério Gomes, o Papinha. O meu desejo de produzir o filme surgiu depois que conheci a vida dessa mulher incrível. Sem dúvida, é uma das histórias mais impressionantes da literatura brasileira e que, infelizmente, poucos conhecem.

+ sobre o tema

para lembrar

Movimento Negro destaca necessidade de combater o racismo para além dos campos de futebol

Ideia foi defendida em reunião de representantes do segmento...

Jamais sofra calado. Negro!

Se você ficar calado sobre sua dor, eles o...

Luta contra o golpe é questão de sobrevivência

Afirmação é da jornalista Elizandra Souza, editora da Agenda...

Repita Comigo: Racismo Reverso Não Existe

Uma das coisas mais comentadas nos últimos anos é...
spot_imgspot_img

Eu, mulher negra…

EU, MULHER NEGRA…Eu, mulher negra…Tenho orgulho de quem sou e de onde vim.Tenho orgulho da mulher que me tornei.Aprendi desde muito cedo, a amar...

James Cone, teologia negra da libertação e luta antirracista

No dia 28 de abril de 2024, completa-se 6 anos da morte do pastor e teólogo James Cone, o sistematizador da teologia negra. Esta...

Poesia: Ela gritou Mu-lamb-boooo!

Eita pombagira que riscaseu ponto no chãoJoga o corpo da meninade joelho num surrão. Grita ao vento seu nomeComo se quisesse dizerQue mulher tem que...
-+=