Fonte : Lucas Tavares
A história e as dificuldades dos negros assim que desembarcaram em terras brasileiras é tema de semana de atividades especiais na Unidade de Internação de Marília. Do dia 16 ao dia 20 deste mês, a unidade da Fundação CASA comemorará a semana da Consciência Negra com apresentações que remetem à cultura afro-brasileira e a discussões sobre discriminações sob o ponto de vista jurídico.
Ao longo dos quatro dias, os adolescentes, funcionários e educadores da unidade levantarão a mesma bandeira: a preservação da cultura africana e o esforço para que a trajetória de luta e discriminação dos escravos no Brasil não seja esquecida. “A ideia é trabalhar a cultura de igualdade e paz com os adolescentes”, afirma a diretora da unidade, Edneia Reganhan.
O evento faz parte das atividades ligadas ao Comitê Institucional Quesito Cor, criado em 2006, para discutir questões relativas à diversidade étnico-racial e propor, a partir de um conceito de integração, políticas de atendimento aos adolescentes em medida socioeducativa.
Programação
No primeiro dia da Semana, o grupo de street dance da unidade, sob o comando do professor Cleber Antonio, fará a apresentação de abertura. Em seguida, os adolescentes participarão de palestra sobre as doenças que mais acometem os negros.
No dia 17, adolescentes e funcionários das unidades de internação e internação provisória se unirão para uma partida de basquete. Logo depois, o advogado Roberto Sabino discutirá com os jovens os aspectos jurídicos da discriminação.
Os dias 18 e 19 serão destinados a uma programação mais cultural, com apresentações de capoeira, maculelê e exposição de desenhos e poesias feitos tendo a consciência negra como inspiração.
No último dia de evento, os melhores trabalhos de desenho e a melhor poesia serão premiados.
Evento: Semana da Consciência Negra
Local: Unidade de Internação Marília, em Marília
Datas: Do dia 16 ao dia 20 de novem