ARAGUAIA: Afrodescendentes comemoram Dia da Consciência Negra com abraço

Fonte: Olhar Direto –

 

O movimento nacional O Negro informa, por meio de sua representante no Vale do Araguaia, a professora Divina Célia, que está sendo preparada uma atividade de integração da comunidade afrodescendente na região na sexta-feira 20, feriado da Consciência Negra em lembrança a Zumbi dos Palmares.

Envolvendo as cidades de Barra do Garças, Pontal do Araguaia e Aragarças, está programado um abraço no rio Araguaia e a distribuição de panfletos e flores às mães negras que passarem pela ponte que liga os três municípios, na divisa de Mato Grosso e Goiás.

Na opinião da professora, que atua no colégio José Nogueira, de Aragarças, a maior vitória do Movimento Negro Brasileiro foi a aprovação do Estatuto da Igualdade Racial, que ocorreu em setembro deste ano. “Esse estatuto será um avanço para o negro do país que terá sua cultura e história valorizadas”, disse Divina Célia.

Ela informou ainda que existe a Lei Federal 10.639/03 que torna obrigatório o estudo de história e cultura afro-brasileira e africana no país, cujo tema tem que ser utilizado nas disciplinas de Língua Portuguesa, História, Artes e Geografia, desde a educação infantil até a de nível superior. “A lei foi aprovada, agora falta a implementação dela para que isso aconteça de fato”, completou.

A professora Divina Célia pretende difundir mais as ações do movimento O Negro em Mato Grosso com a fundação de uma sede em Cuiabá para breve. Hoje essa entidade tem sede em São Paulo e congrega a área educacional e artistas em prol da igualdade racial.

Na próxima sexta-feira, depois da atividade na ponte do rio Araguaia, a comunidade vai acompanhar uma exposição de artes com o tema “Aragarças abraça a Africa”, em  Aragarças, finalizando a programação.

Em Barra do Garças, a escola Jardim Araguaia está promovendo uma amostra desde segunda-feira com a participação dos alunos no projeto denominado “Rompendo os muros da escola” levando poesias, músicas e histórias sobre a comunidade negra para os moradores do bairro Jardim Araguaia (Cohab).

Outra novidade foi a aprovação, na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara Federal, do “Hino à Negritude”, composto pelo poeta e professor Eduardo de Oliveira. A medida – proposta pelo deputado Vicentinho (PT-SP) no projeto de lei 2445/07 – foi aprovada em caráter conclusivo.

Já aprovado pela Comissão de Educação e Cultura, o projeto segue para análise do Senado.

Foi aprovado o parecer do relator, deputado Gonzaga Patriota (PSB-PE), favorável ao projeto e à emenda da Comissão de Educação pela exigência de execução do hino em todas as solenidades dirigidas à raça negra.

O deputado Vicentinho explica que o objetivo do projeto é favorecer o reconhecimento da trajetória do negro na formação da sociedade brasileira. “Não temos ainda símbolos que enalteçam e registrem este sentimento de fraternidade entre as diversas etnias que compõem a base da população brasileira”, afirma o autor da proposição.

Matéria original

+ sobre o tema

Novembro Negro tem programação unificada na UFMG

Espetáculos culturais, rodas de conversa sobre percurso de alunos...

Povos quilombolas querem ocupar espaços na academia

Em depoimentos à TV UFMG, estudantes de comunidades de...

O sagrado ‘sub judice’: religiões de matriz africana estão na mira da Justiça

Discussão parada no STF sobre sacrifícios de animais em...

para lembrar

Não há como falar em democracia num quadro de marginalização

Edson França * O Deputado Henrique Fontana (PT/RS) designado...

Leci Brandão – Audiência discute Pontos de Cultura em São Paulo

Acontece na quarta-feira (5), a partir das 14h30, a...

Biblioteca Leonel Brizola abriga exposição sobre Cultura Africana

Será aberta hoje, na Biblioteca Pública Governador Leonel...
spot_imgspot_img

Câmara aprova projeto que torna Dia da Consciência Negra feriado nacional; texto vai à sanção

Por 286 votos a favor e 121 contrários, a Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (29) um projeto de lei que declara o dia 20 de...

Profissionais negros reinventam suas carreiras na TV e avaliam a importância da discussão racial

No Dia da Consciência Negra, o gshow conversou com artistas que compartilham a jornada que é ser um profissional preto na teledramaturgia. Entre eles, atores, atrizes e...

“Quanto mais diversos formos, melhores seremos”

Uma das mais destacadas intelectuais em atividade no país, a historiadora e antropóloga Lilia Schwarcz, docente da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas...
-+=