ARAGUAIA: Afrodescendentes comemoram Dia da Consciência Negra com abraço

Fonte: Olhar Direto –

 

O movimento nacional O Negro informa, por meio de sua representante no Vale do Araguaia, a professora Divina Célia, que está sendo preparada uma atividade de integração da comunidade afrodescendente na região na sexta-feira 20, feriado da Consciência Negra em lembrança a Zumbi dos Palmares.

Envolvendo as cidades de Barra do Garças, Pontal do Araguaia e Aragarças, está programado um abraço no rio Araguaia e a distribuição de panfletos e flores às mães negras que passarem pela ponte que liga os três municípios, na divisa de Mato Grosso e Goiás.

Na opinião da professora, que atua no colégio José Nogueira, de Aragarças, a maior vitória do Movimento Negro Brasileiro foi a aprovação do Estatuto da Igualdade Racial, que ocorreu em setembro deste ano. “Esse estatuto será um avanço para o negro do país que terá sua cultura e história valorizadas”, disse Divina Célia.

Ela informou ainda que existe a Lei Federal 10.639/03 que torna obrigatório o estudo de história e cultura afro-brasileira e africana no país, cujo tema tem que ser utilizado nas disciplinas de Língua Portuguesa, História, Artes e Geografia, desde a educação infantil até a de nível superior. “A lei foi aprovada, agora falta a implementação dela para que isso aconteça de fato”, completou.

A professora Divina Célia pretende difundir mais as ações do movimento O Negro em Mato Grosso com a fundação de uma sede em Cuiabá para breve. Hoje essa entidade tem sede em São Paulo e congrega a área educacional e artistas em prol da igualdade racial.

Na próxima sexta-feira, depois da atividade na ponte do rio Araguaia, a comunidade vai acompanhar uma exposição de artes com o tema “Aragarças abraça a Africa”, em  Aragarças, finalizando a programação.

Em Barra do Garças, a escola Jardim Araguaia está promovendo uma amostra desde segunda-feira com a participação dos alunos no projeto denominado “Rompendo os muros da escola” levando poesias, músicas e histórias sobre a comunidade negra para os moradores do bairro Jardim Araguaia (Cohab).

Outra novidade foi a aprovação, na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara Federal, do “Hino à Negritude”, composto pelo poeta e professor Eduardo de Oliveira. A medida – proposta pelo deputado Vicentinho (PT-SP) no projeto de lei 2445/07 – foi aprovada em caráter conclusivo.

Já aprovado pela Comissão de Educação e Cultura, o projeto segue para análise do Senado.

Foi aprovado o parecer do relator, deputado Gonzaga Patriota (PSB-PE), favorável ao projeto e à emenda da Comissão de Educação pela exigência de execução do hino em todas as solenidades dirigidas à raça negra.

O deputado Vicentinho explica que o objetivo do projeto é favorecer o reconhecimento da trajetória do negro na formação da sociedade brasileira. “Não temos ainda símbolos que enalteçam e registrem este sentimento de fraternidade entre as diversas etnias que compõem a base da população brasileira”, afirma o autor da proposição.

Matéria original

+ sobre o tema

Naomi Campbell é processada por quebra de contrato

NOVA YORK (Reuters) - Uma empresa de marketing de...

Denzel Washington revela que chorou assistindo Pantera Negra!

Em uma entrevista recente feita enquanto promove seu próximo filme,...

Senado comemora Dia da Consciência Negra

Em comemoração ao Dia Nacional da Consciência Negra, o...

para lembrar

‘Solteira médio’, ganja e mais de 20 passaportes: Glória Maria tem a vida que todo mundo quer

Uma das repórteres mais famosas do Brasil, Glória Maria...

Saberes africanos

  El paisaje se repite en las matas...

Exposição fotográfica homenageia Comunidade Negra Arturos

Em homenagem aos 122 anos de Abolição da Escravatura...

CMS aprova projeto que institui Dia em Memória aos Mártires da Revolta dos Búzios

A Câmara de Vereadores aprovou na última quarta-feira (2)...
spot_imgspot_img

Tony Tornado relembra a genialidade (e o gênio difícil) do amigo Tim Maia, homenageado pelo Prêmio da Música Brasileira

Na ausência do homenageado Tim Maia (1942-1998), ninguém melhor para representá-lo na festa do Prêmio da Música Brasileira — cuja edição 2024 acontece nesta quarta-feira (12),...

Flávia Souza, titular do Fórum de Mulheres do Hip Hop, estreia na direção de espetáculo infantil antirracista 

Após mais de vinte anos de carreira, com diversos prêmios e monções no teatro, dança e música, a multiartista e ativista cultural, Flávia Souza estreia na...

Estou aposentada, diz Rihanna em frase estampada na camiseta

"Estou aposentada", é a frase estampada na camiseta azul que Rihanna, 36, vestia na última quinta-feira (6), em Nova York. Pode ter sido uma brincadeira, mas...
-+=