Fundo Rotativo Solidário beneficiará empreendedores do Fórum da Economia do Negro de Fortaleza (CE)

Por: Karol Assunção

 

Adital – Empreendedores/as da capital cearense organizados no Fórum da Economia do Negro agora serão beneficiados com um Fundo Rotativo Solidário. O lançamento do Fundo acontecerá na próxima segunda-feira (12), a partir das 16h, no Mercado dos Pinhões (entre as ruas Nogueira Acioly e Gonçalves Ledo), em Fortaleza, Ceará.

O evento contará com a presença de representantes da Secretaria de Direitos Humanos (SDH) da Prefeitura Municipal de Fortaleza, do Banco do Nordeste do Brasil (BNB) e do Comitê Gestor Nacional dos Fundos Solidários. De acordo com Luiz Bernardo, titular da Coordenadoria de Políticas Públicas para a Igualdade Racial (Coppir) da SDH, o Fundo Rotativo Solidário beneficiará 13 grupos integrantes do Fórum da Economia do Negro.

Os recursos serão geridos por um Comitê Gestor e serão destinados para a formação e o fortalecimento dos empreendimentos. “Para o movimento negro, é muito importante ter achado a questão da economia do negro, ter esse recorte racial na economia”, considera.

Segundo Bernardo, o Fundo Rotativo Solidário atingirá diretamente cerca de 90 pessoas e, indiretamente, 172. “O perfil são pessoas que, de certa forma, já sabem fazer alguma coisa e começam a se organizar na perspectiva da Economia Solidária”, comenta, ressaltando a participação dos negros em feiras e redes de economia solidária estadual e nacional.

Os participantes do Fórum beneficiados com o Fundo Rotativo são negros e negras que já produzem algo. O coordenador da Coppir destaca os produtos ligados à cultura afrodescendente, como bonecas negras, penteados de cabelo afro, instrumentos musicais como tambores e atabaques, roupas e artigos religiosos, dentre outros. A intenção, de acordo com ele, é futuramente ampliar o Fórum para outras cidades.

“É importante que os negros sejam protagonistas e tenham consciência do que são, do que sabem, do que têm. Precisam discutir a economia e se reconhecer enquanto empreendedor negro, trocar experiências com os colegas e resgatar a cultura”, destaca.

Para mais informações, acesse: http://www.fortaleza.ce.gov.br/sdh/index.php

As matérias sobre Finanças Solidárias são produzidas com o apoio do Banco do Nordeste do Brasil (BNB).

 

Fonte: Famalia

+ sobre o tema

Morre o cantor Jair Rodrigues aos 75 anos

    Morreu o cantor Jair Rodrigues, aos 75 anos. De acordo...

O desafio de se tornar negro

Não é só uma questão de pele. É um...

para lembrar

Nigéria reduz para 152 o número de mortos em acidente aéreo

O governo da Nigéria reduziu nesta segunda-feira para...

#Kony2012: Os problemas de Uganda são outros

Com retratos simplistas e paternalistas sobre problemas africanos, vídeo...

Por que precisamos de reitoras negras?

  E viva Billie Holiday! Enviado por Cidinha da Silva  via Guest Post para...

Reri Grist

Reri Grist nasceu em 29 de fevereiro de 1932...
spot_imgspot_img

Juçara Marçal e Rei Lacoste lançam o Amapiano “Sem contrato”

A dupla Juçara Marçal (Rio de Janeiro) e Rei Lacoste (Bahia) lançam nesta sexta-feira (26) o single “Sem Contrato” nas principais plataformas digitais e...

Podcast brasileiro apresenta rap da capital da Guiné Equatorial, local que enfrenta 45 anos de ditadura

Imagina fazer rap de crítica social em uma ditadura, em que o mesmo presidente governa há 45 anos? Esse mesmo presidente censura e repreende...

Clara Moneke: ‘Enquanto mulher negra, a gente está o tempo todo querendo se provar’

Há um ano, Clara Moneke ainda estava se acostumando a ser reconhecida nas ruas, após sua estreia em novelas como a espevitada Kate de "Vai na...
-+=