Marina ataca Serra por uso de favela cenográfica na televisão

Por: Claudio Leal
Filippo Cecílio
Marcela Rocha
Vagner Magalhães

 

No segundo bloco do debate pela internet Folha-UOL dos candidatos à presidência, no Teatro TUCA, em São Paulo, a candidata Marina Silva (PV) atacou José Serra (PSDB) por causa do uso de uma favela cenográfica no programa eleitoral de televisão do tucano. Marina ressaltou que fez visitas a áreas de risco em Recife, no Rio de Janeiro e em São Paulo, e citou ainda uma ida à favela da Mata Virgem, na divisa da capital paulista com Diadema.

“Ontem, você no seu programa de governo teve uma favela virtual, enquanto nós temos uma favela tão real que eu visitei”, ironizou. A plateia gargalhou e aplaudiu a candidata verde. Serra não comentou o uso de cenário artificial para encenar um “churrasquinho de laje”. Apenas reagiu: “o lha, Marina, que existem problemas em todos cantos, existem. Mas vale a pena você fazer uma visita a Heliópolis e Paraisópolis, que juntas devem ter mais de 150 mil pessoas”. Serra destacou medidas de urbanização que governos tucanos fizeram nesses bairros.

No início do bloco, o ex-governador paulista manteve a estratégia de atacar Dilma Rousseff (PT) e apontou a responsabilidade do governo federal no vazamento das provas do Enem e de dados sigilosos de estudantes brasileiros. “O Enem acabou sendo desmoralizado no Brasil com esse incrível vazamento (de provas)”, afirmou Serra.

Dilma rebateu: “eu acho um verdadeiro absurdo um candidato à presidência vir aqui dizer que o Enem está desmoralizado porque uma gráfica, objeto de investigação da Polícia Federal, vazou as provas”. Ela garantiu que a gráfica é “conceituada” e sempre há possibilidade de vazamentos. “Até o Departamento de Estado dos EUA teve vazamento inclusive em relação à guerra do Afeganistão.”

O tema serviu de mote para Serra criticar o vazamento de dados do Imposto de Renda do vice-presidente do PSDB, Eduardo Jorge. “Voltando ao Enem, houve sim vazamento. E o responsável é o Ministério da Educação. Vocês quebraram o sigilo bancário do vice-presidente do PSDB e passaram esse resultado do seu comitê para a ‘Folha'”, acusou Serra.

Na resposta, Dilma defendeu o Enem e negou a elaboração de um dossiê em sua campanha. “O Enem é uma prova extremamente correta, legítima. Nós processamos em todos os casos aqueles que falaram que nós vazamos qualquer coisa.”

Minutos depois, foi a vez de Marina protestar. “Começa um ensaio de quase pugilato. A gente deve ir aos fatos que interessam ao Brasil”, disse.

 

 

Fonte: Terra

+ sobre o tema

Brasil flagra mais de 1,6 mil escravizados em 2024, do Rock in Rio à BYD

O Brasil encontrou, pelo menos, 1.684 trabalhadores em condições...

Estudo mostra que Bolsa Família reduziu mortes por tuberculose

O programa federal de transferência de renda Bolsa Família...

‘Papai, o que vai acontecer com a gente quando Trump começar seu governo?’

Era ainda cedo e praticamente escuro. Eu e meus...

Tapa na cara

Começar o ano ouvindo um prefeito reeleito democraticamente fazer...

para lembrar

Hillary Clinton reafirma apoio de Washington à única Ellen Sirleaf

Fonte: Angola Press - Monrovia - A secretária de...

Direitos…?

A classe média não quer direitos, quer privilégios

Quantos retuítes são necessários para criar uma mentira?

Os grandes processos de difamação pública me entendiam um...

O Brasil pós-pandemia em disputa

Muito se fala que sairemos diferentes dessa pandemia, e...

Trump não convidar Lula é o novo penduricalho da extrema direita brasileira

O dia da posse de Donald Trump se aproxima, será em 20 de janeiro, e o universo bolsonarista tenta transformar o fato de Lula...

Abraço à democracia marcará dois anos da tentativa de golpe

Na próxima quarta-feira (8), a tentativa de golpe contra a democracia no Brasil completa dois anos. A memória dos atos de ataque à soberania...

Sob Lula 3, Brasil volta a ser um país de classe média

O Brasil voltou a ser um país majoritariamente de classe média em 2024. É o que aponta um levantamento feito pela Tendência Consultoria e...
-+=