Marina ataca Serra por uso de favela cenográfica na televisão

Por: Claudio Leal
Filippo Cecílio
Marcela Rocha
Vagner Magalhães

 

No segundo bloco do debate pela internet Folha-UOL dos candidatos à presidência, no Teatro TUCA, em São Paulo, a candidata Marina Silva (PV) atacou José Serra (PSDB) por causa do uso de uma favela cenográfica no programa eleitoral de televisão do tucano. Marina ressaltou que fez visitas a áreas de risco em Recife, no Rio de Janeiro e em São Paulo, e citou ainda uma ida à favela da Mata Virgem, na divisa da capital paulista com Diadema.

“Ontem, você no seu programa de governo teve uma favela virtual, enquanto nós temos uma favela tão real que eu visitei”, ironizou. A plateia gargalhou e aplaudiu a candidata verde. Serra não comentou o uso de cenário artificial para encenar um “churrasquinho de laje”. Apenas reagiu: “o lha, Marina, que existem problemas em todos cantos, existem. Mas vale a pena você fazer uma visita a Heliópolis e Paraisópolis, que juntas devem ter mais de 150 mil pessoas”. Serra destacou medidas de urbanização que governos tucanos fizeram nesses bairros.

No início do bloco, o ex-governador paulista manteve a estratégia de atacar Dilma Rousseff (PT) e apontou a responsabilidade do governo federal no vazamento das provas do Enem e de dados sigilosos de estudantes brasileiros. “O Enem acabou sendo desmoralizado no Brasil com esse incrível vazamento (de provas)”, afirmou Serra.

Dilma rebateu: “eu acho um verdadeiro absurdo um candidato à presidência vir aqui dizer que o Enem está desmoralizado porque uma gráfica, objeto de investigação da Polícia Federal, vazou as provas”. Ela garantiu que a gráfica é “conceituada” e sempre há possibilidade de vazamentos. “Até o Departamento de Estado dos EUA teve vazamento inclusive em relação à guerra do Afeganistão.”

O tema serviu de mote para Serra criticar o vazamento de dados do Imposto de Renda do vice-presidente do PSDB, Eduardo Jorge. “Voltando ao Enem, houve sim vazamento. E o responsável é o Ministério da Educação. Vocês quebraram o sigilo bancário do vice-presidente do PSDB e passaram esse resultado do seu comitê para a ‘Folha'”, acusou Serra.

Na resposta, Dilma defendeu o Enem e negou a elaboração de um dossiê em sua campanha. “O Enem é uma prova extremamente correta, legítima. Nós processamos em todos os casos aqueles que falaram que nós vazamos qualquer coisa.”

Minutos depois, foi a vez de Marina protestar. “Começa um ensaio de quase pugilato. A gente deve ir aos fatos que interessam ao Brasil”, disse.

 

 

Fonte: Terra

+ sobre o tema

Detenção de Mano Brown exemplifica a mensagem de Cores e Valores

Pedro Paulo Soares Pereira, 44 anos, também conhecido como...

A inteligência de cada um

Estudos mostram que a genética é crucial. Outros fatores...

Um quinto dos americanos acha que Obama é muçulmano, diz pesquisa

Obama frequenta a igreja e já reiterou publicamente sua...

O transporte de tração animal no Central Park e no Sul de Minas

Sou aficionada por revistas e livros sobre animais de...

para lembrar

Justiça cassa 13 vereadores em São Paulo; advogado diz que lei não proíbe doações

Fonte:UOL - A Justiça Eleitoral de São Paulo cassou...

Milhares de pessoas marcham em Paris no maior protesto contra a reforma trabalhista

Pelo menos 60 presos e 40 feridos na marcha...

Machismo e racismo dentro e fora do BBB

por Karen Polaz de Blogueiras Feministas Não sou fã...

Maioria acha que Obama não mereceu Nobel

Fonte: Blog Sérgio Dávila - Pesquisa Gallup divulgada hoje confirma...

Fim da saída temporária apenas favorece facções

Relatado por Flávio Bolsonaro (PL-RJ), o Senado Federal aprovou projeto de lei que põe fim à saída temporária de presos em datas comemorativas. O líder do governo na Casa, Jaques Wagner (PT-BA),...

Morre o político Luiz Alberto, sem ver o PT priorizar o combate ao racismo

Morreu na manhã desta quarta (13) o ex-deputado federal Luiz Alberto (PT-BA), 70. Ele teve um infarto. Passou mal na madrugada e chegou a ser...

Equidade só na rampa

Quando o secretário-executivo do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Cappelli, perguntou "quem indica o procurador-geral da República? (...) O povo, através do seu...
-+=