Marta salva o PT paulista

Por: FERNANDO RODRIGUES

 

 

BRASÍLIA – Aloizio Mercadante tem 13% das intenções de voto para o governo de São Paulo, segundo o Datafolha. Já Marta Suplicy lidera com 43% a disputa por uma das duas vagas paulistas no Senado.

Ambos, Mercadante e Marta são filiados ao mesmo partido, o PT. Pode-se argumentar que as coisas são mais fáceis para a ex-prefeita paulistana porque há duas vagas para o Senado. Mais ou menos. Pedi ao Datafolha uma estratificação da pesquisa. Nota-se então que Marta é a primeira opção de 29% dos eleitores -bem acima dos 13% de Mercadante. Outros 14% escolhem a petista como segundo voto.

Ainda faltam seis meses até outubro, mas Marta Suplicy é neste momento a grande puxadora de votos do PT em solo bandeirante.
A candidata a presidente pelo PT, Dilma Rousseff, amarga apenas 24% nas pesquisas na região Sudeste. Lula, ao ser reeleito em 2006, teve 37% dos votos no primeiro turno em São Paulo -seis pontos a menos do que Marta tem hoje para o Senado.

Um dos indicadores que mostram a solidez de uma candidatura para o Senado é ser a segunda opção de voto entre os eleitores de seus concorrentes. Nesse aspecto, Marta é a líder absoluta na disputa.

Tome-se como exemplo o eleitorado dos quatro principais adversários da petista. Pela ordem na pesquisa Datafolha, são os seguintes: Romeu Tuma (PTB), Orestes Quércia (PMDB), Netinho de Paula (PC do B) e Soninha (PPS).

Nada menos do que 25% dos eleitores de Tuma dizem votar em Marta como segunda opção. No caso de Quércia, o percentual sobe para 34%. Entre os que preferem Soninha e Netinho, as taxas registradas a favor da petista são de 28% e 27%, respectivamente.
Tudo considerado, Marta Suplicy por enquanto salva o PT de um fracasso eleitoral em São Paulo.

 

Fonte: Folha de S.Paulo

+ sobre o tema

para lembrar

APAN participa de audiência pública para debater futuro das políticas afirmativas no audiovisual

No próximo dia 3 de setembro, quarta-feira, a Associação...

Condenação da Volks por trabalho escravo é histórica, diz procurador

A condenação da multinacional do setor automobilístico Volkswagen por...

Desigualdade de renda e taxa de desocupação caem no Brasil, diz relatório

A desigualdade de renda sofreu uma queda no Brasil...

Relator da ONU critica Brasil por devolver doméstica escravizada ao patrão

O relator especial da ONU para formas contemporâneas de...

ECA Digital

O que parecia impossível aconteceu. Nesta semana, a polarização visceral cedeu e os deputados federais deram uma pausa na defesa de seus próprios interesses...

ActionAid pauta racismo ambiental, educação e gênero na Rio Climate Action Week

A ActionAid, organização global que atua para a promoção da justiça social, racial, de gênero e climática em mais de 70 países, participará da Rio...

De cada 10 residências no país, 3 não têm esgoto ligado à rede geral

Dos cerca de 77 milhões de domicílios que o Brasil tinha em 2024, 29,5% não tinham ligação com rede geral de esgoto. Isso representa...