Marta Suplicy sai em 1º; três embolam em segundo

Por: Regiane Soares von Atzingen

 

Pesquisa Ipespe/BOM DIA revela favoritismo da petista para o Senado

 

A ex-prefeita Marta Suplicy (PT) lidera a pesquisa de intenção de voto dos paulistas ao Senado realizada pelo Ipespe a pedido do BOM DIA. Se a eleição fosse hoje, 38% dos paulistas disseram que votariam na petista como primeira ou segunda escolha, uma vez que, neste ano, serão eleitos dois senadores.

 

Segundo o sociólogo Antonio Lavareda, do Ipespe, a preferência dos eleitores por Marta demonstra favoritismo da petista na disputa, mas ainda não é possível afirmar que a eleição está garantida uma vez que a campanha ainda não começou. Para Lavareda, é arriscado apostar na vitória de qualquer um dos candidatos ao Senado, principalmente porque a disputa pela segunda vaga está concorrida.

 

Estão empatados em segundo lugar o vereador Netinho de Paula (PC do B) e o ex-governador Orestes Quércia (PMDB), com 17% do eleitorado cada um. O senador Romeu Tuma (PTB), que tenta a reeleição, atingiu 16% das intenções de voto e está em empate técnico na vice-liderança. A margem de erro da pesquisa é de 3,2 pontos percentuais para mais ou para menos.

 

O vereador Gabriel Chalita (PSB), que ainda não assumiu oficialmente a candidatura ao Senado, tem 9% das intenções de voto, seguido pela ex-vereadora Soninha Francine (PPS), com 8%, e o ex-ministro da Justiça Aloysio Nunes Ferreira (PSDB), com 6%. O empresário Ricardo Young (PV) foi citado por 1% dos eleitores. A candidatura de Soninha aguarda uma consulta do PPS ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral), uma vez que o partido faz parte de uma coligação que já apontou os dois candidatos para a vaga.

 

Mas a eleição para o Senado em São Paulo está longe de estar definida. Segundo a pesquisa, 59% dos entrevistados disseram que não sabem em quem vão votar e 29% votariam em branco ou anulariam o voto.

 

Neste ano, estão em jogo duas vagas: a de Tuma e a de Aloizio Mercadante (PT), que vai disputar o governo do Estado. O terceiro senador por São Paulo, Eduardo Suplicy (PT), fica no cargo até 2014.

A pesquisa Ipespe/BOM DIA aponta vantagem de Marta tanto na primeira opção do eleitor quanto na segunda. A petista é escolhida por 29% dos eleitores e, como segunda opção, por 10%. O ex-governador Orestes Quércia foi lembrado por 10% como primeira opção de voto, seguido por Netinho (9%), Tuma (9%), Chalita (6%), Soninha (4%) e Aloysio (3%). Como segunda escolha, os eleitores citaram Netinho (8%), Tuma (8%), Quércia (6%), Soninha (4%), Aloysio (3%), Chalita (2%) e Young (1%).

 

Por telefone
A pesquisa Ipespe/BOM DIA foi realizada por telefone entre os dias 9 e 11 de junho. Foram entrevistadas 1,6 mil pessoas em 100 municípios do estado de São Paulo -600 entrevistas na Capital e mil em 99 cidades do Interior. A margem de erro é de 3,2% para mais ou para menos. A pesquisa foi registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob o número 15195/2010 e no TRE-SP (Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo) com número 35974/2010. Segundo o sociólogo Rodrigo Queiroz, responsável pelo levantamento, as entrevistas por telefone proporcionam maior rapidez na realização das entrevistas e na tabulação dos dados.

 

 

Fonte: Rede bom dia

+ sobre o tema

Luana Tolentino: Martinho da Vila, o PT e eu

por Luana Tolentino Sem sombra de dúvidas, o samba...

Programa de trainee da Magazine Luiza para negros causa polêmica

A decisão da Magazine Luiza em colocar apenas negros...

Governador do Texas diz que Obama leva a América em direção ao socialismo

Na manchete do Drudge Report, ontem, "Governador do Texas...

A herança de FHC

A avaliação de seus mandatos captada em pesquisas explica...

para lembrar

O cidadão de bem, a chacina de Campinas e a morte de Luiz Carlos Ruas

Na obra “Como conversar com um fascista”, Márcia Tiburi,...

Cidinha da Silva em Porto Alegre!

Cidinha da Silva em Porto Alegre

Fim da saída temporária apenas favorece facções

Relatado por Flávio Bolsonaro (PL-RJ), o Senado Federal aprovou projeto de lei que põe fim à saída temporária de presos em datas comemorativas. O líder do governo na Casa, Jaques Wagner (PT-BA),...

Morre o político Luiz Alberto, sem ver o PT priorizar o combate ao racismo

Morreu na manhã desta quarta (13) o ex-deputado federal Luiz Alberto (PT-BA), 70. Ele teve um infarto. Passou mal na madrugada e chegou a ser...

Equidade só na rampa

Quando o secretário-executivo do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Cappelli, perguntou "quem indica o procurador-geral da República? (...) O povo, através do seu...
-+=