Marta Suplicy sai em 1º; três embolam em segundo

Por: Regiane Soares von Atzingen

 

Pesquisa Ipespe/BOM DIA revela favoritismo da petista para o Senado

 

A ex-prefeita Marta Suplicy (PT) lidera a pesquisa de intenção de voto dos paulistas ao Senado realizada pelo Ipespe a pedido do BOM DIA. Se a eleição fosse hoje, 38% dos paulistas disseram que votariam na petista como primeira ou segunda escolha, uma vez que, neste ano, serão eleitos dois senadores.

 

Segundo o sociólogo Antonio Lavareda, do Ipespe, a preferência dos eleitores por Marta demonstra favoritismo da petista na disputa, mas ainda não é possível afirmar que a eleição está garantida uma vez que a campanha ainda não começou. Para Lavareda, é arriscado apostar na vitória de qualquer um dos candidatos ao Senado, principalmente porque a disputa pela segunda vaga está concorrida.

 

Estão empatados em segundo lugar o vereador Netinho de Paula (PC do B) e o ex-governador Orestes Quércia (PMDB), com 17% do eleitorado cada um. O senador Romeu Tuma (PTB), que tenta a reeleição, atingiu 16% das intenções de voto e está em empate técnico na vice-liderança. A margem de erro da pesquisa é de 3,2 pontos percentuais para mais ou para menos.

 

O vereador Gabriel Chalita (PSB), que ainda não assumiu oficialmente a candidatura ao Senado, tem 9% das intenções de voto, seguido pela ex-vereadora Soninha Francine (PPS), com 8%, e o ex-ministro da Justiça Aloysio Nunes Ferreira (PSDB), com 6%. O empresário Ricardo Young (PV) foi citado por 1% dos eleitores. A candidatura de Soninha aguarda uma consulta do PPS ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral), uma vez que o partido faz parte de uma coligação que já apontou os dois candidatos para a vaga.

 

Mas a eleição para o Senado em São Paulo está longe de estar definida. Segundo a pesquisa, 59% dos entrevistados disseram que não sabem em quem vão votar e 29% votariam em branco ou anulariam o voto.

 

Neste ano, estão em jogo duas vagas: a de Tuma e a de Aloizio Mercadante (PT), que vai disputar o governo do Estado. O terceiro senador por São Paulo, Eduardo Suplicy (PT), fica no cargo até 2014.

A pesquisa Ipespe/BOM DIA aponta vantagem de Marta tanto na primeira opção do eleitor quanto na segunda. A petista é escolhida por 29% dos eleitores e, como segunda opção, por 10%. O ex-governador Orestes Quércia foi lembrado por 10% como primeira opção de voto, seguido por Netinho (9%), Tuma (9%), Chalita (6%), Soninha (4%) e Aloysio (3%). Como segunda escolha, os eleitores citaram Netinho (8%), Tuma (8%), Quércia (6%), Soninha (4%), Aloysio (3%), Chalita (2%) e Young (1%).

 

Por telefone
A pesquisa Ipespe/BOM DIA foi realizada por telefone entre os dias 9 e 11 de junho. Foram entrevistadas 1,6 mil pessoas em 100 municípios do estado de São Paulo -600 entrevistas na Capital e mil em 99 cidades do Interior. A margem de erro é de 3,2% para mais ou para menos. A pesquisa foi registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob o número 15195/2010 e no TRE-SP (Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo) com número 35974/2010. Segundo o sociólogo Rodrigo Queiroz, responsável pelo levantamento, as entrevistas por telefone proporcionam maior rapidez na realização das entrevistas e na tabulação dos dados.

 

 

Fonte: Rede bom dia

+ sobre o tema

Que escriba sou eu?

Tenho uma amiga que afirma que a gente só prova...

Em carta a Dilma, MPL lembra de índios e pede diálogo com movimentos sociais

Convidado para reunião com a presidenta, Passe Livre pediu...

Movimento negro cobra auxílio emergencial de R$ 600 e vacina para todos pelo SUS

Nesta quinta feira (18), a Coalizão Negra por Direitos,...

para lembrar

UnB adia início das aulas por causa de nova gripe

Fonte: Globo.com Começo do semestre, previsto para o próximo dia...

Lilia Moritz Schwarcz: “O Brasil pratica uma política de eufemismos”

A antropóloga é coautora do livro "Brasil: Uma Biografia" Por Itamar...

Governo lança plano de combate ao crack, investimentos chegam a R$ 4 bilhões

O governo federal lançou nesta quarta-feira um conjunto de...

Hillary Clinton exorta Africanos a seguir exemplo de Cabo Verde

Fonte: Panapress - Praia, Cabo Verde (PANA) - A...

Fim da saída temporária apenas favorece facções

Relatado por Flávio Bolsonaro (PL-RJ), o Senado Federal aprovou projeto de lei que põe fim à saída temporária de presos em datas comemorativas. O líder do governo na Casa, Jaques Wagner (PT-BA),...

Morre o político Luiz Alberto, sem ver o PT priorizar o combate ao racismo

Morreu na manhã desta quarta (13) o ex-deputado federal Luiz Alberto (PT-BA), 70. Ele teve um infarto. Passou mal na madrugada e chegou a ser...

Equidade só na rampa

Quando o secretário-executivo do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Cappelli, perguntou "quem indica o procurador-geral da República? (...) O povo, através do seu...
-+=