Marta ultrapassa Klose e se torna a maior artilheira da história das Copas

É rainha que chama, né?

no HuffPost

QUALITY SPORT IMAGES VIA GETTY IMAGES

A atacante Marta Silva, aos 33 anos, já foi eleita seis vezes a melhor jogadora de futebol do mundo e agora, alcançou mais um recorde em sua carreira. Em jogo contra a Itália, nesta terça-feira (18), na Copa do Mundo de Futebol feminino, ela se tornou a maior artilheira da história das Copas.

Com 17 gols marcados no Mundial, Marta superou a marca do atacante alemão Miroslav Klose. Na partida anterior, contra a Austrália, a craque brasileira havia igualado a marca do alemão, quando completou 16 gols.

Também na partida contra a Austrália, ela já havia quebrado outra marca nesta edição do campeonato: se tornou a primeira jogadora, entre homens e mulheres, a marcar em cinco edições diferentes de Copa do Mundo.

Contra a Itália, Marta fez uma atuação discreta até os 28 minutos da etapa final, quando Debinha sofreu um pênalti. Foi então que a camisa 10 da seleção entrou para a cobrança e marcou o gol que garantiu a ida às oitavas de final.

No jogo de hoje o Brasil precisava apenas de um empate contra o time europeu. Mas a vitória contra a Itália garantiu pontuação vantajosa para a seleção nesta próxima fase e pode definir futuros adversários.

Marta alcançou mais essa marca usando novamente sua chuteira simbólica da campanha “Go Equal”, exibindo símbolo a favor da igualdade de gênero no esporte e sem nenhum patrocínio.

Na partida de hoje, a atacante também usou um batom roxo como forma de protesto. Atualmente, a jogadora está nas campanhas publicitárias da Avon, marca internacional de produtos de beleza.

Apesar de ter sido eleita melhor do mundo pela sexta vez em 2018, Marta não acertou contrato de patrocínio com fornecedoras de materiais esportivos por considerar que os valores oferecidos eram desproporcionais ao seu título ― levando em conta o que é pago a atletas do sexo masculino na modalidade.

Em entrevista coletiva pós-jogo, a craque brasileira dedicou o novo recorde a todas as mulheres. “Quebrar recordes é algo que acontece naturalmente quando se dedica, faz trabalho com amor”, disse, ao pontuar que estava esperando por esse momento e que estava feliz por ele.

“Digo que a gente está quebrando muitas barreiras, e esse recorde representa bastante, porque não é só a jogadora Marta, mas as mulheres, num esporte que ainda é masculino pra muitos, temos uma mulher como a maior artilheira das Copas”, pontuou. ”É para todas elas”, disse a camisa 10.

+ sobre o tema

O que aconteceu 6 meses após a decisão do STF que criminalizou a LGBTfobia?

"As delegacias não estão preparadas para receber a população...

“Mulheres ricas e escolarizadas também apanham”, diz promotora

A promotora Maria Gabriela Prado Manssur usa o Instagram...

Anne Quiangala, que não tem medo de dizer que é ‘ok ser mulher, negra e nerd’

"Se você coloca ‘nerd’ no Google a imagem não...

Marcha das Mulheres Negras de SP 2019

No dia 25 de Julho, a partir das 17h30,...

para lembrar

Justiça usa educação para reduzir machismo e violência doméstica

Juízes e promotores já não esperam reduzir a violência...

Mulheres negras são mais afetadas pela falta de saneamento básico no Brasil, diz estudo

A empresa brasileira de saneamento básico BRK Ambiental lançou...

Seis mil acarajés serão distribuídos de graça em Salvador; saiba onde

Ação acontecerá no dia 28 de julho Do Correio 24...
spot_imgspot_img

Sueli Carneiro analisa as raízes do racismo estrutural em aula aberta na FEA-USP

Na tarde da última quarta-feira (18), a Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária da Universidade de São Paulo (FEA-USP) foi palco de uma...

O combate ao racismo e o papel das mulheres negras

No dia 21 de março de 1960, cerca de 20 mil pessoas negras se encontraram no bairro de Sharpeville, em Joanesburgo, África do Sul,...

Ativistas do mundo participam do Lançamento do Comitê Global da Marcha das Mulheres Negras por Reparação e Bem Viver

As mulheres negras do Brasil estão se organizando e fortalecendo alianças internacionais para a realização da Marcha das Mulheres Negras por Reparação e Bem...
-+=