Marta ultrapassa Klose e se torna a maior artilheira da história das Copas

É rainha que chama, né?

no HuffPost

QUALITY SPORT IMAGES VIA GETTY IMAGES

A atacante Marta Silva, aos 33 anos, já foi eleita seis vezes a melhor jogadora de futebol do mundo e agora, alcançou mais um recorde em sua carreira. Em jogo contra a Itália, nesta terça-feira (18), na Copa do Mundo de Futebol feminino, ela se tornou a maior artilheira da história das Copas.

Com 17 gols marcados no Mundial, Marta superou a marca do atacante alemão Miroslav Klose. Na partida anterior, contra a Austrália, a craque brasileira havia igualado a marca do alemão, quando completou 16 gols.

Também na partida contra a Austrália, ela já havia quebrado outra marca nesta edição do campeonato: se tornou a primeira jogadora, entre homens e mulheres, a marcar em cinco edições diferentes de Copa do Mundo.

Contra a Itália, Marta fez uma atuação discreta até os 28 minutos da etapa final, quando Debinha sofreu um pênalti. Foi então que a camisa 10 da seleção entrou para a cobrança e marcou o gol que garantiu a ida às oitavas de final.

No jogo de hoje o Brasil precisava apenas de um empate contra o time europeu. Mas a vitória contra a Itália garantiu pontuação vantajosa para a seleção nesta próxima fase e pode definir futuros adversários.

Marta alcançou mais essa marca usando novamente sua chuteira simbólica da campanha “Go Equal”, exibindo símbolo a favor da igualdade de gênero no esporte e sem nenhum patrocínio.

Na partida de hoje, a atacante também usou um batom roxo como forma de protesto. Atualmente, a jogadora está nas campanhas publicitárias da Avon, marca internacional de produtos de beleza.

Apesar de ter sido eleita melhor do mundo pela sexta vez em 2018, Marta não acertou contrato de patrocínio com fornecedoras de materiais esportivos por considerar que os valores oferecidos eram desproporcionais ao seu título ― levando em conta o que é pago a atletas do sexo masculino na modalidade.

Em entrevista coletiva pós-jogo, a craque brasileira dedicou o novo recorde a todas as mulheres. “Quebrar recordes é algo que acontece naturalmente quando se dedica, faz trabalho com amor”, disse, ao pontuar que estava esperando por esse momento e que estava feliz por ele.

“Digo que a gente está quebrando muitas barreiras, e esse recorde representa bastante, porque não é só a jogadora Marta, mas as mulheres, num esporte que ainda é masculino pra muitos, temos uma mulher como a maior artilheira das Copas”, pontuou. ”É para todas elas”, disse a camisa 10.

+ sobre o tema

O feminismo chegou ao mundo da moda?

"Todos devíamos ser feministas”. Se há uns dias me...

Dez passos para combater o nosso machismo ridículo.Por Leonardo Sakamoto

Passei tanto tempo tentando explicar a um grupo de...

Pai de Malala critica patriarcado e exalta o feminismo em pronunciamento inspirador

Ziauddin Yousafzai ainda falou da importância de criar os...

para lembrar

Os privilégios de ser uma mulher branca

Nestes dois anos de muita pesquisa, nunca tivemos tanta...

Discurso da Ministra Eleonora Menicucci no plenario da CRPD

Confiram o discurso da Ministra Eleonora Meniccuci da...

A potência de Adelir – Por: ELIANE BRUM

Que dogmas tão profundos a gestante de Torres feriu...

Ator revela homossexualidade e recusa participação em festival de cinema na Rússia

Wentworth Miller, protagonista da série Prison Break, declarou que...
spot_imgspot_img

Jamaicano de 16 anos bate recorde de Bolt que durava desde 2002

A Jamaica tem uma nova promessa no atletismo. O jovem Nickecoy Bramwell, de 16 anos, quebrou um recorde de Usain Bolt que durava desde...

O atraso do atraso

A semana apenas começava, quando a boa-nova vinda do outro lado do Atlântico se espalhou. A França, em votação maiúscula no Parlamento (780 votos em...

Kobe, homenageado com estátua, continua a exercer grande influência na NBA

O Los Angeles Lakers escolheu o dia 8/2/24 para inaugurar a estátua de Kobe Bryant à frente de seu ginásio. A data tem referências...
-+=