‘Marte Um’ é escolhido para representar o Brasil no Oscar 2023

Enviado por / FonteDa Folha de S. Paulo

Longa sobre menino negro que sonha virar astronauta vai disputar categoria de melhor filme internacional

O filme “Marte Um”, do mineiro Gabriel Martins, foi escolhido para representar o Brasil na disputa pelo Oscar 2023 na categoria de melhor filme internacional.

A Academia Brasileira de Cinema e Artes Audiovisuais, responsável pela seleção, chegou à decisão na manhã desta segunda-feira. O longa-metragem concorria com “A Mãe”, “A Viagem de Pedro”, “Carvão”, “Pacificado” e “Paloma”.

Exibido no Festival de Sundance e premiado em Gramado, “Marte Um” conta a história de um menino negro no interior de Minas Gerais, cujo pai trabalha como porteiro e a mãe como doméstica, que cultiva o sonho de virar astronauta da Nasa.

A narrativa começa com a eleição de 2018 e segue, no subtexto, os anos de Jair Bolsonaro no poder, refletindo sobre as possibilidades de futuro para o Brasil.

O longa é a estreia na direção de Martins, cineasta negro ligado à produtora mineira Filmes de Plástico, uma das mais artisticamente relevantes do país hoje, responsável por obras como “Temporada” e “No Coração do Mundo”.

O Oscar, que acontece em março e tem os finalistas anunciados em fevereiro, recebe apenas uma indicação de cada país não anglófono para brigar na categoria de filme internacional.

No ano passado, o escolhido foi “Deserto Particular”, de Aly Muritiba, que seguiu uma longa história de esnobadas no Brasil na categoria —a última vez que o país apareceu na lista foi com “Central do Brasil”, em 1999.

O cinema brasileiro, contudo, já deu as caras em outras categorias, como melhor direção, com “Cidade de Deus”, melhor animação, com “O Menino e o Mundo”, e melhor documentário, com “Democracia em Vertigem”.

Leia também:

Marte Um: Nossa Negritude Reluzindo Cinema

+ sobre o tema

Carnaval Salvador 2012 BA – Bloco Ilê Aiyê com Arlindo Cruz

O próximo sábado (28) vai ser marcado pela Noite...

21 de Março – Toda beleza veio para ficar!

Para comemorar o  21 de Março - Dia Internacional...

Brasileira eleita miss Italia nel Mondo incentiva misses negras: “Nunca desistam!”

Silvia Novais, 25, é uma miss vitoriosa: foi miss...

Akim Camara um virtuose do violino na Holanda

O Maestro Andre Rieu apresentou Akim Camara um violinista...

para lembrar

Capa de edição especial da Vanity Fair tem apenas mulheres

Da esq. para a dir., em sentido horário: Jane...

Oscar: o pedido de desculpas da Academia de Hollywood a atriz indígena após 50 anos de discurso por Marlon Brando

A organização responsável pela premiação do Oscar pediu desculpas...
spot_imgspot_img

A Sombra do Sonho de Clarice

O longa-metragem convidado para ser exibido no Lanterna Mágica no dia 21 de março foi O Sonho de Clarice, de Fernando Gutierrez e Guto...

Quando  Orí Protagoniza Uma Sessão de Animação

Um dos destaques da programação da sexta edição do Lanterna Mágica, festival de cinema de animação que acontece entre os dias 19 e 24...

Don Cheadle explica por que ele não gosta tanto do Oscar

Don Cheadle foi indicado ao Oscar de Melhor Ator em 2005 por “Hotel Ruanda”, mas ele não está muito interessado em comparecer à cerimônia. “Você...
-+=