Martin Luther King: 50 anos e Geledés – Instituto da Mulher Negra: 30 anos: Exemplos de coragem, inteligência e generosidade na luta contra o racismo

Artigo produzido por Redação de Geledés

Martin Luther King, ativista norte-americano, lutou corajosamente contra a discriminação racial e tornou-se um dos mais importantes líderes dos movimentos pelos direitos civis dos negros nos Estados Unidos, tendo recebido o Prêmio Nobel da Paz em 1964. Quatro anos depois, no dia 04 de abril de 1968, foi assassinado em Memphis, Tennessee, Estados Unidos. Seus ideais e seus sonhos, no entanto, permanecem cada vez mais vivos e inspiram todos aqueles que acreditam e lutam para que prevaleça a justiça e a igualdade de direitos e oportunidades entre todos os seres humanos.

Vinte e quatro anos depois, no dia 30 de abril de 1988, foi fundado em São Paulo o Geledès – Instituto da Mulher Negra. “Trata-se de uma organização da sociedade civil que se posiciona em defesa de mulheres e negros por entender que esses dois segmentos sociais padecem de desvantagens e discriminações no acesso às oportunidades sociais em função do racismo e do sexismo vigentes na sociedade brasileira”. Nesses trinta anos de existência são inúmeros os Prêmios, Diplomas e Menções Honrosas, que atestam a competência e a ética de toda a equipe.

Sinto-me muito honrada e agradecida por estar associada ao Geledés, que tive o privilégio de conhecer ainda nos anos 90.  Assim que cheguei fui generosamente recebida e com todas elas, particularmente com Sueli Carneiro, uma mulher admirável, generosa e inspiradora, tenho aprendido diariamente a importância de pautarmos as nossas ações pela coerência, inteligência e compaixão.

Quero manifestar, mais uma vez, a minha gratidão e reconhecimento. Parabéns pelos 30 anos!

E espero que possamos estar juntas nas comemorações dos 40 anos, 50, 60…

Sabemos que a luta contra o racismo é grandiosa e não se limita as fronteiras nacionais. As populações negras sofrem prejuízos e são vítimas de discriminação e violência em diversos países, segundo pesquisa realizada pelas Organizações das Nações Unidas. Por isso, a Assembleia Geral da ONU proclamou o período entre 2015 e 2024 como a Década Internacional de Afrodescendentes (resolução 68/237) com o objetivo de reforçar a cooperação nacional, regional e internacional para garantir os direitos econômicos, sociais, culturais, civis e políticos dos afrodescendentes.

Com o objetivo de contribuir para este grande desafio proposto pela ONU, tenho organizado e coordenado Encontros e Palestras referentes a Década Internacional de Afrodescendentes no Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo, onde ingressei como Membro Titular em 2016 e recentemente tomei posse como Diretora Cultural. Para o próximo Encontro, em data a ser confirmada e divulgada, teremos a presença da ilustre e querida Profa. Dra. Eunice Prudente, que com a gentileza e elegância que lhe é peculiar, prontamente aceitou o meu convite. Em breve divulgaremos a data deste que será o VI Encontro da Década Internacional de Afrodescendentes no IHGSP.

 

Antonia Cezerilo Quintão
Docente da Universidade Presbiteriana Mackenzie
Diretora Cultural do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo – IHGSP

** Este artigo é de autoria de colaboradores ou articulistas do PORTAL GELEDÉS e não representa ideias ou opiniões do veículo. Portal Geledés oferece espaço para vozes diversas da esfera pública, garantindo assim a pluralidade do debate na sociedade.

+ sobre o tema

para lembrar

Sobre negros, Era de Aquário e representações

Este texto nasceu de uma série de conexões. Estava...

O planeta das “negritas de 25 de mayo”

Moro na Argentina não sei faz quanto tempo em...

Fábrica de Cultura Capão Redondo recebe show do Rapper Projota

No dia 18 de janeiro, às 16h, a Fábrica...

Confissões de um cotista

Desde que o Brasil é Brasil – e a...

Refletindo sobre a Cidadania em um Estado de Direitos Abusivos

Em um momento em que nos vemos confrontados com atos de violência policial  e  não punição, como nos recentes casos de abuso de poder...

Primeira fase da Unicamp aborda ChatGPT, ‘Guardiões da Galáxia’ e racismo com textos de Sueli Carneiro e Luther King

Inteligência artificial, racismo, reflexo da colonização nos indígenas, música brasileira sob o regime militar, testes em animais e uso de anabolizantes estiveram entre os...

O sonho de Martin Luther King continua a ecoar indignação 60 anos depois

"Eu digo a você hoje, meus amigos, que embora nós enfrentemos as dificuldades de hoje e amanhã, eu ainda tenho um sonho. É um...
-+=