Martinha do Coco lança o CD “Rodas Griô”

A festa acontece no dia 9 de novembro, na Praça Central do Paranoá

Enviado para o Portal Geledés 

 

Foto: Léo Pacheco

Mestra Martinha do Coco faz do Paranoá um palco da cultura popular, em novembro, mês de comemoração da consciência negra. A celebração será mais especial com o lançamento do seu primeiro CD, resultado do projeto “Rodas Griô com Martinha do Coco”, que contou com a participação de 50 crianças de escolas do Paranoá e do Itapoã.

Além da banda que acompanha Martinha do Coco há mais de 10 anos, o CD conta com a participação Nãnan Matos, Lirys Guimarães e Chiquinho Lopes. Todas as músicas são de autoria de Mestra Martinha, como Coco do Cerrado, sendo que a música Ciranda Ancestral é uma composição inédita para esse CD.

Essa realização só foi possível com o patrocínio da Petrobrás por meio do 4º Edital do Prêmio Nacional de Expressões Culturais Afro-brasileiras, realizado pelo Centro de Apoio ao Desenvolvimento Osvaldo dos Santos Neves (CADON), em parceira com o Ministério da Cultura do Governo Federal e a Fundação Cultural Palmares.

O lançamento oficial do CD será na Praça Central do Paranoá, dia 9 de novembro, a partir das 16h. A programação musical dessa grande festa é formada por:

16h – Martinha do Coco no show de lançamento do CD “Rodas Griô” com participação das crianças.

18h – Seu Estrelo e o Fuá do Terreiro

19h – Porta do Mundo

20h –  Tambor de Crioula Lua Nova

Martinha do Coco

Marta Leonardo ou Martinha do Coco é artista moradora do Paranoá há 30 anos. Nasceu em Pernambuco, de onde migrou com sua família para a antiga Vila do Paranoá aos 17 anos de idade. Iniciou sua carreira artística cantando samba de coco no grupo de percussão no Paranoá e desenvolveu um trabalho autoral que mescla as influências culturais da terra onde nasceu e cresceu, como os ritmos coco, maracatu e ciranda, a elementos da cultura local e da sua vivência na vida no Cerrado. Apresentou-se com suas composições cantando com vários grupos percussivos da cidade durante mais de dez anos. Em 2013, Martinha do Coco recebeu do Ministério da Cultura o título de Mestra da Cultura Popular e em 2017 o prêmio de Mestra da Cultura Afro Brasileira pela Secretaria de Cultura do Distrito Federal.

Serviço

Lançamento do CD “Rodas Griô”, de Martinha do Coco

Dia 9 de novembro, às 16h, na Praça Central do Paranoá (ao lado da sede da Administração do Paranoá). Entrada franca. Classificação indicativa livre.

+ sobre o tema

Eto’o chega à Rússia garantindo que não escolheu o Anzhi por dinheiro

Atacante, que deixará de vestir a camisa 9 por...

Escrita Feminina Negra

A pesquisadora Cristian Sales apresenta-nos em sua dissertação intitulada Composições e recomposições:...

Anderson Silva inaugura projeto no Corinthians e cogita academia em nova arena

Por: DANILO VITAL   Anderson Silva consolidou ainda mais sua relação...

para lembrar

Mascaradas de abertura – Gelede

Em muitos locais as cerimônias de abertura de Ęfę...

Benedicto Lopes, negro, brasileiro, piloto de carro

O Documento Especial deste mês refere-se a um fato que...

Centenário de Carolina Maria de Jesus

por Laura Macedo Carolina Maria de Jesus * 14/3/1914 - Sacramento...

Salif Keita, uma lenda do Mali, será atração do Mimo

Salif Keita é um nó do destino, uma vingança...
spot_imgspot_img

Beyoncé diz que seu novo disco nasceu de experiência de rejeição no country

Beyoncé divulgou nesta terça-feira (19) a capa do seu novo disco "Cowboy Carter", o segundo capítulo de uma coleção que começou com "Renaissance", de...

Alaíde Costa e Ludmilla são exemplos relevantes de mulheres que venceram preconceitos no mundo da música

Hoje, 8 de março, Dia Internacional da Mulher, é dia de saudar Alaíde Costa e Ludmilla, duas cantoras e compositoras brasileiras, ambas cariocas e ambas negras, que venceram...

Aretha Franklin: ícone da música e dos direitos civis que fez história com sua força cultural

Direto de Memphis para o mundo, com seu talento e brilho, a rainha do soul também alcançava o gospel, R&B e o jazz, de...
-+=