Mato Grosso: 75% das vítimas de assassinatos são negras

Dos 952 óbitos violentos registrados no ano passado em Mato Grosso, 714 são referentes aos assassinatos de pessoas negras, ou seja, 75% de pretos e pardos, conforme classifica o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), foram mortos com tiros, facadas e outras agressões.

Os dados, que foram divulgados pelo Instituto Sangari, por meio da pesquisa Mapa da Violência 2012, revelou ainda que entre os anos de 2002 e 2010, as mortes de pessoas negras aumentaram 16%, saltando de 613 óbitos para 714 assassinatos.

Nacionalmente, os dados não são diferentes. Dos 46.932 homicídios registrados no país, 70,8% (33.264) envolveram pessoas negras. Em relação às outras mortes, Mato Grosso contabilizou o assassinato de 238 brancos (25% dos óbitos do ano passado). Se com- parados os dados de homicídios de caucasianos registrados entre 2002 e 2010, as estatísticas mostram uma queda de 25,8%.

De acordo com o professor e pesquisador da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Naldson Ramos, o alto índice de mortes brutais envolvendo negros ainda está relacionado à marginalidade dos diretos sociais. Segundo ele, os pretos e pardos ainda são aqueles que possuem menor acesso à educação, trabalho, saúde e lazer, e acabam ficando às margens da sociedade.

Ramos diz que a relação entre violência e pobreza não é direta, mas um fator acaba complementando o outro. Conforme o estudioso, pesquisas nacionais revelam que 70% da população brasileira que sobrevive nas periferias ainda é parda e preta, e que devido a este fator o acesso às políticas sociais perde para o alto índice da violência.

Para Carlos Alberto Caetano, representante do Conselho Estadual do Negro, os números da violência contra os pretos e pardos é reflexo ainda de uma sociedade racista e que resiste à aplicação de políticas afirmativas. “Não se resolve pobreza e violência com polícia, mas sim com política social”. Segundo Caetano, o

fato de ser uma pessoa negra no país ainda desperta certas atitudes na sociedade. Como exemplo, o membro do movimento destacou as abordagens policiais. Conforme ele, o fato da pessoa ser negra já seria motivo para que revistas sejam realizadas. “A sociedade ainda não amadureceu”.

A Secretaria de Segurança Pública de Mato Grosso (Sesp/MT) informou, por meio da assessoria de imprensa, que o órgão tem desenvolvido ações que compreendem o Plano Estadual de Segurança Pública e que entre as metas estaria a redução dos homicídios no Estado. A Sesp declarou que o número de policiais e de ações ostensivas será intensificado para o próximo ano. Além disso, um fórum estadual já estaria programado para iniciar em março de 2012, com objetivo de discutir políticas voltadas à redução dos assassinatos.

 

Mais sobre o assunto: Mapa da Violência 2012

 

 

Fonte: Só Notícias

+ sobre o tema

Mulheres sambistas lançam livro-disco infantil com protagonista negra

Uma menina de 4 anos, chamada de Flor de...

Poesia: Ela gritou Mu-lamb-boooo!

Eita pombagira que riscaseu ponto no chãoJoga o corpo...

Geledés participa do I Colóquio Iberoamericano sobre política e gestão educacional

O Colóquio constou da programação do XXXI Simpósio Brasileiro...

para lembrar

spot_imgspot_img

Negros são maioria entre presos por tráfico de drogas em rondas policiais, diz Ipea

Nota do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) mostra que negros são mais alvos de prisões por tráfico de drogas em caso flagrantes feitos...

Um guia para entender o Holocausto e por que ele é lembrado em 27 de janeiro

O Holocausto foi um período da história na época da Segunda Guerra Mundial (1939-1945), quando milhões de judeus foram assassinados por serem quem eram. Os assassinatos foram...

Caso Marielle: mandante da morte de vereadora teria foro privilegiado; entenda

O acordo de delação premiada do ex-policial militar Ronnie Lessa, acusado de ser o autor dos disparos contra a vereadora Marielle Franco (PSOL), não ocorreu do dia...
-+=