Maturidade cerebral e a maioridade penal

Investir na promoção de ambientes saudáveis, culturalmente ricos e livres de violência e negligência pode trazer benefícios mais consistentes e duradouros na redução de criminalidade

Por Fernando Mazilli Louzada, da Carta Educação 

Marcelo Camargo/Agência Brasil

A redução da criminalidade é desejo de toda a sociedade. Inúmeras medidas têm sido sugeridas com esse objetivo, incluindo a redução da maioridade penal. É fundamental que a discussão dessa medida – indubitavelmente complexa em diversos aspectos – seja norteada por resultados de pesquisas em diferentes áreas do conhecimento, incluindo a perspectiva das neurociências.

A trajetória de desenvolvimento cerebral é um processo intrincado, influenciado por fatores genéticos e ambientais. O amadurecimento do cérebro só se completa na vida adulta, após os 20 anos de idade. Um dos eventos associados a esse amadurecimento é a aquisição de mielina pelos neurônios: a mielinização. A mielina é fundamental para aumentar a velocidade de transmissão do impulso nervoso e a consequência da sua falta pode ser evidenciada em doenças desmielinizantes, como é o caso da esclerose múltipla.

Quando nascemos, apenas uma parcela dos neurônios do córtex cerebral apresenta-se mielinizada. É o caso de regiões de processamento sensório-motor, por exemplo. Piaget já sabia disso sem se preocupar em olhar para o cérebro. Já em outras áreas, como as pré-frontais, a mielinização ocorre mais tardiamente. Como o próprio nome informa, estão localizadas na região anterior do cérebro e são as que completam por último seu amadurecimento.

Elas são essenciais para o desenvolvimento das funções executivas – aquelas responsáveis pelo controle de nossas ações, tomada de decisão e inibição da impulsividade. Comportamentos socialmente aceitáveis dependem desse amadurecimento e do consequente fortalecimento das conexões entre essas áreas e os sistemas cerebrais de regulação emocional, os quais amadurecem mais precocemente. Em outras palavras, o amadurecimento cerebral permite a “incorporação do futuro” no controle de nossos comportamentos, ou seja, eles passam a ser cada vez mais influenciados por suas consequências futuras.

BJ Casey, professora da Psicologia da Universidade de Yale, nos EUA, é uma das maiores autoridades mundiais no tema desenvolvimento cerebral na adolescência. Resultados de seus estudos mostram que o amadurecimento temporalmente desigual dos sistemas cerebrais gera consequências comportamentais como maior sensibilidade a recompensas, a ameaças e a influências sociais. Por exemplo, adultos, quando submetidos a jogos de simulação que envolvem riscos – como cruzar uma avenida em um sinal amarelo – comportam-se de maneira similar se estiverem sozinhos ou observados pelos pares.

Isso não ocorre com adolescentes. Quando observados pelos pares expõem-se muito mais a riscos, evidenciando a imaturidade dos sistemas cerebrais envolvidos. Essas evidências são compatíveis com dados que mostram o grande número de delitos cometidos em grupos por adolescentes. Além disso, nessa faixa etária, a capacidade cognitiva, já bastante desenvolvida, é mais sensível às influências emocionais, aumentando a probabilidade de tomada de decisões menos adequadas, principalmente aquelas que envolvem a necessidade de autocontrole.

 

O estabelecimento da maioridade penal é uma medida de proteção dos adolescentes em virtude de suas vulnerabilidades. Segundo a professora Casey, evidências recentes mostram que vulnerabilidades semelhantes também estão presentes em jovens adultos – entre 18 e 21 anos – e que essas similaridades deveriam ser levadas em consideração na adoção políticas legais e sociais. Segundo ela, o que deveria ser discutido nos EUA é a possibilidade de aumento – e não redução – da maioridade penal.

A redução da criminalidade em nosso país depende de um amplo conjunto de medidas – não há uma bala de prata. Na perspectiva das neurociências, o conhecimento da importância dos primeiros anos de vida para o desenvolvimento humano sinaliza que o investimento na promoção de ambientes saudáveis, culturalmente ricos e livres de violência e negligência na primeira infância pode trazer benefícios mais consistentes e duradouros na redução de criminalidade. Em um cenário ideal, a discussão da redução da maioridade penal perderia seu sentido.

 

Fernando Mazilli Louzada, doutor em Psicologia (Neurociências e Comportamento) pela Universidade de São Paulo (2000) e pós-doutorado pela Harvard Medical School (2006). Atualmente é Professor Associado do Departamento de Fisiologia da Universidade Federal do Paraná.

+ sobre o tema

Que escriba sou eu?

Tenho uma amiga que afirma que a gente só prova...

Oxfam: Brasil é um caso de sucesso na redução da desigualdade

Sugerido por robson_lopes Trechos dos artigos: Felizmente, a...

Vox/Band/iG: Dilma cai de 56% para 54%

Candidata petista varia para baixo pela primeira vez dentro...

para lembrar

LITERATURA: 5º FAN 2009

OMO-OBA: HISTÓRIAS DE PRINCESAS Kiusam Oliveira OS NOVES...

A fé utilizada como mercado

“Será razoável o Brasil gastar com aposentadorias o mesmo...

Combate à desigualdade exige mudanças estruturais

Oxalá em 2012 haja maior participação popular nas mobilizações...

Produção de Madonna cancela encontro com AfroReggae, diz coordenador

Fonte: Folha OnLine-O coordenador da ONG AfroReggae, José Júnior,...

Fim da saída temporária apenas favorece facções

Relatado por Flávio Bolsonaro (PL-RJ), o Senado Federal aprovou projeto de lei que põe fim à saída temporária de presos em datas comemorativas. O líder do governo na Casa, Jaques Wagner (PT-BA),...

Morre o político Luiz Alberto, sem ver o PT priorizar o combate ao racismo

Morreu na manhã desta quarta (13) o ex-deputado federal Luiz Alberto (PT-BA), 70. Ele teve um infarto. Passou mal na madrugada e chegou a ser...

Equidade só na rampa

Quando o secretário-executivo do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Cappelli, perguntou "quem indica o procurador-geral da República? (...) O povo, através do seu...
-+=