Mc Soffia: “Sei que a maior arma contra o racismo é o conhecimento”

A rapper de 13 anos fala sobre o lançamento da música “Barbie Black” e a exposição homônima com suas fotos

Por FERNANDA FROZZA, da Glamour 

MC Soffia vai lançar o single Barbie Black (Foto: Brechó Replay)

“Barbie é legal, mas eu prefiro a Makena”. A frase de Mc Soffiafez muitas meninas se identificarem em “Menina Pretinha”, que faz referência ao brinquedo de Lúcia Makena, a pedagoga que se dedica à criação de bonecas de pano inspiradas na cultura africana. Agora, a rapper de 13 anos se prepara para lançar “Barbie Black”, que fala sobre representatividade e igualdade de gênero.

Criada em 1959, a icônica boneca loira, magra, de cabelo liso e olhos azuis sempre teve muitas amizades, mas só ganhou a primeira amiga negra, Christie, nove anos depois. Mesmo assim, ela não era oficialmente uma Barbie – isso só aconteceu em 1980, quando a boneca original teve sua primeira versão com estilo afro.

Sempre que uma menina negra sofre, eu sofro também”

É por causa de situações como essa que desde que começou sua carreira, aos 6 anos, Mc Soffia luta para que todas as crianças negras se aceitem e se identifiquem, seja com um brinquedo ou uma personagem que faz sucesso na novela. “As coisas estão mudando aos poucos, mas a gente ainda tem muito para fazer. Comigo não acontece mais de sofrer bullying na escola, mas sempre que uma menina negra sofre, eu sofro também. Então a gente sempre tem que falar sobre isso. Sei que a maior arma contra o racismo é o conhecimento”, explica em entrevista para a Glamour.

Empoderada e cheia de atitude, ela conta que a nova música surgiu de uma ideia da mãe, Camila Gomes. “Eu já tinha comparado a Barbie com a Makena, aí minha mãe deu a ideia do tema, Barbie Black, e gostei. Quero falar sobre isso porque acho que preconceito também é assunto de criança”, conta ela, sobre o hit produzido por Boss in Drama, responsável também por “Tombei” e “Farofei” de Karol Conká.

Mc Soffia (Foto: Instagram/Reprodução)

Com essa mesma ideia, ela lider ao projeto Preteenha Rainha, um encontro de crianças adolescentes negras que tem por objetivo promover interação, conhecimento e diálogo. “É um espaço só para meninas. Eu pergunto pra elas e elas vão falando, pergunto sobre machismo, racismo e tudo o que a gente vive. Algumas falam, algumas ouvem…É um espaço para dividir experiências”, conta ela, que programa o terceiro encontro.

Acostumada a inspirar muitas meninas, Soffia conta que também há uma lista de pessoas que a influenciam. E ela pensa duas vezes antes de escolher os artistas que não podem faltar na sua playlist. “Quem eu mais escuto hoje é RihannaNicki MinajPabllo VittarRico Dalasam Karol Conká, que eu tenho vontade de fazer uma parceria. Mas também gostaria de fazer com Ludmilla e, claro, a Beyoncé“.

O lançamento de “Barbie Black”, previsto para acontecer em fevereiro, vai ganhar uma exposição homônima no espaço cultural Aparelha Luzia, em São Paulo, com um ensaio de fotos bem girl power de Mc Soffia, que adianta: “Ser empoderada para mim é lutar para que todo mundo tenha o mesmo espaço”.

Mc Soffia na exposição Barbie Black (Foto: Brechó Replay)

SERVIÇO
Exposição Barbie Black
Onde: 
Aparelha Luzia, São Paulo
Quando: 16 de janeiro, a partir das 17h

+ sobre o tema

Whitney: Documentário abre a caixa de Pandora de uma das cantoras mais emblemáticas

Publicamente, todas as fases da emblemática cantora Whitney Houston foram vividas diante...

Humorista Jordan Peele ganha milhões fazendo filme de terror com protagonistas negros

Jordan Peele, o responsável por “Nós”, filme de terror...

Simonal: Fabrício Boliveira vive a fama e as dificuldades do cantor em primeiro trailer

A cinebiografia do músico chega aos cinemas em agosto. Por Amanda...

para lembrar

MC Soffia fala sobre bullying e racismo na TV

Na abertura da Semana da Criança, o programa Estação...

Cassandra Wilson volta mais próxima do blues

Intérprete de jazz, que diz sentir afinidade com o...

Spike Lee lançará novo documentário sobre Michael Jackson

O disco Bad, um dos mais clássicos de Michael...

Através da minha história, vou ajudar as mulheres negras

Monalysa Alcântara foi eleita Miss Brasil 2017 na noite deste...
spot_imgspot_img

Oprah Winfrey completa 70 anos com um império de R$ 17 bilhões

A apresentadora, empresária e atriz Oprah Winfrey completa 70 anos, nesta segunda-feira, e vive um momento chave na carreira como produtora da nova versão...

Enredo e Samba: Portela vai homenagear as mulheres negras

A Portela vem para o carnaval de 2024 com a missão de abordar o romance da escritora Ana Maria Gonçalves, e vai refazer os...

Juliana Alves: ‘Sempre tive a minha carreira como um instrumento de transformação social’

A trajetória artística de Juliana Alves começou ainda na infância. Aos 4 anos de idade, já fazia aulas de dança e entrou para o teatro aos...
-+=