‘Me desculpe, você é preto’: técnicos reclamam de racismo

Cada vez mais raros no comando de equipes, técnicos negros, como Lula Pereira, enfrentam desemprego e levantam a voz contra suposto racismo no alto escalão do futebol

Por Breiller Pires

 

Pernambucano, Lula Pereira viveu infância pobre em Olinda, embora gravitasse em torno de uma família de boleiros. O pai, ele só “conheceu” aos 15 anos, folheando um exemplar de PLACAR de 1971, em que o progenitor aparecia perfilado com o time do Jequié, da Bahia. Inspirado no tio, um ex-goleiro do Fluminense, Lula vingou como zagueiro. Defendeu Santa Cruz, Sport e Ceará, onde parou de jogar aos 30 anos e ganhou sua primeira oportunidade como treinador.

Antes de a nova carreira decolar, fez estágios no Barcelona, Milan e Ajax. Depois, estamparia 17 clubes no currículo, incluindo o Flamengo. Contudo, seu último trabalho durou menos de um mês. Foi demitido do Ceará após quatro vitórias, um empate e uma derrota. Hoje, aos 56 anos, ele acredita que os 12 meses de ostracismo não estão relacionados à competência, mas sim à cor de sua pele. “Já ouvi de empresários: ‘O pessoal do clube gostou do seu perfil, mas, me desculpe, você é preto'”, conta, sem se resignar com a crueza dos cartolas.

Técnicos negros, de fato, estão à margem da elite do futebol nacional. Apesar de todas as cinco formações da seleção brasileira que venceram a Copa do Mundo contarem com pelo menos cinco jogadores negros, apenas o ex-meia Didi construiu carreira notável como treinador. O cenário permanece estável. Não há um negro no banco dos times que disputam os campeonatos Paulista e Carioca deste ano, os principais estaduais do país. Entre os 40 técnicos que terminaram as séries A e B do último Brasileiro, somente Anderson Silva, do Ceará, era negro. Ele liderou o time como interino nas últimas rodadas da segunda divisão e, ao fim da competição, retornou ao posto de auxiliar.

QUEBRA-GALHO

Era 2009 quando o ex-volante Andrade sagrou-se o primeiro técnico negro campeão brasileiro. Como em outras quatro ocasiões, ele havia assumido provisoriamente o Flamengo, no meio do campeonato. Foi efetivado e levou o rubro-negro ao hexa, mas acabou mandado embora cinco meses depois, com 70% de aproveitamento.

Para Lula Pereira, o negro é visto como “tampão” pelos clubes. “Andrade não foi o escolhido do Flamengo. Foi um acaso, uma solução temporária. Só assim que técnicos negros têm chance.” No caso de Andrade, mesmo após a efetivação e o título, seu salário era quase 20 vezes inferior ao de outros técnicos de ponta, como Vanderlei Luxemburgo. Com breves passagens por Brasiliense, Paysandu e Boavista, ele, que já afirmou ter sido discriminado no ramo, está sem emprego desde maio de 2012.

Situação semelhante à de Cristóvão Borges, que passou de auxiliar a técnico devido ao AVC sofrido por Ricardo Gomes em agosto de 2011. Antes de ser efetivado, no começo do ano passado, ele guiou o Vasco ao vice-campeonato brasileiro e, já em 2012, às quartas de final da Libertadores. Cobrado pela torcida, não resistiu à queda de produção do time e deixou São Januário em setembro. “Quando o Cristóvão saiu do Vasco, eu disse que ele dificilmente conseguiria emprego em outro grande clube brasileiro”, conta Cláudio Adão, ex-técnico de Volta Redonda e CSA-AL.

Sem oportunidades como treinador, Adão virou instrutor de atores que encenam jogadores de futebol na TV e no cinema, apesar de não ter abandonado o desejo de dirigir um clube profissional. “Infelizmente, o negro é tratado como analfabeto no futebol”, diz. A discussão sobre o suposto racismo ainda é tabu nos vestiários. Por meio de sua assessoria, Cristóvão Borges afirmou que não se sente à vontade para falar sobre o tema enquanto estiver desempregado.

chulapa-1376-1

Segundo ele, entretanto, o período sabático é opção própria, pois teria recusado propostas a fim de atualizar conceitos e esperar uma oferta que represente maior projeção. Para Serginho Chulapa, ex-técnico e auxiliar do Santos, a ausência de treinadores negros na elite não é fruto de preconceito. “Existem grandes ex-jogadores negros com capacidade para treinar. Mas falta interesse do negro. Se não se preparar, não vai ter espaço.”

MERCADO SEM NEGRO

De acordo com o último Censo do IBGE, a população brasileira era composta em 2010 por 7,6% de pessoas que se declaram negras e 43,1% pardas. No futebol, o percentual de negros é maior. Em 1996, o Censo PLACAR registrou, entre os 264 jogadores dos 24 clubes da primeira divisão, 79 negros (30%). Atualmente, a maioria deles está aposentada dos gramados. Nenhum, porém, figura no comando de um time de expressão. “A questão do treinador negro é reflexo da nossa sociedade. Tirando o Joaquim Barbosa [presidente do Supremo Tribunal Federal], não há outro negro em evidência tomando decisões no Brasil”, diz o ex-zagueiro Roque Júnior, que pretende iniciar trajetória como técnico. “O futebol reproduz a divisão social do trabalho no país. O viés de preconceito é uma barreira para o negro chegar tanto à direção de uma empresa como de um time”, afirma Luiz Carlos Ribeiro, professor da Universidade Federal do Paraná e mestre em história social do futebol.

Segundo pesquisa de 2011 do Sistema Estadual de Análise de Dados (Seade), somente 9,6% dos executivos em cargos de direção e gerência na região metropolitana de São Paulo eram negros — incluindo pardos. Proporção inferior à de negros, como Roque Júnior e o ex-meia-atacante Paulo Isidoro, que fizeram o curso de formação de treinadores da CBF no ano passado: oito entre 47 alunos (17%). “O negro leva desvantagem no mercado de trabalho por causa da desigualdade social, que influi na falta de qualificação. Na esfera do técnico de futebol, embora a função imponha exigência intelectual, o preconceito é latente, já que a maioria dos técnicos brancos também é composta por ex-jogadores que vieram de camadas pobres da população”, diz Ribeiro. Lula Pereira vai além. “Luxemburgo é negro? Joel Santana? Não. São mulatos. Negro sou eu, Lula Pereira.”

Em sua visão, a dificuldade em se recolocar no mercado é agravada pela escassez de negros na gestão do futebol. “Não temos dirigentes ou presidentes de clubes e federações negros. Assim é impossível romper a segregação e as barreiras que enfrentamos”, diz Lula.

BANCO DE COTAS

Desde 2003, a NFL, liga de futebol americano dos Estados Unidos, adota o sistema de cotas raciais. Pela Regra Rooney, todas as franquias são obrigadas a entrevistar negros para os cargos de técnico e coordenador. Após a adoção da medida, o número de negros dirigindo equipes na NFL dobrou. No entanto, na temporada atual, nenhum afrodescendente foi contratado para as 15 vagas de comando disponíveis, o que tem motivado discussões em torno da necessidade de mudanças na regra.

claudio-adao-1376

No Brasil, a instituição das cotas raciais no futebol ainda não é cogitada pela CBF, mas gera controvérsia. “Em um meio mercantilista e liberal como o futebol, o sistema de cotas seria inócuo e impraticável, não funcionaria”, diz Luiz Carlos Ribeiro. “É impossível obrigar um clube a contratar negros.” Lula Pereira discorda. “Nós, negros, vamos precisar de cotas, através de uma lei federal, como já existe nas universidades, para trabalhar no futebol.”
Por outro lado, há quem conteste que a escolha de profissionais pelos clubes leve — ou deva levar — em conta a cor da pele. “Eu nunca tive problema [com racismo]. Ser técnico é difícil para qualquer pessoa. É uma profissão de muita rotatividade e pouca estabilidade”, afirma o gaúcho Valmir Louruz, técnico com passagens por Internacional e Juventude. Para Serginho Chulapa, a falta de comandantes negros nos clubes de ponta é “uma coincidência. Não existe preconceito, mas sim uma preguiça do negro. O convite não vai chegar em casa. Não adianta fazer movimento. A classe [dos técnicos] é desunida”.

Roque Júnior, por sua vez, defende as cotas como solução paliativa e, sobretudo, uma cultura de inclusão racial. “Na época dos meus pais, os negros tinham baixa autoestima, se sentiam oprimidos e ficavam estagnados. Hoje nos preparamos mais, corremos atrás das oportunidades, mas elas não aparecem. Ainda existe um racismo velado não só no futebol, mas em toda a sociedade.”

Enquanto as cotas não saem da prancheta, os negros seguem sem representantes no topo da pirâmide da bola que possam virar o jogo. “Eu estou à toa em casa, não consigo trabalhar. Cadê o Cristóvão? Cadê o Andrade? É inadmissível que o Brasil, o país da miscigenação, não tenha um negro à frente de um clube grande”, diz Lula Pereira, à espera de propostas que não sejam rebocadas por pedidos de desculpa.

COMANDO NEGRO

Eles alcançaram o topo, mas não a alta patente da profissão

crtistovao-1376

Cristóvão Borges
Após problema de saúde de Ricardo Gomes, assumiu o Vasco e ficou pouco mais de um ano no cargo. Perseguido pela torcida, sofreu até ofensas racistas em São Januário.

gentil-cardoso-1376

Gentil Cardoso
Único negro a dirigir a seleção brasileira, ainda que por somente cinco jogos, em 59, guardou mágoa por não ter trabalhado em nenhuma Copa: “Não fui chamado porque sou preto”.

didi-1376

Didi
Bicampeão mundial como jogador, teve as principais chances na carreira de técnico fora do Brasil. Em 1970, conduziu a seleção peruana às quartas de final da Copa do Mundo.

valmir-louruz-1376

Valmir Louruz
No Juventude, conquistou a Copa do Brasil de 99. Trabalhou no Kuwait e no Japão. “Poucos negros se aventuram, mas nunca tive barreiras como técnico”, diz.

andrade-1376

Andrade
Antes do Brasileiro com o Flamengo em 2009, foi auxiliar de nove técnicos. Segundo Júnior, ex-gerente de futebol do clube, ele sofria preconceito de outros dirigentes.

chulapa-1376
Chulapa
Maior artilheiro da história do São Paulo, esteve à frente do Santos por quatro vezes, sendo duas delas como interino. Auxiliar até 2009, hoje integra o máster do Peixe.

lula-pereira-1376-1

Lula Pereira

Campeão estadual dirigindo o Ceará, do Mineiro, pelo América, do Catarinense, pelo Figueirense, e da série B, pelo União São João, está desempregado há um ano.

felipao-roque-jr-1376

O DEDO DE FELIPÃO

Felipão e Roque Júnior / Crédito: Reprodução
Técnico da seleção apoia incursão de negros no mercado

Quando saiu do Palmeiras, em 2000, e do Cruzeiro, em 2001, Luiz Felipe Scolari indicou Lula Pereira para substituí-lo. Os clubes não o contrataram, mas o Flamengo, em 2002, apostaria no endosso de Felipão, que começou a carreira em 1982 depois de receber o bastão de Valmir Louruz no CSA-AL.

Além de Lula, Scolari chancelou a contratação de César Sampaio como dirigente no Palmeiras e, logo em sua apresentação no retorno à seleção, em novembro do ano passado, fez o filme do pupilo Roque Júnior. “Ele está se preparando e será um ótimo técnico”, disse.

Pentacampeão do mundo com Felipão, o ex-zagueiro tem se dedicado à leitura de livros de tática e a estágios em equipes do Brasil e do exterior, além de já ter feito curso de treinador e um MBA em gestão esportiva. “Felipão me dá forças, é um incentivador. Ele sabe como é difícil um técnico negro ser aproveitado em grandes clubes”, afirma Roque.

“Tenho o objetivo de comandar a seleção. Se a oportunidade aparecer, eu estarei bem preparado.”

ÁFRICA BRANCA

Negros foram minoria na Copa Africana

Das 16 seleções que disputaram a Copa Africana de Nações deste ano, sete foram lideradas por técnicos nascidos no continente. Apenas quatro eram negros, incluindo o campeão pela Nigéria, Stephen Keshi. Desde 1992, um técnico negro não vencia a CAN. “Os [técnicos] brancos vêm à África só por dinheiro. Eles não fazem nada que nós [negros] não possamos fazer”, disse Keshi.

Em 2005, ele classificou Togo para sua primeira Copa do Mundo. Entretanto, perdeu o lugar para o alemão Otto Pfister.

AFRICANOS – 7

Stephen Keshi (Nigéria)

James Kwesi Appiah (Gana)

Sewnet Bishaw (Etiópia)

Ulisses Indalecio Antunes (Cabo Verde)

Sami Trabelsi (Tunísia)

Rachid Taoussi (Marrocos)

Sabri Lamouchi (Costa do Marfim)

ESTRANGEIROS – 9

Gordon Igesund (África do Sul)

Gustavo Ferrin (Angola)

Patrice Carteron (Mali)

Paul Put (Burkina Fasso)

Gernot Rohr (Níger)

Claude Le Roy (Congo)

Hervé Renard (Zâmbia)

Vahid Halilhodzic (Argélia)

Didier Six (Togo)

 

Fonte: Placar

 

 

Saiba Mais:

A história do racismo no futebol brasileiro

A inserção do negro no futebol brasileiro

O FUTEBOL

+ sobre o tema

Mart’nália

Martnália Mendonça Ferreira, conhecida como Mart'nália (Rio de janeiro,...

Marie Selika Williams

Em 1878 o soprano Marie Selika Williams, conhecida...

Culturas Negras, Civilização Brasileira

Gilberto Freire escreveu em algum lugar que o...

Candomblé Ketu: Bibliografia

{gallery}candomble/ketu6{/gallery}     Pesquisa e seleção de imagens:...

para lembrar

Após 23 anos, Ben Johnson denuncia sabotagem em escândalo de doping

  Ben Johnson, o mais célebre vilão da história dos...

Oswaldo Faustino: A Legião Negra – O livro

A Selo Negro Edições e a Livraria Martins Fontes – Paulista promoveu, em...

Indicação de Luiz Alberto para criar Observatório da Copa 2014, contra o racismo, é aprovada

Requerimento que pede a criação do Observatório de Prevenção...

Entrevista : Margareth Menezes

Sempre muito educada e com a simplicidade que lhe...
spot_imgspot_img

Aos ‘parças’, tudo

Daniel Alves da Silva, 40 anos, 126 partidas pela Seleção Brasileira, 42 títulos, duas vezes campeão da Copa América e da Copa das Confederações,...

Mbappé comunica ao PSG que vai sair do clube ao fim do contrato

Mbappé comunicou à diretoria do Paris Saint-Germain que vai deixar o clube ao fim do contrato, o qual se encerra em junho. A informação foi dada...

Costa do Marfim venceu o CAN 2024

Já é conhecido o vencedor da 34ª edição do Campeonato Africano das Nações de futebol: a Costa do Marfim. Primeira parte: vantagem Nigéria A selecção nigeriana, que tinha...
-+=