MEC libera consulta na internet aos locais de prova do Enem 2009

O MEC (Ministério da Educação) divulgou nesta terça-feira (22) os locais de prova do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2009. Os participantes já podem consultar o endereço pela internet. As provas serão aplicadas nos dias 3 e 4 de outubro.

  • Confira seu local de prova aqui

  • O inscrito tem à sua disposição três formas de pesquisa: informando o CPF; o número de acompanhamento ou preenchendo seus dados cadastrais (unidade da federação, nome, data de nascimento e nome da mãe). Em seguida, será possível visualizar e imprimir o local de aplicação do exame. Será possível consultar o endereço até o último dia da realização do exame, 4 de outubro.

    veja matéria completa

     

    Veja matérias relacionadas ao ENEM 2009 neste Portal:

    Saiba tudo sobre o ENEM 2009

    MEC divulga 40 modelos de questões do ENEN 2009

    Simulado ENEM 2009

    NOVO ENEM: Na redação, candidato não deve desrespeitar direitos humanos


     

     

     

     

     

     

    Local de prova do Enem por SMS

     

    Além do sistema de consulta, os mais de 4 milhões de participantes que informaram um número de telefone celular ao se inscrever receberão a partir desta terça-feira (23), o número de inscrição e local de prova por SMS. As mensagens serão enviadas por lotes diários de um milhão de torpedos. Até domingo (27), todos as pessoas que informaram o telefone celular terão recebido as informações via SMS. A iniciativa é inédita e amplia as opções de consulta aos pontos de aplicação da prova.

    Os participantes também receberão o cartão de confirmação de inscrição pelos Correios. O material contém o local onde será realizado o exame, o número de inscrição, a senha de acesso aos resultados individuais e a folha de leitura óptica para as respostas do questionário socioeconômico, e será entregue no endereço indicado no ato da inscrição.

    Os cartões começaram a ser enviados nesta segunda (21), e devem ser entregues até a próxima sexta-feira (25). As escolas públicas e privadas de ensino médio receberão, ainda, a listagem com o nome e local de prova de todos os seus alunos concluintes.

    O inscrito que necessitar de ajuda para identificar o seu local de realização de prova poderá entrar em contato com o Programa Fala Brasil, pelo telefone 0800-616161.

     

    Dia do Exame

     

    O Enem 2009 será aplicado em 1.826 municípios brasileiros, nos dias 3 e 4 de outubro, da seguinte maneira:

  • 3/10 (sábado): das 13h às 17h30 – prova 1: ciências da natureza e suas tecnologias; e ciências humanas e suas tecnologias.
  • 4/10 (domingo): das 13h às 18h30 – prova 2: linguagens, códigos e suas tecnologias e redação; e matemática e suas tecnologias.
  • Os portões de acesso aos locais de prova serão abertos às 12h e fechados às 12h55, horário de Brasília (DF). As provas serão aplicadas às 13h, em todo o território nacional. Os locais de prova serão os mesmos nos dois dias.

    É recomendável que o inscrito compareça ao local de realização da prova com antecedência de uma hora. Será necessário apresentar original ou cópia devidamente autenticada de documento de identificação, cartão de confirmação de inscrição, folha de respostas do questionário socioeconômico, caneta esferográfica de tinta preta, lápis preto nº 2 e borracha macia.

    Enem no vestibular

    O inscrito no Enem terá ainda o direito de participar do vestibular unificado do MEC. Ele poderá optar por cinco cursos em instituições federais e, de acordo com o desempenho, simular a posição na graduação pretendida, em comparação com as notas dos demais concorrentes.

    Além de substituir o processo seletivo pela prova do MEC, as universidades federais puderam optar ainda por outras três formas de adesão ao Enem 2009. São elas: substituir apenas a primeira fase do vestibular; combinar a nota do Enem com a nota do vestibular tradicional (nesta modalidade, a universidade fica livre para decidir um percentual do Enem que será utilizado na média definitiva); usar o Enem como fase única apenas para as vagas ociosas da universidade.

    Matéria original

    + sobre o tema

    Macaé Evaristo manifesta preocupação com exposição excessiva às bets

    Recém-empossada no Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania,...

    Liderança deve ir além das desgastadas divisões da esquerda e da direita

    Muitos líderes preferem o caminho da enganação ao árduo...

    Desigualdade salarial: mulheres ganham 11% a menos no DF, mesmo com lei de equidade em vigor

    A desigualdade salarial entre homens e mulheres no Distrito...

    No Brasil, 4,5 milhões de crianças precisam de uma vaga em creche

    Em todo o país, 4,5 milhões de crianças de...

    para lembrar

    Ativista norte-americana Dorothy Height morre aos 98

      WASHINGTON (Reuters) - A ativista norte-americana de direitos civis...

    Com 359 votos, Câmara aprova PEC 241 em 2º turno

    Câmara dos Deputados aprovou na noite desta terça-feira, 25,...

    O pastor-deputado Feliciano e a Lei 10.639 – Por: Cidinha da Silva

    Eis que o pastor-deputado Marco Feliciano, deputado sabidamente racista,...

    Medvedev diz a Lula que se abriu novo caminho

    Por: CLÓVIS ROSSI O presidente russo, Dmitri Medvedev, disse...

    Nordeste e Norte elegeram mais prefeitas mulheres nos últimos 20 anos

    Mossoró, município de 265 mil habitantes no interior do Rio Grande do Norte, teve prefeitas por cinco vezes desde 2000, a maior marca brasileira entre cidades...

    Candidatos ignoram combate ao racismo em debates em SP, 2ª capital mais desigual do país

    As políticas de combate ao racismo foram praticamente ignoradas até agora nos debates dos candidatos à Prefeitura de São Paulo. Os encontros ficaram marcados por trocas de acusações,...

    Direita invisibiliza mulheres, negros e LGBTI+ em seus planos de governo, dizem especialistas

    Violências, falta de políticas públicas, dificuldade para acessar direitos e preconceitos que aparecem de diversas formas. Mulheres, pessoas negras e a população LGBTI+ enfrentam...
    -+=