MEC oferece cursos presenciais de inglês e francês de graça

O Idiomas Sem Fronteiras atende a estudantes, professores e técnicos administrativos de instituições públicas e particulares.

Por GÊNICA ALEXANDRE, do Blasting News

O Idiomas Sem Fronteiras existe para criar oportunidades, seja por meio do Ciências Sem Fronteiras ou até outros programas voltados para a educação. Em linhas gerais, essa é a chance que os estudantes, professores e profissionais de instituições públicas e privadas têm de melhorar a proficiência em idiomas como inglês e francês, por exemplo.

Essa parceria entre a CAPES e o Ministério da Educação (MEC) resultou em cursos de idiomas presenciais e online. É importante destacar que o programa se divide em duas modalidades, pois o formato Idiomas Sem Fronteiras se encaixa mais para o público citado. Nesse caso, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) não é um quesito obrigatório. No entanto, os participantes desse tipo de teste terão prioridade.

Além dos cursos de francês e inglês (agora faz parte do Idiomas Sem Fronteiras), o objetivo é ampliar essa proposta, trazendo idiomas como alemão, italiano, espanhol, português para estrangeiros, japonês e mandarim para o cronograma.

Já o Inglês Sem Fronteiras é voltado para os participantes do Enem, a partir de 2010, que tenham tirado o mínimo de 600 pontos e estejam matriculados em alguma instituição pública ou privada. A medida também se estende aos alunos da pós-graduação stricto sensu (deve seguir os parâmetros estipulados pela CAPES).

Cadastro

A iniciativa criada em 2014 já deve formar as primeiras turmas. O MEC é o responsável por publicar a inscrição. Em geral, são liberadas cerca de 1500 vagas, que são distribuídas em quase 100 instituições de ensino superior, participantes do programa. O cadastro deve ser preenchido na página oficial, no caso, Idiomas Sem Fronteiras.

Antes disso, é importante que o interessado consulte a disponibilidade de vagas para esses cursos presenciais. O portal é bem didático, por isso não há dificuldades de acessar algum dado ou esclarecer alguma dúvida.

Quem preferir, pode optar pelo curso de inglês online, via My English (MEO). Nesse caso não é preciso esperar pela abertura de inscrição e o resultado de acesso chega no e-mail. De posse desses dados, o candidato já pode dar início às suas atividades. Demais informações podem ser obtidas na página oficial.

 

+ sobre o tema

Preconceito nos livros

O preconceito é uma característica comum dentro na...

Lei torna obrigatória a notificação de casos de bullying no Rio

Os casos de bullying e de violência contra...

Para Haddad, falhas em questões do Enem estarão na ‘taxa de tolerância’

Gabarito oficial do Exame deve ser divulgado nesta terça-feira...

ProUni 2011: Inscrições Começam em 19/01

As inscrições para o Prouni 2011 – Programa...

para lembrar

MEC divulga datas para inscrições no Sisu. Veja as datas

O ministério afirma que haverá três chamadas subsequentes após...

Prazo de matrícula dos aprovados no Sisu termina nesta quinta

O prazo de matrícula dos cerca de 16 mil...

Aluno que fizer reforço de matemática receberá R$ 50 em SP

Estudantes que frequentarem aulas de reforço de matemática em...

Faculdades promovem mudanças por Copa e Olimpíadas

Anderson Dezan, iG Rio, e Marina Morena Costa, iG...
spot_imgspot_img

Aluna ganha prêmio ao investigar racismo na história dos dicionários

Os dicionários nem sempre são ferramentas imparciais e isentas, como imaginado. A estudante do 3º ano do ensino médio Franciele de Souza Meira, de...

Estudo mostra que escolas com mais alunos negros têm piores estruturas

As escolas públicas de educação básica com alunos majoritariamente negros têm piores infraestruturas de ensino comparadas a unidades educacionais com maioria de estudantes brancos....

Educação antirracista é fundamental

A inclusão da história e da cultura afro-brasileira nos currículos das escolas públicas e privadas do país é obrigatória (Lei 10.639) há 21 anos. Uma...
-+=