As novas políticas de inclusão escolar e as famílias

O caso dos beneficiários do Prouni na região Metropolitana de São Paulo

por Márcia Lima enviado para o Portal Geledés

Nas últimas decadas o Brasil passou por profundas transformações que tem contribuido para uma redefinição de seu cenário social.

Dentre elas des­tacam-se a redução do número de pessoas em situação de pobreza e a diminuição das desigualdades sociais. Isso foi possivel graças a mudanças estru­turais de carater demográfico, mas também devido a importantes transformações no âmbito da economia e do mercado de trabalho que propiciaram a retomada do crescimento econômico, a redução das taxas de desemprego, o aumento da formalização dos empregos, bem como a valorização do salário mínimo.

Essas mudanças tem efeitos importantes no campo educacional, uma vez que geram efeitos positivos nas condições socioeconômicas das famllias, aumentando seus recursos para investimento educacional e diminuindo a participayao de crianças e adolescentes no mercado de trabalho – problema marcante na decada de 1990 -ao mesmo tempo em que possibilitam aos adultos que ja estilo no mercado de trabalho o retorno aos estudos, uma vez que, dentre os mais pobres, trabalhar e uma condição essencial para estudar.

Neste cenário inclui-se tambem a cria,ao de políticas de ampliação de aces­so ao Ensino Superior brasileiro com destaque para as Politicas de Ações Afirmativas, definidas, segundo Barbosa (2005: 9), como “um conjunto de políticas de caráter público ou privado que visam atender a grupos específicos com o intuito de corrigir desvantagens em termos sociais, políticas e econômicas oriundas de processos históricos de discriminarao”.

[symple_button url=”http://www.geledes.org.br/wp-content/uploads/2016/02/As-novas-políticas-de-inclusão-escolar-e-as-famílias.pdf” color=”orange” button_target=”_blank”]Leia o PDF – As novas políticas de inclusão escolar e as famílias[/symple_button]

Leia também: Trabalho doméstico no Brasil: afetos desiguais e as interfaces de classe, raça e gênero 

Márcia Lima: Professora do Departamento de Sociologia da USP e pesquisadora do Centro de Estudos da Metrópole do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (CEM-CEBRAP).

** Este artigo é de autoria de colaboradores ou articulistas do PORTAL GELEDÉS e não representa ideias ou opiniões do veículo. Portal Geledés oferece espaço para vozes diversas da esfera pública, garantindo assim a pluralidade do debate na sociedade.

+ sobre o tema

Bolsista do ProUni convida Lula para festa de formatura

A estudante de jornalismo Rita Correa Garrido, de 26...

UNEafro abre inscrições para cursinho

UNEafro abre inscrições para cursinho VAGAS ABERTAS 2017 Você quer ser...

Universitários brasileiros são brancos, moram com os pais e estudam pouco

Pesquisa traçou perfil do estudante que cursa os últimos...

Como a Academia se vale da pobreza, da opressão e da dor para sua masturbação intelectual

Texto originalmente publicado em RaceBaitR como “How Academia Uses...

para lembrar

‘A sociedade precisa reconstruir o imaginário social da mulher negra’, diz Sueli Carneiro

Conselheira de Notório Saber do Conselho Nacional dos Direitos...

Morre a atriz Léa Garcia, aos 90 anos

Morreu nesta terça-feira, aos 90 anos, a atriz Lea...

Obra infanto-juvenil em inglês aborda preconceito racial

Lançamento do livro “The Black Butterfly” (A borboleta Preta), de...

Mulheres negras são maioria entre jovens que não trabalham nem estudam

Os dados completos constam do estudo Juventude, Desigualdade e...
spot_imgspot_img

Refletindo sobre a Cidadania em um Estado de Direitos Abusivos

Em um momento em que nos vemos confrontados com atos de violência policial  e  não punição, como nos recentes casos de abuso de poder...

Educação dos ricos também preocupa

É difícil imaginar o desenvolvimento de uma nação sem a participação ativa dos mais abastados. Aqueles que, por capricho do destino, nasceram em ambientes...

Inclusão não é favor

Inclusão não é favor. Inclusão é direito! Essa é a principal razão pela qual ações voltadas à promoção da equidade racial devem ser respeitadas, defendidas e...
-+=