MEC rejeitou parecer do CNE contra ‘Caçadas de Pedrinho’, acusado de racista – Por: Demétrio Weber

BRASÍLIA – Após rejeitar parecer do Conselho Nacional de Educação (CNE) contrário à distribuição do livro “Caçadas de Pedrinho”, do escritor Monteiro Lobato (1882-1948), acusado de racismo, o Ministério da Educação (MEC) distribuirá a professores da rede pública um manual sobre como lidar com o tema em sala de aula. O texto reconhece a presença de elementos racistas na obra de Lobato, mas argumenta que o preconceito está inserido num contexto histórico e que obras literárias não devem ser sujeitas a censura, cabendo aos professores fazer a mediação.

A Coleção Explorando o Ensino trata de 20 áreas do conhecimento e já está disponível na página da Secretaria de Educação Básica do MEC (www.mec.gov.br). Com 200 páginas, o volume dedicado à língua portuguesa no ensino fundamental destina as últimas 11 páginas à abordagem de preconceitos e estereótipos nas atividades de leitura. Lobato é um dos autores citados.

“Certamente, devemos reconhecer, nessas e outras criações do escritor paulista, reflexos evidentes de uma cultura em que o lugar do negro é subalterno, herdeiro direto de uma ordem escravocrata. Podemos inferir de suas obras, ainda, preconceitos e formas de discriminação facilmente atribuíveis a esse momento de nossa História e à nossa cultura. Entretanto, dizer que os livros infantis de Lobato são preconceituosos e recusá-los ou censurar passagens, em nome do combate ao preconceito, é esquecer que são ficções e que seus personagens e situação formam um mundo à parte”, diz o texto.

O volume faz referência à personagem negra Tia Nastácia. “Não é possível esquecer que a personagem de Nastácia inscreveu definitivamente o negro no imaginário de crianças e adultos de uma cultura letrada e urbana que preferiria ignorá-lo”, diz o texto.

Em outro trecho, afirma que a simples presença de Tia Nastácia na trama do Sítio do Pica-Pau Amarelo seria um elemento contra o preconceito. “Tia Nastácia reflete tanto o preconceito do branco letrado das classes médias urbanas contra o negro de camadas populares quanto uma tentativa de combater esse mesmo preconceito pela via ficcional do protagonismo.”

O MEC devolveu ao conselho o parecer aprovado no ano passado, com pedido de revisão. O conselho ainda não voltou a analisar o texto.

 

 

Fonte: O Globo

+ sobre o tema

A figura do negro em Monteiro Lobato – por Marisa Lajolo

Para Octávio Ianni Resumo Este artigo analisa diferentes e contraditórias representações...

‘Pratica censura quem não quer discutir o racismo em Lobato’

Humberto Adami, membro do Iara, graduado em Direito pela...

Lobato e racismo – Por: Carlos Alberto Medeiros

A discussão avançou tanto que vale a pena recapitular...

Tia Nastácia: o STF julga, dia 15, livro de Monteiro Lobato

O plenário do STF julga agora, dia 15, um...

para lembrar

Faculdades promovem mudanças por Copa e Olimpíadas

Anderson Dezan, iG Rio, e Marina Morena Costa, iG...

MEC pode aplicar outro Enem aos alunos prejudicados

O Ministério da Educação (MEC) poderá aplicar outro Exame...

Enem: resultados sairão nesta sexta-feira

  Os resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem)...

MEC anuncia piso de R$ 1,1 mil para professores

Por: Demétrio Weber BRASÍLIA - O Ministério da...
spot_imgspot_img

Estudo mostra que escolas com mais alunos negros têm piores estruturas

As escolas públicas de educação básica com alunos majoritariamente negros têm piores infraestruturas de ensino comparadas a unidades educacionais com maioria de estudantes brancos....

Educação antirracista é fundamental

A inclusão da história e da cultura afro-brasileira nos currículos das escolas públicas e privadas do país é obrigatória (Lei 10.639) há 21 anos. Uma...

Faculdade de Educação da UFRJ tem primeira mulher negra como diretora

Neste ano, a Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) tem a primeira mulher negra como diretora. A professora Ana...
-+=