Mentor do estupro coletivo de Queimadas é condenado a 108 anos de prisão

Após 19 horas de julgamento, Eduardo dos Santos Pereira foi considerado culpado pelo ato que ficou conhecido como a “Barbárie de Queimadas”

Após 19 horas de julgamento, Eduardo dos Santos Pereira, tido como o mentor do estupro coletivo em Queimadas, que resultou na morte de duas mulheres, foi condenado a 106 anos de prisão.

Santos Pereira foi considerado culpado por dois homicídios, formação de quadrilha, cárcere privado, corrupção de menores, porte ilegal de arma e por cinco estupros. Soma-se a isso a pena de 1 ano e 10 meses de detenção pelo crime de lesão corporal de um dos jovens envolvidos no crime, o que aumenta a sua pena para 108 anos.

A sentença foi lida na manhã desta sexta-feira (26), às 9h, no plenário do 1º Tribunal do Júri de João Pessoa, no Fórum Criminal.

Relembre o caso

O fato aconteceu em Queimadas (PB), no dia 12 de fevereiro de 2012, quando as duas garotas e outras três foram convidadas a participar da festa de aniversário do irmão de Eduardo, Luciano dos Santos. No meio da festa, homens mascarados invadiram e anunciaram o estupro coletivo.

À época, os irmãos disseram à polícia que, durante o aniversário, homens mascarados invadiram o local, estupraram as mulheres e levaram duas como reféns. Michele Domingos foi assassinada a tiros ao lado da igreja da cidade. Isabela Monteiro foi encontrada morta em uma estrada vicinal. A polícia desconfiou, pois, logo depois que os irmãos denunciaram, estavam circulando pela cidade normalmente.

Eduardo Santos Pereira, apontado como mentor do crime, foi preso no velório de Isabela. Depois dele, a polícia prendeu todos os envolvidos: três adolescentes e sete adultos; entre eles, o aniversariante. O que mais chocou a cidade de Queimadas é que todos eram vizinhos, amigos e alguns deles parentes. Segundo a polícia, tudo foi planejado com pelo menos 15 dias de antecedência.

O mentor do estupro coletivo e assassinato das duas mulheres, Eduardo Santos Pereira, está sendo acusado de duplo homicídio qualificado, estupro, porte ilegal de arma, corrupção de menores, formação de quadrilha e cárcere privado.

Os outros seis participantes já foram sentenciados no dia 23 de outubro de 2012, pela juíza Flávia Baptista Rocha, da Comarca de Queimadas: Luciano dos Santos Pereira a 44 anos de prisão; Luan Barbosa Casimiro a 27 anos; Fernando França Silva Junior a 30 anos; Jacó Sousa a 30 anos; José Jardel Souza Araújo a 27 anos; e Diego Domingos a 26 anos e seis meses. Todos estão cumprindo pena em regime fechado no presídio de Segurança Máxima PB1.

 

Fonte: Revista Fórum

+ sobre o tema

Libertar-se do papel de macho-idiota ou ser vetor do sofrimento alheio?

Faz tempo que não sentia tanta vergonha alheia como...

‘Perdemos cada vez mais meninas e jovens’, diz pesquisadora

Jackeline Romio participou da Nairóbi Summit e aponta os...

Sou ateia, mas rezei: Uma história de violência sexual e direito ao aborto

Homens que possuem espaço na mídia foram instigados a...

Por um feminismo de baderna, ira e alarde

Neste 8M, ocuparemos politicamente as ruas e as nossas...

para lembrar

Nicarágua realiza fórum sobre violência contra a mulher

O Parlamento nicaraguense promoverá nesta quinta-feira (24) um fórum...

Chefe bate em funcionária em órgão do Governo de Minas

"Estou com muito medo dele fazer alguma coisa contra...

Feministas protestam no julgamento do New Hit

Esta semana que passou, como muitas de vocês sabem,...

Em Minas Gerais, tornozeleira eletrônica evita que homem volte a atacar mulher

Cintia Sasse A Lei Maria da Penha é admirável não...
spot_imgspot_img

Coisa de mulherzinha

Uma sensação crescente de indignação sobre o significado de ser mulher num país como o nosso tomou conta de mim ao longo de março. No chamado "mês...

Robinho chega à penitenciária de Tremembé (SP) para cumprir pena de 9 anos de prisão por estupro

Robson de Souza, o Robinho, foi transferido para a Penitenciária 2 de Tremembé, no interior de São Paulo, na madrugada desta sexta-feira (22). O ex-jogador foi...

A Justiça tem nome de mulher?

Dez anos. Uma década. Esse foi o tempo que Ana Paula Oliveira esperou para testemunhar o julgamento sobre o assassinato de seu filho, o jovem Johnatha...
-+=