Mentor do estupro coletivo de Queimadas é condenado a 108 anos de prisão

Após 19 horas de julgamento, Eduardo dos Santos Pereira foi considerado culpado pelo ato que ficou conhecido como a “Barbárie de Queimadas”

Após 19 horas de julgamento, Eduardo dos Santos Pereira, tido como o mentor do estupro coletivo em Queimadas, que resultou na morte de duas mulheres, foi condenado a 106 anos de prisão.

Santos Pereira foi considerado culpado por dois homicídios, formação de quadrilha, cárcere privado, corrupção de menores, porte ilegal de arma e por cinco estupros. Soma-se a isso a pena de 1 ano e 10 meses de detenção pelo crime de lesão corporal de um dos jovens envolvidos no crime, o que aumenta a sua pena para 108 anos.

A sentença foi lida na manhã desta sexta-feira (26), às 9h, no plenário do 1º Tribunal do Júri de João Pessoa, no Fórum Criminal.

Relembre o caso

O fato aconteceu em Queimadas (PB), no dia 12 de fevereiro de 2012, quando as duas garotas e outras três foram convidadas a participar da festa de aniversário do irmão de Eduardo, Luciano dos Santos. No meio da festa, homens mascarados invadiram e anunciaram o estupro coletivo.

À época, os irmãos disseram à polícia que, durante o aniversário, homens mascarados invadiram o local, estupraram as mulheres e levaram duas como reféns. Michele Domingos foi assassinada a tiros ao lado da igreja da cidade. Isabela Monteiro foi encontrada morta em uma estrada vicinal. A polícia desconfiou, pois, logo depois que os irmãos denunciaram, estavam circulando pela cidade normalmente.

Eduardo Santos Pereira, apontado como mentor do crime, foi preso no velório de Isabela. Depois dele, a polícia prendeu todos os envolvidos: três adolescentes e sete adultos; entre eles, o aniversariante. O que mais chocou a cidade de Queimadas é que todos eram vizinhos, amigos e alguns deles parentes. Segundo a polícia, tudo foi planejado com pelo menos 15 dias de antecedência.

O mentor do estupro coletivo e assassinato das duas mulheres, Eduardo Santos Pereira, está sendo acusado de duplo homicídio qualificado, estupro, porte ilegal de arma, corrupção de menores, formação de quadrilha e cárcere privado.

Os outros seis participantes já foram sentenciados no dia 23 de outubro de 2012, pela juíza Flávia Baptista Rocha, da Comarca de Queimadas: Luciano dos Santos Pereira a 44 anos de prisão; Luan Barbosa Casimiro a 27 anos; Fernando França Silva Junior a 30 anos; Jacó Sousa a 30 anos; José Jardel Souza Araújo a 27 anos; e Diego Domingos a 26 anos e seis meses. Todos estão cumprindo pena em regime fechado no presídio de Segurança Máxima PB1.

 

Fonte: Revista Fórum

+ sobre o tema

Marielle, semente! Mulheres negras eleitas provam que luta da vereadora não foi em vão

Apesar da eleição de deputados defensores do porte de...

Irã expulsa diplomata acusado de cometer abusos sexuais no Brasil

Um diplomata iraniano foi expulso do Ministério de Relações...

Transexual é perseguida e assassinada a caminho da academia em MG

Nicolly Banks já havia sofrido uma tentativa de homicídio...

Poderosa e competente? Mas, peraí, é gata? Por: Nádia Lapa

Primeira-ministra, presidenta, CEO de empresa, não importa: a beleza...

para lembrar

Atriz Ruth de Souza é homenageada no Rio de Janeiro

Às 18 horas, meia hora antes do evento, chegou,...

Pesquisa mostra que pastores raramente abordam o tema violência doméstica em seus sermões

A ocorrência de violência doméstica no meio cristão foi...

Seqüestro à luz do meio-dia (ou como ser mãe em tempos de intolerância racial)

Meio dia de Sábado. É aquele dia dedicado às...

Evento debate desafios e vivências de LGBTQ negros no universo cultural brasileiro

Artistas e personalidades debaterão preconceito e intolerância na cena...
spot_imgspot_img

Dona Ivone Lara, senhora da canção, é celebrada na passagem dos seus 104 anos

No próximo dia 13 comemora-se o Dia Nacional da Mulher Sambista, data consagrada ao nascimento da assistente social, cantora e compositora Yvonne Lara da Costa, nome...

Mulheres recebem 20% a menos que homens no Brasil

As mulheres brasileiras receberam salários, em média, 20,9% menores do que os homens em 2024 em mais de 53 mil estabelecimentos pesquisados com 100...

As mulheres que dizem não à maternidade e sim à esterilização no Quênia

Desde que Nelly Naisula Sironka consegue se lembrar, ela nunca quis ter filhos — e com uma decisão irreversível, a queniana de 28 anos...
-+=