Angela Merkel sugere acordos com norte da África para enviar migrantes

Angela Merkel sugeriu fazer acordos parecidos com o acertado com a Turquia. Para chanceler alemã, esse tipo de pacto também interessa aos refugiados.

Por France Presse Do G1

A chanceler alemã, sugeriu nesta terça-feira (23) que a União Europeia chegue a acordos com os países do norte da África parecidos com o acertado com a Turquia para enviar migrantes que chegarem à Europa e assim frear seu fluxo.

Segundo o acordo assinado pela UE com a Turquia, Ancara aceita acolher os migrantes sírios vindos da Grécia em troca de enviar para a UE outros refugiados presentes em seus acampamentos, com o objetivo de realizar um programa de redistribuição de migrantes de forma ordenada.

O acordo também inclui bilhões de euros da UE em ajudas à Turquia e a emissão de vistos para cidadãos que desejarem viajar a países da UE, assim como aceleração das negociações para a integração da Turquia na União Europeia.

“Devemos alcançar acordos similares com outros países, como no norte da África, a fim de controlar melhor as rotas de refugiados no Mediterrâneo”, declarou Merkel ao jornal regional Neue Passauer Zeitung.

Merkel disse ainda que este tipo de pacto também interessa aos refugiados, destacando o grave risco que assumem quando cruzam o Mediterrâneo e as altas quantias que têm de pagar aos traficantes.

“É mais seguro para eles e existem boas razões para que permaneçam na Turquia, perto de seus países, onde as barreiras culturais e de idioma são menores”, argumentou.

No entanto as divergências surgidas entre Ancara e a UE depois do fracassado golpe de Estado na Turquia aumentam os temores pelo futuro do acordo envolvendo os migrantes.

+ sobre o tema

Detenção de Mano Brown exemplifica a mensagem de Cores e Valores

Pedro Paulo Soares Pereira, 44 anos, também conhecido como...

Últimas tropas de combate dos EUA deixam o Iraque

Segundo redes americanas, tropas deixam o país em direção...

No caminho do BRT: as histórias por trás do legado da Rio 2016

Desde 2014, uma das obras consideradas como principal legado...

Em prol das crianças e jovens

Menino, negro, 13 anos, vivendo na zona rural do...

para lembrar

Justiça cassa 13 vereadores em São Paulo; advogado diz que lei não proíbe doações

Fonte:UOL - A Justiça Eleitoral de São Paulo cassou...

Procon-SP alerta sobre oferta de produtos nas redes sociais

Cada vez mais usadas como ferramentas para o...

Pastor pede R$ 21 milhões a fiéis para pagar multa da igreja

Com voz chorosa e cabisbaixo, Valdemiro Santiago iniciou...

Maioria acha que Obama não mereceu Nobel

Fonte: Blog Sérgio Dávila - Pesquisa Gallup divulgada hoje confirma...

Fim da saída temporária apenas favorece facções

Relatado por Flávio Bolsonaro (PL-RJ), o Senado Federal aprovou projeto de lei que põe fim à saída temporária de presos em datas comemorativas. O líder do governo na Casa, Jaques Wagner (PT-BA),...

Morre o político Luiz Alberto, sem ver o PT priorizar o combate ao racismo

Morreu na manhã desta quarta (13) o ex-deputado federal Luiz Alberto (PT-BA), 70. Ele teve um infarto. Passou mal na madrugada e chegou a ser...

Equidade só na rampa

Quando o secretário-executivo do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Cappelli, perguntou "quem indica o procurador-geral da República? (...) O povo, através do seu...
-+=