Metade dos ministérios da África do Sul será comandada por mulheres

Presidente recém-eleito anunciou quem serão seus ministros.

Do G1

O presidente da África do Sul, Cyril Ramaphosa, à esquerda, durante o anúncio de seu ministério — Foto: Siphiwe Sibeko/Reuters

O governo da África do Sul terá metade dos ministérios ocupada por mulheres, segundo anúncio do presidente Cyril Ramaphosa.

A Etiópia e Ruanda fizeram anúncios semelhantes no ano passado.

Ramaphosa diminuiu o número de ministérios de 36 para 28. Ele busca reduzir um processo de inchaço da máquina pública iniciado pelo seu antecessor, Jacob Zuma, que deixou o governo no ano passado por causa de acusações de corrupção.

O partido de Ramaphosa, o Congresso Nacional Africano, ganhou as eleições que aconteceram neste mês de maio, mas foi a vitória mais apertada nos 25 anos em que está no poder. Há frustração do eleitorado.

A luta contra a corrupção e melhorar o gerenciamento do orçamento viraram os maiores temas de governo da atual gestão.

O Congresso ainda tem líderes ligados à Zuma, o que dificulta os esforços de Ramaphosa para fazer reformas que têm como propósito restabelecer a confiança dos investidores na economia, a mais desenvolvida na África Sub-Saariana.

A criação de empregos é outro desafio enorme em um país com uma taxa de desemprego de mais de 25%. O apartheid terminou em 1994, e há uma população cada vez maior que não chegou a conhecer o sistema racial daquele regime.

“As pessoas que estou nomeando precisam entender de que as expectativas do povo sul-africano nunca foram tão grandes, e que elas terão que aguentar uma grande responsabilidade”, afirmou Ramaphosa, em um discurso que salientava a necessidade de um governo ético.

O novo ministério seguirá com pelo menos três ministros da gestão anterior –um deles, David Mabuza, o chefe de governo, enfrenta acusações de corrupção, que ele nega.

A oposição criticou o presidente por manter Mabuza. A escolha foi o primeiro teste de como Ramaphosa vai lidar com a corrupção, afirmam seus adversários políticos.

“Infelizmente, Ramaphosa colocou os interessas de facções do Congresso acima dos interesses do povo da África do Sul”, disse, em um comunicado, o maior partido de oposição, o Aliança Democrática.

O novo presidente incluiu também novos nomes no ministério, notadamente oriundos da juventude do partido do Congresso, que ocuparão as pastas da Justiça e de serviços de penitenciária e de assuntos internos.

Ramaphosa nomeou uma política de um partido de oposição para ocupar o ministério de Infraestrutura e Serviços Públicos e excluiu uma aliada do ex-presidente Zuma, o que foi considerado inusitado na África do Sul.

Ele fez uma fusão de duas pastas, a da Reforma Agrária e a da Agricultura, em um ministério só, que será comandado por uma ex-parlamentar.

+ sobre o tema

Patrice Lumumba

Faz agora meio século. Foi a 17 de Janeiro...

Ilha onde Nelson Mandela ficou preso é atração turística na Cidade do Cabo

Nelson Mandela, principal líder da luta anti-apartheid na África...

Hoje na História, 1909, nascia Kwame Nkrumah

Kwame Nkrumah (Nkroful , 21 de Setembro de 1909...

Disputa por patrimônio de Mandela envolve filhas e amigos

Disputa por patrimônio de Mandela: duas filhas de Mandela...

para lembrar

África quer investigação ao “racismo sistémico” e violência policial

O texto do projeto, consultado hoje pela agência AFP,...

LEI 10.639 Coleção História Geral da África-português

8 volumes da edição completa. Brasília: UNESCO, Secad/MEC, UFSCar, 2010. LEI...

Alice Walker vai muito além de A Cor Púrpura

A escritora e ativista norte-americana Alice Walker, autora de...
spot_imgspot_img

Copa Africana de Nações: África do Sul e Costa do Marfim avançam às semifinais

Nigéria e África do Sul, Congo contra Costa do Marfim. Essas serão as semifinais da Copa Africana de Nações, após os resultados das partidas deste...

A África do Sul tem razão

O fato de o Hamas ter cometido crimes brutais —o sequestro de civis israelenses, ainda em curso, é um deles— não exime Israel de prevenir genocídio, tampouco autoriza...

Um Silva do Brasil e das Áfricas: Alberto da Costa e Silva

Durante muito tempo o continente africano foi visto como um vasto território sem história, aquela com H maiúsculo. Ninguém menos do que Hegel afirmou, ainda no...
-+=