Michelle Obama: ‘Muitos dos homens que estão em posições de liderança não merecem estar’

Ex-primeira dama americana faz tour pela Ásia para defender a educação como ferramenta de transformação para meninas e jovens mulheres

Do O Globo

Michelle Obama- mulher negra, de cabelo liso, usando camiseta amarela com estampas coloridas- aplaudindo
(Foto: Getty Images)

Depois dos anos na Casa Branca, a ex- primeira dama americana Michelle Obama tem se dedicado a inspirar meninas e jovens mulheres para que elas invistam em educação e tracem caminhos rumo às posições de liderança.

Nesta quinta (21), durante um encontro com estudantes em Kuala Lumpur, ela pediu que as meninas resistam à síndrome do impostor, que ela mesma afirma ter sofrido em sua trajetória. Michelle Obama também pediu que as mulheres lutem para assumir as posições de poder que, hoje, estão com os homens. “Muitos dos que estão lá não merecem estar”, afirmou.

Em viagem à Asia para promover a educação de meninas, Michelle comparou sua trajetória de mulher negra com a simples presunção feita por muitos homens de que os postos de liderança são deles.

— Estou dizendo a vocês: existem muitas pessoas que estão no topo, mas não pertencem a esses lugares. Disseram a eles que pertencem, mas não pertencem. Só que existe a presunção. Então não contem com outras pessoas para lhes dar autoconfiança. Nossa sociedade não funciona assim.

Nascida em uma família afro-americana de classe média, em Chicago, Michelle Obama disse que sempre ouviu que não era boa o suficiente para a Universidade Princeton, onde ela estudou Sociologia antes de ir para Harvard estudar Direito. Ela passou pelas melhores universidades apesar da “síndrome do impostor”, que, segundo Michelle, “acomete mais às mulheres”.

— As mulheres sentem isso com frequência porque a sociedade diz que elas não devem ser as chefes e as líderes.

Michelle continuou:

— Precisamos de mulheres e de mentes diversas, pessoas que pensam diferente e que tenham crenças religiosas diferentes. A verdade e as respostas de que precisamos vêm com a diversidade de experiências.

A viagem de Michelle Obama à Ásia (em Kuala Lumpur, ela dividiu o palco com a atriz Julia Roberts) faz parte de uma iniciativa global da ex-primeira dama americana para promover oportunidades para as meninas. Defensora dos direitos das mulheres, ela afirma que a educação pode transformar vidas, mas que é preciso aumentar a presença delas em todas as áreas da economia e da política.

+ sobre o tema

O poder do amor próprio

Minha história se inicia no dia 30/01/1993, em uma...

Rita Bosaho é a primeira mulher negra eleita deputada em Espanha

O resultado das recentes eleições é histórico também porque...

Mulheres pretas acadêmicas

Seguindo os últimos textos, onde destaquei algumas mulheres que...

A Mulata Globeleza: Um Manifesto

A Mulata Globeleza não é um evento cultural natural,...

para lembrar

Acesso ao pré-natal é pior para meninas negras e indígenas, diz pesquisadora da UFBA

O racismo na sociedade brasileira começa a afetar pessoas...

Vivas à Biblioteca Inaldete Pinheiro

A primeira vez que estive com Inaldete Pinheiro foi...

Uso de meios digitais na educação pode melhorar aprendizagem

A inclusão de recursos digitais em salas de aula...

Marina Silva: ‘Não temos o direito de ser estúpidos’

Nenhum apoio a Luiz Inácio Lula da Silva nestas eleições é...
spot_imgspot_img

Educação dos ricos também preocupa

É difícil imaginar o desenvolvimento de uma nação sem a participação ativa dos mais abastados. Aqueles que, por capricho do destino, nasceram em ambientes...

Inclusão não é favor

Inclusão não é favor. Inclusão é direito! Essa é a principal razão pela qual ações voltadas à promoção da equidade racial devem ser respeitadas, defendidas e...

Promessa de vida

O Relatório do Desenvolvimento Humano, divulgado nesta semana pelo Pnud, agência da ONU, ratificou a tragédia que o Brasil já conhecia. Foi a educação que nos...
-+=