Michelle Obama sobre suspensão do direito ao aborto nos EUA: ‘Coração partido’

Enviado por / FonteDa Revista Marie Claire

Michelle Obama, antiga primeira dama do país, declara que a decisão tomada pela Suprema Corte nesta sexta-feira (24) é 'horrível' e que terá 'consequências devastadoras'; 'Isso é pelo o que as nossas mães e avós passaram e, agora, nós estamos aqui de novo'. Outras personalidades também se manifestam

Diferentes personalides, dos Estados Unidos e do mundo, reagiram nas redes sociais sobre a decisão tomada nesta sexta-feira (24), pela Suprema Corte dos Estados Unidos, de revogar o direito ao aborto no país.

“Estou de coração partido pelas pessoas ao redor desse país que acabaram de perder um direito fundamental de tomar decisões informadas sobre seus próprios corpos”, afirmou no Twitter a antiga primeira dama dos Estados Unidos, Michelle Obama.

“Isso é pelo o que as nossas mães e avós passaram e, agora, nós estamos aqui de novo; essa decisão horrível vai ter consequências devastadoras”, complementa.

“Esse momento é difícil, mas a nossa história não acaba aqui. Pode parecer que não podemos fazer muita coisa agora, mas nós podemos”, declara Michelle Obama. “E devemos.”

Hillary Clinton

Hillary Clinton (Foto: GETTY IMAGES)

“A maioria dos americanos acredita que a decisão de ter uma criança é uma das mais sagradas que existem e que, essa decisão, deveria ficar apenas entre as pacientes e seus médicos”, declara no Twitter a também antiga primeira-dama dos Estados Unidos, Hillary Clinton

“A opinião de hoje da Suprema Corte vai viver na infâmia como um passo atrás para os direitos das mulheres e os humanos”, complementa Hillary.

Viola Davis

Foto: Daniele Venturelli/Getty Images

Outra personalidade que se pronunciou, na mesma rede social, sobre a medida foi a atriz ganhadora do Oscar Viola Davis. “Eviscerada. Agora mais do que nunca nós precisamos usar nossa voz e poder. NÓS, o povo”, declarou Viola.

Busy Philipps

Foto: Reprodução/ Instagram @busyphilipps

A atriz Busy Philipps declara, também no Twitter, que a batalha está longe do fim. “Não acaba aqui. F*-se essa farsa. F*-se essas pessoas. Se você votou [a favor] e a sua questão é em relação aos seus impostos pagos, f*-se você também. Essa ‘Suprema Corte’ está em você.”

Clare Bailey

Ativista e política Clare Bailey (Foto: Reprodução/Twitter)

A ativista e política Claire Bailey, se manifestou em seu perfil no Twitter. “Desafio em frente à Suprema Corte dos EUA. Minha solidariedade. #DireitoAoAbortoSãoDiteitosHumanos”.

Gretchen Whitmer

Foto: Chip Somodevilla/Getty Images

A governadora do estado do Michgan, Gretchen Whitmer afirmou que vai trabalhar para reverter a decisão no estado. “As mulheres e as famílias devem ser as que tomam decisões sobre se e quando querem se tornar pais. Não políticos. Fim da história. Quero que todos os habitantes de Michigan saibam que estou mais determinada do que nunca a proteger o acesso ao aborto seguro e legal. Eu nunca vou parar de lutar. Eu nunca vou desistir. Para meus filhos, seus filhos e o futuro de nosso grande estado.”

Elizabeth Banks

Foto: Reprodução/ Instagram @elizabethbanks

A também atriz e produtora Elizabeth Banks afirma: “Essa é uma notícia devastadora para as famílias – homens e mulheres – que acreditam que o governo não deveria decidir quando e com quem eles se tornam pais. Esse não é o fim dessa luta pelos direitos humanos.”

+ sobre o tema

Geledés participa de evento paralelo em fórum da Unesco

Geledés - Instituto da Mulher Negra participou de evento paralelo do...

Burnout, abuso de drogas e tentativa de suicídio entram em lista de doenças relacionadas ao trabalho

O Ministério da Saúde divulgou nesta quarta-feira (29) uma atualização da...

Do Início ao Reconhecimento: A trajetória do Portal Geledés

Em 1988, tomei conhecimento do Geledés no Tribunal Winnie...

Fuvest 2024: confira as notas de corte da 1ª fase do vestibular

As notas de corte da 1ª fase do Vestibular 2024 da Fuvest foram...

para lembrar

“Sou fruto de estupro e a favor do aborto ”

Claudia Salgado, 28 anos, gerente de varejo, fala de forma...

Aborto, por Oscar Vilhena Vieira

Nas democracias atuais, encontramos duas grandes formas constitucionais de...

Lutar pela legalização do aborto é lutar pela saúde da mulher

Neste dia, gostaríamos de ter muito o que comemorar....

Cunha é denunciado à OEA por barrar aborto legal

A Associação Artemis de defesa dos direitos das mulheres...
spot_imgspot_img

‘Nos EUA, até conservadores defendem que empresas que lucraram com escravidão paguem reparação’

A vida de Deadria Farmer-Paellmann mudou, nos anos 1990, quando ela se viu em um antigo cemitério de africanos escravizados, aos pés do centro financeiro...

O sonho de Martin Luther King continua a ecoar indignação 60 anos depois

"Eu digo a você hoje, meus amigos, que embora nós enfrentemos as dificuldades de hoje e amanhã, eu ainda tenho um sonho. É um...

Justiça veta parte de lei do ABC Paulista que proíbe o aborto legal

O Órgão Especial do Tribunal de Justiça de São Paulo decidiu suspender parte de uma lei promulgada no município de Santo André, no ABC Paulista, que...
-+=