Milhares desfilam em Washington contra violência racial da polícia

“Justiça para todos” foi uma das palavras de ordem entoadas pelos manifestantes que se concentraram na capital dos Estados Unidos.

Milhares de pessoas desfilaram hoje pelas ruas de Washington em protesto contra a violência racial da polícia, na sequência de diversos casos de morte de cidadãos negros por polícias brancos nos Estados Unidos.

“Justiça para todos” foi uma das palavras de ordem entoadas pelos manifestantes, convocados pela Rede de Ação Nacional, uma associação fundada pelo reverendo Al Sharpton, um dos principais líderes da comunidade afro-americana dos EUA, que se concentraram na Praça da Liberdade, perto da Casa Branca, no centro da capital federal.

Os participantes iniciaram a partir desse local e em “ambiente festivo”, segundo a agência noticiosa Efe, um desfile em direção ao Capitólio, sede do Congresso, exibindo cartazes com as frases “As vidas negras importam” ou “O racismo é uma doença letal”.

“Isto não é uma marcha branca ou uma marcha negra. Isto é uma marcha norte-americana, para que os direitos de todos os cidadãos sejam protegidos”, afirmou Sharpton.

Os participantes recordaram os três casos mais recentes de violência policial sobre negros.

“Este é um momento histórico”, disse Gwen Carr, a mãe de Eric Garner, que vestia uma camisola com a frase “Não consigo respirar”, pronunciada pelo seu filho antes de falecer em julho em Nova Iorque, quando estava a ser manietado por diversos polícias.

As tensões raciais impeliram o presidente Barack Obama a reafirmar recentemente o seu compromisso com a melhoria da relação entre a polícia e as minorias do país.

O primeiro presidente negro da história dos Estados Unidos sublinhou em 03 de dezembro “a inquietação de demasiadas comunidades de minorias por não serem tratadas de forma justa pelas forças da ordem”.

“Este é um problema dos Estados Unidos, quando alguém deste país não é tratado com igualdade perante a lei. É um problema e, como Presidente, o meu trabalho é ajudar a resolvê-lo”, afirmou Barack Obama.

Os protestos estenderam-se hoje a outras cidades dos Estados Unidos, incluindo Nova Iorque, Boston ou San Francisco.

 

Fonte: DN Globo

+ sobre o tema

Iza faz show em live para anunciar gravidez: ‘Parece que o mundo já mudou de cor’

A cantora Iza está grávida de seu primeiro filho....

Foi a mobilização intensa da sociedade que manteve Brazão na prisão

Poucos episódios escancararam tanto a política fluminense quanto a...

Selo Sesc lança Relicário: Dona Ivone Lara (ao vivo no Sesc 1999)

No quinto lançamento de Relicário, projeto que resgata áudios...

para lembrar

spot_imgspot_img

Instituto Odara lança dossiê sobre a letalidade policial que atinge crianças negras na Bahia

O Odara - Instituto da Mulher Negra torna público o documento “Quem vai contar os corpos?”: Dossiê sobre as mortes de crianças negras como consequência...

Polícia Civil de Alagoas prende homem por injúria racial e ameaça

A Polícia Civil, por meio da seção de capturas da Dracco, realizou nesta terça-feira (9), o cumprimento de um mandado de prisão contra um...

PM que agrediu mulher no Metrô disse que ela tinha de apanhar como homem, afirma advogada

A operadora de telemarketing Tauane de Mello Queiroz, 26, que foi agredida por um policial militar com um tapa no rosto na estação da Luz do Metrô de São...
-+=