PM, a juventude negra quer respirar

Inspirados pelo movimento que irrompeu nos EUA contra a violência policial, milhares de jovens negros e negras saem às ruas, em São Paulo, protestando contra seu maior algoz, a Polícia Militar

Por Igor Carvalho | Fotos: Mídia NINJA

Quarenta e cinco movimentos sociais e entidades convocaram o ato “Ferguson é aqui”, que faz alusão ao assassinato de Michael Brown na cidade de Ferguson, nos EUA, por Darren Wilson, policial branco que não será julgado pelo crime. A luta contra o racismo institucional das policias se internacionalizou e chegou ao Brasil, onde não é novidade a letalidade policial e nem os protestos de rua contra a violência do Estado.

pm_juventude_negra_respirar1

Na última quinta-feira (18), aproximadamente duas mil pessoas, segundo os organizadores (a PM não divulgou sua estimativa), marcharam contra a violência policial. O ato, que saiu às 17h da praça da República, região central, terminou às 20h30, na frente da sede da Secretaria de Segurança Pública (SSP).

A violência policial, em São Paulo, vitima três vezes mais negros do que brancos, segundo estudo realizado pelo Departamento de Sociologia da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

De acordo com o levantamento, apresentado em março deste ano, de 2009 a 2011, a Polícia Militar assassinou 823 pessoas. Desse total, negros correspondem a 61%. A maior parte das vítimas era do sexo masculino e tinha entre 20 e 24 anos. Os assassinatos foram cometidos, em 79% dos casos analisados pelo grupo, por policiais brancos.

No último dia 4 de dezembro, a Anistia Internacional apresentou uma pesquisa que justifica o uso da palavra “genocídio” pelos movimentos sociais. De acordo com a entidade, em 2012, 56 mil pessoas foram assassinadas no Brasil, sendo 30 mil jovens, dentre os quais 77% são negros.

De Ferguson para São Paulo, semelhanças no modus operandi policial e diferença na reação nas ruas. “Nos inspira a mobilização nos EUA. A morte do Michael Brown não é encarada como algo normal. O centro do capitalismo prova que não consegue dar conta do fim do racismo. Em um paralelo com o Brasil, o país que mais mata pessoas, até que ponto a morte nos comove?”, pergunta Juninho Jr., do Círculo Palmarino.

pm_juventude_negra_respirar2

Embora as estatísticas apontem o homem negro como principal alvo dos homicídios no país, outros tipos de violência oprimem a mulher. “Se olharmos para a história do Brasil, as mulheres são as maiores vítimas. Sofremos violência psicológica, física, sexual e moral, constantemente. A violência é cotidiana”, afirma Sara Mendes Siqueira, da Marcha Mundial das Mulheres.

A manifestação, formada majoritariamente por jovens, se inspirou nos protestos ocorridos nos EUA, após as mortes de Michael Brown e Eric Garner. Os algozes dos dois jovens negros assassinados passaram incólumes pela Justiça americana, o que desencadeou uma série de protestos no país.

Eric Garner, antes de morrer, alertou os policiais que o enforcavam: “eu não consigo respirar”. Lembrando a última frase dita por ele, os manifestantes brasileiros repetiram o gesto que norte-americanos e ingleses têm feito e se deitaram no chão com as mãos no pescoço, simulando asfixia.

“Queríamos que os jovens se mobilizassem aqui, como tem acontecido lá [EUA]. O que acontece nos EUA, acontece aqui no Brasil há muito tempo, também. No Brasil, desde os anos 90, quando encontramos o Hip Hop, aprendemos a nos posicionar frente à violência policial. Agora, precisamos ocupar as ruas”, afirmou Ananda Felisberto, do Levante Popular da Juventude.

pm_juventude_negra_respirar3

Negros e negras, mesmo não jovens, ainda são alcançados pela violência policial em seus espaços de luta. Quem afirma é Jussara Basso, do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST), que também esteve incorporado à manifestação “Ferguson é aqui”. Violência na periferia. Isso diz muito sobre onde você mora. Quem é pobre, nesses espaços, é ‘bandido’ para a PM. Os ricos estão em seus bairros, protegidos pela sua segurança particular, a PM. A escravidão acabou e não podemos continuar sendo alvos”, protestou.

Gilvan Máximo, do “Nós da Sul”, gritava ao microfone, corroborando a acusação de Jussara e sendo encarado por quatro policiais que guardavam a frente da Secretaria de Segurança Pública, instransponível para o povo, fisicamente e politicamente . “A PM não pede pra entrar em ocupação, é na porrada. Lá, ela faz o papel que o sistema lhe dá, que é o de exterminar. O governo não nos dá nem água. Vá ver se falta água nos Jardins”, afirmou o manifestante, lembrando a recente crise hídrica enfrentada pelo estado.

SSP 

Os manifestantes se mantiveram na frente da SSP durante duas horas, exigindo um encontro com o ainda secretário da pasta, Fernando Grella Vieira. Foi em vão. Nenhum representante da secretaria desceu para dialogar com os ativistas. Mais uma vez, assim como acontece nas periferias, o único braço do Estado que chegou até os militantes foi o braço armado. A Tropa de Braço, bem como alguns agentes da PM, vigiaram os dois mil negros e negras do lado de fora do prédio.

pm_juventude_negra_respirar4

Paralelamente ao protesto, em uma reunião com o Procurador-Geral de Justiça do Estado de São Paulo, Márcio Fernando Elias Rosa, garantiu-se uma promessa de que representantes dos movimentos vão se reunir com o novo secretário da SSP, Alexandre de Moraes, no começo de 2015.

O Procurador-Geral também prometeu melhorias no controle externo das ações policiais ilegais, bem como estudar uma política de reparação às famílias que perderam um parente para a violência policial.

Foto de capa: Igor Carvalho

 

Fonte: Spresso SP

+ sobre o tema

Dissecando a Operação Vingança

A política de olho por olho, dente por dente...

Adaptação às mudanças climáticas para população negra 

A agenda de adaptação às mudanças climáticas ficou em...

Ação da ApexBrasil faz crescer número de empresas lideradas por mulheres nas exportações

Para promover mudança é preciso ação, compromisso e exemplo....

Começa hoje pagamento de R$ 200 da primeira parcela do Pé-de-Meia

A primeira parcela do programa Pé-de-Meia, no valor de...

para lembrar

‘Negro não tem que falar só sobre raça’, defende professora

A professora Katemari Rosa ainda se lembra de um...

Extermínio de negros, o empreendimento mais bem-sucedido do Brasil

Esqueça a Bolsa de Valores ou a especulação imobiliária....

Os braços da Copa: a foto de um brasileiro em Senegal x Polônia

A imagem se tornou uma das mais compartilhadas do...
spot_imgspot_img

Negros são maioria entre presos por tráfico de drogas em rondas policiais, diz Ipea

Nota do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) mostra que negros são mais alvos de prisões por tráfico de drogas em caso flagrantes feitos...

Um guia para entender o Holocausto e por que ele é lembrado em 27 de janeiro

O Holocausto foi um período da história na época da Segunda Guerra Mundial (1939-1945), quando milhões de judeus foram assassinados por serem quem eram. Os assassinatos foram...

Caso Marielle: mandante da morte de vereadora teria foro privilegiado; entenda

O acordo de delação premiada do ex-policial militar Ronnie Lessa, acusado de ser o autor dos disparos contra a vereadora Marielle Franco (PSOL), não ocorreu do dia...
-+=