Militar que não sabia estar grávida dá à luz no Afeganistão

Britânica só descobriu trabalho de parto ao reclamar de dores abdominais; regras impedem grávidas no front

 

CAMP BASTION, HELMAND, AFEGANISTÃO – Uma militar britânica deu à luz um menino durante uma missão no Afeganistão, sem saber que estava grávida. O parto foi realizado no acampamento militar britânico Camp Bastion, na Província de Helmand, uma das mais instáveis do país.

O bebê nasceu prematuro de cinco semanas. “Mãe e bebê estão em condição estável”, afirmou o Ministério da Defesa britânico em um comunicado. A mulher, uma soldada da Artilharia Real que não foi identificada, somente descobriu que estava prestes a dar à luz após reclamar de dores abdominais.

A criança foi concebida antes de sua chegada ao Afeganistão, em março. De acordo com a imprensa britânica, a soldada seria originalmente de Fiji.

Assistência

Segundo o Ministério da Defesa, a política militar não permite que mulheres sejam enviadas ao campo de batalha quando estão grávidas, mas que neste caso específico a gravidez era desconhecida. Uma equipe de pediatras viajará especialmente da Grã-Bretanha ao Afeganistão nos próximos dias para dar a assistência adequada à mãe e à criança e acompanhar a remoção dos dois do país.

Esta é a primeira vez que uma soldada britânica dá a luz na frente de batalha, mas desde 2003 cerca de 200 militares já tiveram suas missões interrompidas no Iraque e no Afeganistão após descobrirem que estavam grávidas. No ano passado outra soldada deu à luz apenas duas semanas após retornar de um período de seis meses no Afeganistão.

Gravidezes não detectadas são raras, mas em alguns casos as mulheres não têm aumento visível do tamanho da barriga e a menstruação não é interrompida. Uma pesquisa realizada em 2002 na Alemanha verificou que 25 de 475 mulheres não sabiam que estavam grávidas quando entraram em trabalho de parto.

BBC Brasil – Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização por escrito da BBC.

 

 

Fonte: Estadão

+ sobre o tema

Exploração sexual de crianças e adolescentes só tem 20% dos casos denunciados

Denúncias de exploração sexual de crianças e adolescentes representam...

Terceirização tem ‘cara’: é preta e feminina

O trabalho precário afeta de modo desproporcional a população...

Internet impulsionou surgimento de um novo feminismo

Redes sociais ajudaram a divulgar campanhas que chegaram às...

Arquitetura dos direitos reprodutivos e ameaças ao aborto legal e seguro

Iniciamos esta reflexão homenageando a menina de 10 anos,...

para lembrar

Por que parar na questão de gênero? Vamos trocar a Constituição pela bíblia

Por conta da pressão da Frente Parlamentar Evangélica junto...

Programa Justiça Sem Muros do ITTC lança campanha sobre visibilidade ao encarceramento feminino

Inspirado na arte de Laura Guimarães, o programa Justiça Sem...

Homens que cuidam

João está deprimido. Fez uma consulta com um psiquiatra...

Estudantes do Rio combatem machismo e racismo com projeto transformador

Com o título Solta esse Black, alunas da Escola Municipal...
spot_imgspot_img

O atraso do atraso

A semana apenas começava, quando a boa-nova vinda do outro lado do Atlântico se espalhou. A França, em votação maiúscula no Parlamento (780 votos em...

Estudo mostra o impacto do fator racial materno no desenvolvimento infantil

O ganho de peso e o crescimento dos filhos está diretamente relacionado ao fator etnorracial das mães. Isso é o que mostra uma pesquisa desenvolvida pelo Centro de Integração de Dados...

‘Meu filho é órfão de mãe viva’: veja relatos de 5 mulheres acusadas de alienação parental após denunciar homens por violência ou abuso

Cristiane foi obrigada a ficar sem contato com a filha e entregá-la ao pai por 90 dias. Isabela* foi ameaçada pelo companheiro. Jéssica* e...
-+=