Ministério da Igualdade Racial lança mapa com eventos do mês da Consciência Negra pelo país

Enviado por / FonteDo Brasil de Fato

Movimentos e entidades podem inscrever atividades para fazerem parte da iniciativa

O Ministério da Igualdade Racial (MIR) lançou um mapa que apresenta centenas de ações em todo o território nacional neste mês de novembro, Mês da Consciência Negra. O mapa virtual, que apresenta iniciativas em todas as regiões do país, pode ser acessado clicando aqui.

O mapa é mais uma iniciativa da campanha Brasil pela Igualdade Racial, que tem o objetivo de relembrar a luta negra e mostrar a forte presença da cultura afro-brasileira nas mais diversas áreas. A ferramenta traz detalhes de cada atividade apresentada, como locais, datas, horários e responsáveis pela organização.

Entidades da sociedade civil, movimentos e órgãos de promoção da igualdade racial podem inscrever eventos para fazerem parte do mapa. Para isto, é necessário preencher o formulário disponível neste link. Cada entidade pode inscrever até cinco eventos.

Mais de 230 atividades já tinham sido cadastradas nestas primeiras semanas do mês. Entre os eventos apresentados estão rodas de conversa, palestras, atos políticos, encontros, lançamentos de livros, desfiles e outras atividades.

Um dos destaques é o Festival da Consciência Negra Zumbi e Dandara, que acontece entre os dias 17 e 19 de novembro, no Galpão da Alameda Eduardo Prado, 474, Campos Elíseos, na região central da capital paulista.

Organizado pela Coordenação Nacional de Entidades Negras (Conen), o festival político-cultural terá muita música, culinária afro-brasileira, oficinas e exposições, e vai discutir temas como história e cultura do nosso país e os direitos dos quilombos e comunidades tradicionais de matriz africana.

+ sobre o tema

Crianças trabalham lavando sepulturas em cemitérios – Por Leonardo Sakamoto

Há algumas realidades que estão sob nossos narizes,...

Bispo Edir Macedo: “Dilma é vítima de mentiras espalhadas na internet”

Por José Orenstein   SÃO PAULO – O...

A luta de uma escritora da Islândia para que não haja mais tragédias como a do bebê sírio. Por Paulo Nogueira

E então penso comigo. Tanta gente desinspiradora tem ocupado meus...

Caso Miguel: Justiça de PE prorroga prazo para ex-patroa apresentar defesa

Os advogados da primeira-dama do município de Tamandaré (PE),...

para lembrar

Consciência negra, para feministas brancas

Desde cedo entendi o que era o racismo. Filho...

Trilogia de peças com temática negra celebra 80 anos de João das Neves

Elaine Patricia Cruz Para comemorar os 80 anos do...

7 filmes para entrar de cabeça no Mês da Consciência Negra

Um Deslize Perigoso (2015): ambientado nos dias de hoje,...

Educação antirracista é fundamental

A inclusão da história e da cultura afro-brasileira nos currículos das escolas públicas e privadas do país é obrigatória (Lei 10.639) há 21 anos. Uma...

ONGs pedem paridade de gênero e raça para a COP30 no Brasil

Dezenas de organizações ligadas a temáticas ambientais e sociais lançaram um manifesto nesta sexta-feira (8), Dia da Mulher, pedindo que a COP30, a conferência do clima...

Um passo à frente, dois atrás

Será que alguém que não sabe o que é ser preterido pela aparência, que jamais perdeu uma oportunidade de trabalho em razão da cor...
-+=