Ministério da Igualdade Racial lança mapa com eventos do mês da Consciência Negra pelo país

Enviado por / FonteDo Brasil de Fato

Movimentos e entidades podem inscrever atividades para fazerem parte da iniciativa

O Ministério da Igualdade Racial (MIR) lançou um mapa que apresenta centenas de ações em todo o território nacional neste mês de novembro, Mês da Consciência Negra. O mapa virtual, que apresenta iniciativas em todas as regiões do país, pode ser acessado clicando aqui.

O mapa é mais uma iniciativa da campanha Brasil pela Igualdade Racial, que tem o objetivo de relembrar a luta negra e mostrar a forte presença da cultura afro-brasileira nas mais diversas áreas. A ferramenta traz detalhes de cada atividade apresentada, como locais, datas, horários e responsáveis pela organização.

Entidades da sociedade civil, movimentos e órgãos de promoção da igualdade racial podem inscrever eventos para fazerem parte do mapa. Para isto, é necessário preencher o formulário disponível neste link. Cada entidade pode inscrever até cinco eventos.

Mais de 230 atividades já tinham sido cadastradas nestas primeiras semanas do mês. Entre os eventos apresentados estão rodas de conversa, palestras, atos políticos, encontros, lançamentos de livros, desfiles e outras atividades.

Um dos destaques é o Festival da Consciência Negra Zumbi e Dandara, que acontece entre os dias 17 e 19 de novembro, no Galpão da Alameda Eduardo Prado, 474, Campos Elíseos, na região central da capital paulista.

Organizado pela Coordenação Nacional de Entidades Negras (Conen), o festival político-cultural terá muita música, culinária afro-brasileira, oficinas e exposições, e vai discutir temas como história e cultura do nosso país e os direitos dos quilombos e comunidades tradicionais de matriz africana.

+ sobre o tema

O Estado emerge

Mais uma vez, em quatro anos, a relevância do...

Extremo climático no Brasil joga luz sobre anomalias no planeta, diz ONU

As inundações no Rio Grande do Sul são um...

IR 2024: a um mês do prazo final, mais da metade ainda não entregou a declaração

O prazo para entrega da declaração do Imposto de Renda...

Mulheres em cargos de liderança ganham 78% do salário dos homens na mesma função

As mulheres ainda são minoria nos cargos de liderança...

para lembrar

Crianças e adolescentes falam sobre rotina no Alemão: “Não protegem, matam”

Jaqueline, 17, já não sai de casa sozinha à...

Carta aberta de Mia Couto ao Presidente da África do Sul sobre o genocídio de moçambicanos naquele país

Carta aberta do Presidente da “Fundação Fernando Leite Couto”, Mia Couto Contra...

Compromisso

Do alto dos seus 83 anos de vida bem...

Primeira negra trans toma posse como deputada estadual em São Paulo

Nascida em Pernambuco e vivendo em SP há 16...

‘O 25 de abril começou em África’

No cinquentenário da Revolução dos Cravos, é importante destacar as raízes africanas do movimento que culminou na queda da ditadura em Portugal. O 25 de abril...

IBGE: número de domicílios com pessoas em insegurança alimentar grave em SP cresce 37% em 5 anos e passa de 500 mil famílias

O número de domicílios com pessoas em insegurança alimentar grave no estado de São Paulo aumentou 37% em cinco anos, segundo dados do Instituto...

Fome extrema aumenta, e mundo fracassa em erradicar crise até 2030

Com 281,6 milhões de pessoas sobrevivendo em uma situação de desnutrição aguda, a ONU alerta que o mundo dificilmente atingirá a meta estabelecida no...
-+=