Ministra Ana Hollanda já não é hora de subir a Serra, em Alagoas?

Por: Arísia Barros

 

Alagoas é quase do tamanho da República do Haiti, a “ilhazinha dos pretos” que ao incorporar os ecos dos ideais de igualdade, liberdade e fraternidade, tornou-se o primeiro país latino-americano a declarar-se independente.

A primeira República Negra da história.

Como a primeira República Negra das terras de Cabral, Alagoas está exausta de ser personagem anônimo na história brasileira.

Aqui se escreveu um dos mais significativos capítulos da história do Brasil-brasileiro-além-do-navio-negreiro.

Alagoas é o segundo menor estado da federação tem sim, uma pobreza de marré, marré, marré deci, entretanto no contraponto, da história podemos falar de nossas riquezas e da alagoniedade altaneira, que vai além de uma coletividade anônima.

Somos o estado negro de Zumbi!

A primeira República negra do Brasil!

Alagoas é o segundo menor estado do Nordeste que se avizinha dos estado da Bahia, Pernambuco e Sergipe.

Alagoas é Palmares!

A Serra da Barriga está plantada em União dos Palmares localizada a cerca de 73 quilômetros da capital, Maceió, faz parte da microrregião Serrana dos Quilombos, e limites com Santana do Mundaú, São José da Laje, Ibateguara, Branquinha e Joaquim Gomes.

Palmares serviu de berço para transformação da ideologia racista.

Palmares está no mapa iconográfico da história do Brasil.

Palmares possui hoje um espaço rico de experiências possibilitadas.

É o Parque Memorial Quilombo dos Palmares!

O Parque Memorial Quilombo dos Palmares é projeto arquitetônico com feições bastante definidas. São espaços cheios de vida ancestral, com traços rústicos em íntima ligação com a grandiosidade pulsante da cultura deste pais, dito miscigenado.

O Parque Memorial Quilombo dos Palmares, Excelência habita o coração da liberdade na Serra da Barriga, onde Zumbi, Aqualtune e tantos outros guerreiros e guerreiras deram o grito da “Independência ou Morte. Foi o nosso “Dia do Fico”. O nosso dia de resistência de um povo que até sofre, mas, não foge da luta.

O indefectível abandono político da Serra da Barriga- “A República dos Quilombos”- que consolida trilhas para nossa invisibilidade histórica, já é razão suficiente para que o estado de Alagoas receba uma visita oficial do Ministério da Cultura.

O Parque traduz as dobras da cultura negra, em Alagoas. É uma experiência única e para que seja bem sucedida, Excelência, é preciso que os órgãos responsáveis sejam federais ou locais saiam da inércia secular.

O estado brasileiro precisa, urgentemente, assumir suas responsabilidades e

competências com a Serra da Barriga, tombada como patrimônio histórico nacional em 1985.

Em junho o estado de Sergipe receberá a visita oficial de Vossa Excelência. Os estados de Pernambuco e a Bahia, por três vezes, todos do Nordeste,já foram contemplados com a presença política do Ministério da Cultura, e como cidadã alagoana,ativista social, orgulhosa do pertencimento étnico, sem filiação partidária e sabedora da irrefutável importância da revolução social, ocorrida na Serra da Barriga, que hoje abriga o Parque Memorial Quilombo dos Palmares, o primeiro complexo arquitetônico de inspiração africana de todas as Américas e o único parque temático cultural afro-brasileiro do continente americano fica aqui o legítimo e urgente convite: Ministra Ana Hollanda, já não é hora de subir a Serra da Barriga, em Alagoas?

Fonte: Cada Minuto

+ sobre o tema

Mostra em São Paulo celebra produção de cineastas negros no Brasil

Uma seleção de filmes brasileiros realizados por cineastas negros...

O dia em que os deputados brasileiros se negaram a abolir a escravidão

Se dependesse da vontade política de alguns poucos, o...

para lembrar

Mostra em São Paulo celebra produção de cineastas negros no Brasil

Uma seleção de filmes brasileiros realizados por cineastas negros...

O dia em que os deputados brasileiros se negaram a abolir a escravidão

Se dependesse da vontade política de alguns poucos, o...
spot_imgspot_img

Feira do Livro Periférico 2025 acontece no Sesc Consolação com programação gratuita e diversa

A literatura das bordas e favelas toma o centro da cidade. De 03 a 07 de setembro de 2025, o Sesc Consolação recebe a Feira do Livro Periférico,...

Mostra em São Paulo celebra produção de cineastas negros no Brasil

Uma seleção de filmes brasileiros realizados por cineastas negros ou que tenham protagonistas negros é a proposta da OJU-Roda Sesc de Cinemas Negros, que chega...

O dia em que os deputados brasileiros se negaram a abolir a escravidão

Se dependesse da vontade política de alguns poucos, o Brasil teria abolido a escravidão oito anos antes da Lei Áurea, de 13 de maio de...