Ministra da Saúde defende equidade de gênero e raça no SUS

Nísia Trindade participou de audiência pública na Câmara dos Deputados

FONTEPor Oussama El Ghaouri, da Rádio Nacional
Nísia Trindade (Foto: Márcia Foletto / Agência O Globo)

A ministra da Saúde, Nísia Trindade, rebateu críticas de deputados federais à portaria que estabeleceu o programa de equidade de gênero e raça no Sistema Único de Saúde (SUS). Ela participou de uma audiência pública, nesta quarta-feira (12), na Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher na Câmara dos Deputados.

A portaria foi lançada no mês passado e estabelece uma série de medidas para combater o machismo e o racismo na estrutura de trabalho na Saúde, além de enfrentar as diversas formas de violências relacionadas com o gênero e a raça.

A audiência pública desta quarta-feira foi proposta por parlamentares insatisfeitos com a portaria, como a deputada Coronel Fernanda (PM-MT). Ela afirma que a ministra Nísia Trindade teria extrapolado as competências da pasta ao regular as relações de trabalho. 

Segundo a deputada, essa iniciativa teria de ser do Congresso Nacional. Mas a ministra da Saúde rebateu o argumento.

Segundo parlamentares da oposição, o ministério estaria criando regras para promover o que chamam de “ideologia de gênero”. A ministra discordou da avaliação e afirmou que o foco da portaria é garantir condições iguais para trabalhadores do SUS.

A ministra da Saúde explicou, ainda, que o programa de equidade de gênero e raça no SUS se relaciona com os objetivos do governo federal. 

Na próxima semana, a ministra Nísia Trindade volta à Câmara dos Deputados para falar na Comissão de Saúde.

-+=
Sair da versão mobile