Ministra da Seppir lança edital do Sinapir nesta quinta-feira

Iniciativa disponibiliza mais de R$ 4 milhões em recursos

Do Seppir 

A ministra da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Nilma Lino Gomes, lança nesta quinta-feira (2/7), às 9h30, um edital para projetos de fortalecimento dos órgãos de promoção da igualdade racial e de apoio a políticas públicas de ação afirmativa e para comunidades tradicionais, no valor de R$ 4,6 milhões. Serão selecionadas propostas que contribuam para a implementação do Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial (Sinapir) em todo o país.

Com três áreas de financiamento, o edital permitirá a inscrição de projetos diversos, que vão desde a aquisição de bens destinados à estruturação física; capacitação; elaboração e/ou revisão de planos de igualdade racial; criação e funcionamento de órgãos e conselhos; projetos de comunicação; ações voltadas para a saúde da população negra; e fomento a empreendimentos associativos de comunidades quilombolas, de matriz africana e ciganas, entre outros.

Podem participar da seleção órgãos da administração pública direta (estados, municípios e DF) e consórcios públicos com atuação voltada ao enfrentamento do racismo e à promoção da igualdade racial. Integrantes do Sinapir receberão pontuação adicional nos projetos, para garantir prioridade no acesso aos recursos públicos, conforme determina o Decreto 8.136/2013.

Para participar, o ente federativo deve inscrever o projeto no site do Siconv (https://www.convenios.gov.br/portal/), entre os dias 2 e 31 de julho de 2015, impreterivelmente. A análise e escolha dos projetos será feita por uma comissão definida pela Seppir, com base nos critérios técnicos previstos no edital. A publicação do resultado final está prevista para agosto.

Município de Andradina (SP) adere ao Sinapir

Durante o lançamento do edital, nesta quinta-feira (2/7) será formalizada a adesão do município de Andradina (SP) ao Sinapir, com a presença do prefeito da cidade. Quatro estados e 15 municípios já aderiram ao Sistema. Além dos estados do Rio Grande do Sul, Maranhão, Espírito Santo, e Bahia, outros cinco já solicitaram a adesão e os processos tramitam na Seppir (Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Distrito Federal e Minas Gerais).

Sinapir

O Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial foi instituído pelo Estatuto da Igualdade Racial (Lei nº 12.288, de 20 de julho de 2010) e regulamentado em 2013, como forma de organização e de articulação do conjunto de políticas e serviços destinadas a superar as desigualdades raciais no Brasil.

Esse Sistema estabelece como requisito para a adesão, por parte dos entes federados, a existência de órgãos e conselhos voltados para a promoção da igualdade racial em âmbito local. O Sistema estabelece, ainda, modalidades de gestão (básica, intermediária e plena) cuja diferenciação está na capacidade de gestão do órgão de promoção da igualdade racial local. Até 30 abril de 2015, foram registrados 197 órgãos e 106 conselhos em todo o país, entre municipais, estaduais e federais.

Serviço:

Evento: Lançamento de Edital do Sinapir e adesão do município de Andradina ao Sinapir

Local: Sala de Reuniões da Seppir – 5º andar – Bloco A – Esplanada dos Ministérios – Brasília-DF

Horário: 9h30

+ sobre o tema

Luiza Bairros apresenta balanço das ações da Seppir para bancada do PT

por Rogério Tomaz Jr. Em reunião com a bancada do...

Ministra diz que só ação federativa pode conter violência contra jovens negros

A ministra das Mulheres, da Igualdade Racial e dos...

Dias de Intolerância

A barbárie, no Brasil , não tem lugar nem...

Seppir e MRE promovem reunião para discutir racismo em AL e Caribe

Evento começa às 9h desta quinta-feira, no auditório do...

para lembrar

Combate ao racismo: Governo implanta o Disque 138

A ministra-chefe da Secretaria de Políticas de Promoção da...

Desafio é pensar o mundo sob a perspectiva feminina

Ministra da Igualdade Racial destaca desafios da mulher contemporânea...

Honestidade intelectual faz falta para olhar a realidade

Muito já foi escrito de 2 de outubro para...
spot_imgspot_img

Duas décadas depois da Conferência de Durban, ainda temos desafio de resgatar direitos humanos

Há 20 anos, 173 países, 4.000 organizações não governamentais e mais de 16 mil participantes se reuniram em Durban, África do Sul, para realizar...

Estatuto da Igualdade Racial completa seis anos

Normas possibilitaram avanços nos direitos dos negros em áreas como educação e cultura Do Brasil.gov Composto por 65 artigos, o Estatuto da Igualdade Racial completa seis...

Carta à Desembargadora Luislinda Valois, secretária da SEPPIR.

Joselita de Souza, a mãe do Roberto Penha, o Betinho morreu, abruptamente, na  manhã de quinta-feira, 07/07.  É a sexta vitima dos 111 tiros...
-+=