Ministra dos Direitos Humanos entra com pedido de cassação de Bolsonaro na Procuradoria-Geral da República

Ideli Salvatti, que preside o Conselho Nacional de Direitos Humanos, declarou que há “convicção de que foi cometido crime de incitação à violência e de apologia a um crime hediondo”

A ministra dos Direitos Humanos (SDH), Ideli Salvatti, empossada ontem (11) enquanto presidenta do Conselho Nacional de Direitos Humanos (CNDH), declarou que o conselho entrou com pedido de abertura de processo criminal e cível contra o deputado Jair Bolsonaro (PP-RJ) na Procuradoria-Geral da República (PGR), também na última quinta-feira (11).

“A representação é muito clara, o conselho tem a convicção que foi cometido um crime de incitação à violência, de apologia a um crime considerado hediondo”, disse Salvatti. A ministra e os conselheiros se reuniram ontem com a vice-procuradora-geral da República, Ela Wieck, que acredita que o caso reúne elementos para uma ação criminal.

“São as palavras, a forma, e, a partir delas, todo um movimento misógino. Fiquei sabendo de comentários em redes sociais e então, [ficou provada] a força deletéria, perversa dessas declarações. Elas têm uma força de incitação ao crime, ao estupro”, observou Ela Wieck.

O deputado Jair Bolsonaro não esperava tal ação por conta das ofensas contra a deputada federal Maria do Rosário (PT-RS). “Não sabia da representação. Agora tenho que esperar ser notificado para me defender. Vou me defender após receber a peça apresentada à PGR”, declarou Bolsonaro, que ainda citou o Artigo 53 da Constituição, que trata da inviolabilidade das opiniões dos parlamentares.

Porém, a ação do CNDH não trata das ofensas dita pelo parlamentar no plenário da Câmara, mas sim da entrevista que ele deu ao jornal Zero Hora e onde voltou a afirmar que “não estupraria” a deputada Maria do Rosário “porque ele é muito feia”.

A representação contra Jari Bolsonaro vai passar 30 dias na Procuradoria-Geral da República e, o procurador-geral, Rodrigo Janot, vai decidir se a ação deve ou não seguir para o Supremo Tribunal Federal (STF) em forma de ação penal.

Ações coletivas

Além da ação do Conselho Nacional de Direitos Humanos, o Conselho Nacional da Mulher (CNDMM) protocolou na Câmara dos Deputados pedido de providência em relação À atitude do deputado Jair Bolsonaro. 23 organizações, entre elas a Marcha Mundial das Mulheres (MMM), assinam o documento ondem pedem que a Mesa da Câmara instaure um processo de cassação do parlamentar.

Na quarta-feira (10), PT, PCdoB, PSOL e PSB entraram com uma ação coletiva no Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara contra o deputado Jair Bolsonaro. As legendas pedem a cassação do mandato do parlamentar.

Por fim, a ministra de Direitos Humanos, Ideli Salvatti, disse que o CNDH vai protocolar outro pedido em fevereiro, para que tenha efeitos sob o novo mandato do deputado.

Com informações da Agência Brasil

(Foto de capa: Viomundo)

 

Fonte: Revista Fórum

+ sobre o tema

“Somos vistos como estrangeiros no nosso país”

Do lado de fora do Supremo Tribunal Federal (STF),...

Presidenta da Funai toma posse prometendo reconstrução

Numa cerimônia marcada pela emoção e por discursos fortes,...

Comissão debate enfrentamento ao racismo na primeira infância

A Comissão de Direitos Humanos, Minorias e Igualdade Racial...

para lembrar

Mortes violentas crescem no Nordeste

A proporção de mortes violentas no Brasil apresentou uma...

Anistia Internacional quer mundo de olho no Brasil em protestos durante Copa

Jefferson Puff A Anistia Internacional lançou nesta quinta-feira uma campanha...

Direitos Humanos para bandido?

A Justiça e o Estado devem garantir os direitos...
spot_imgspot_img

Ministério da Igualdade Racial lidera ações do governo brasileiro no Fórum Permanente de Afrodescendentes da ONU

Ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, está na 3a sessão do Fórum Permanente de Afrodescendentes da ONU em Genebra, na Suíça, com três principais missões: avançar nos debates...

Conselho de direitos humanos aciona ONU por aumento de movimentos neonazistas no Brasil

O Conselho Nacional de Direitos Humanos (CNDH), órgão vinculado ao Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, acionou a ONU (Organização das Nações Unidas) para fazer um alerta...

Ministério lança edital para fortalecer casas de acolhimento LGBTQIA+

Edital lançado dia 18 de março pretende fortalecer as casas de acolhimento para pessoas LGBTQIA+ da sociedade civil. O processo seletivo, que segue até...
-+=