Ministra Eleonora debate, nesta 4ª feira, ’80 anos do voto feminino no Brasil’ em seminário no RJ

Encontro terá a presença da ministra da Cultura, Ana de Hollanda. Dentre os assuntos a serem destacados pela ministra Eleonora, está a campanha “Mais Mulheres no Poder: Eu assumo este compromisso”, desenvolvida pelo Fórum Nacional de Instâncias de Mulheres de Partidos Políticos e Conselho Nacional dos Direitos da Mulher com o apoio da SPM

A participação das mulheres na política brasileira e a luta feminista por espaços de poder e decisão serão destacadas pela ministra Eleonora Menicucci, da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM-PR), nesta quarta-feira (12/09), no Rio de Janeiro. Ela participará do seminário “80 anos do voto feminino”, promovido pela SPM e pelo Ministério da Cultura, por meio da Fundação Casa Rui Barbosa.

Ao lado da ministra da Cultura, Ana de Hollanda, e do presidente da Fundação Casa Rui Barbosa, Wanderley Guilherme dos Santos, a ministra Eleonora vai apresentar a campanha “Mais Mulheres no Poder: Eu assumo este compromisso”, iniciativa do Fórum Nacional de Instâncias de Mulheres de Partidos Políticos e do Conselho Nacional dos Direitos da Mulher, com apoio da SPM. Para as eleições deste ano, a campanha produziu nova plataforma política voltada a homens e mulheres candidatas, a fim de incentivar a adesão deles às políticas para as mulheres.

“Pela primeira vez, temos o cumprimento de mais de 30% de mulheres nas candidaturas às câmaras municipais. Sem dúvida, esse é um passo importante no sentido de fazer valer a democracia”, aponta a ministra Eleonora. No entanto, ela ressalta que é preciso avançar na incorporação das questões de gênero, raça e etnia nas propostas de candidaturas. “É fundamental que as candidaturas levem em conta a diversidade brasileira e se coloquem a serviço dos direitos da sociedade, a exemplo das mulheres que são metade da população brasileira e mães da outra metade”, frisa a ministra das Mulheres.

Mais de 420 mil candidatos vão disputar, neste ano, as vagas para vereança nos 5.563 municípios brasileiros. Conforme o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o número de candidaturas femininas superou o mínimo de 30% que a legislação exige dos partidos para compor suas chapas. Dos 190 candidatos a prefeito nas 26 capitais brasileiras registrados no TSE, apenas 28 (15%) são mulheres.

Para a ministra Eleonora, a eleição da primeira mulher na Presidência da República, Dilma Rousseff, em 2010, e a exigência da ministra Carmem Lúcia para o rigoroso preenchimento da participação obrigatória de 30% de mulheres nas candidaturas são elementos que explicam o crescimento das candidaturas femininas.

“A eleição da primeira mulher como presidenta do país é um avanço do ponto de vista real e simbólico, que possui muita força e impacto positivo na vida diária de homens, mulheres e crianças brasileiras. A exigência da Lei de Cotas Eleitorais para o cumprimento da lista de candidatos e candidatas também trouxe resultados e mudanças importantes para a população, pois as mulheres, em cada canto deste país, passaram a ser reconhecidas como líderes e opção política”, avalia Menicucci.

O seminário terá a participação de pesquisadores e pesquisadoras das universidades do Rio de Janeiro e de São Paulo, além de ativistas feministas. As inscrições serão feitas no dia do evento e serão concedidos certificados sob demanda. O evento tem participação gratuita.

Ao longo do encontro, estarão em evidência os seguintes temas: história do direito de voto das mulheres no Brasil, avanços e desafios das mulheres na política, sufragistas e suas estratégias para a conquista do voto feminino no Brasil e trajetória feminista de Bertha Lutz.

Seminário “80 anos do voto feminino”
Data: 12 de setembro de 2012 (quarta-feira)
Horário: a partir das 9h30 (cerimônia de abertura)
Local: Fundação Casa Rui Barbosa (Rua São Clemente – Nº 134, Sala de Cursos – Botafogo) – Rio de Janeiro/RJ

Programação do seminário “80 anos do voto feminino”
9h30 – Cerimônia de abertura
Ministra da Cultura – Ana de Hollanda
Ministra da Secretaria de Políticas para as Mulheres – Eleonora Menicucci
Presidente da Fundação Casa de Rui Barbosa – Wanderley Guilherme dos Santos

10h – Mesa-redonda
“História do direito de voto das mulheres no Brasil”
Jairo Nicolau (UFRJ)
“Mulher e política: avanços e desafios”
Lúcia Avelar (CESOP/Unicamp)

14h – Mesa–redonda
“As sufragistas e suas estratégias para a conquista do voto feminino no Brasil”
Schuma Schumaher (Coordenadora-executiva da REDEH)
“Ciências e políticas na trajetória feminista de Bertha Lutz”
Maria Margaret Lopes (Mast)

Comunicação Social
Secretaria de Políticas para as Mulheres – SPM
Presidência da República – PR

 

 

Fonte: Sepm

+ sobre o tema

Feminismo, empoderamento e solução: a singularidade de Karol Conka

Sucesso indiscutível entre a crítica e os internautas, a...

Camila Pitanga é eleita Embaixadora Nacional da Boa Vontade

Atriz ganhou o título da ONU Mulheres Brasil e...

para lembrar

O depoimento dessa mãe é mais do que um debate: é uma aula essencial sobre feminismo

Ser mãe é daquelas coisas difíceis de explicar, gente:...

Guevedoces: o estranho caso das ‘meninas’ que ganham pênis aos 12 anos

Condição parece ligada a uma deficiência genética comum em...

O crack, a maternidade e o poder público

Adoção de crianças e, mais que tudo, adoção de...

Seminário internacional Brasil/EUA debate violência contra mulher

Evento aborda programas para homens autores de violência Do MPSP O...
spot_imgspot_img

O atraso do atraso

A semana apenas começava, quando a boa-nova vinda do outro lado do Atlântico se espalhou. A França, em votação maiúscula no Parlamento (780 votos em...

Homens ganhavam, em 2021, 16,3% a mais que mulheres, diz pesquisa

Os homens eram maioria entre os empregados por empresas e também tinham uma média salarial 16,3% maior que as mulheres em 2021, indica a...

Escolhas desiguais e o papel dos modelos sociais

Modelos femininos em áreas dominadas por homens afetam as escolhas das mulheres? Um estudo realizado em uma universidade americana procurou fornecer suporte empírico para...
-+=