Ministros inauguram Luz Para Todos em Mangaratiba

Mangaratiba

Os moradores das ilhas da Marambaia e de Jaguanum, em Mangaratiba, receberam hoje (8) as obras de eletrificação rural do projeto “Luz para Todos” da concessionária de energia elétrica Ampla. Os Ministros de Minas e Energia, Edison Lobão; da Pesca, Luiz Sérgio; e a Ministra-chefe da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Luiza Bairros, participaram da cerimônia, que aconteceu no Centro de Avaliação da Ilha de Marambaia (Cadim) da Marinha do Brasil. Ao todo, estão sendo atendidas 425 famílias, beneficiando mais de duas mil pessoas.

– Tive a oportunidade de trabalhar em Brasília para garantir a realização desta obra que esteve ameaçada de não sair do papel. Fiz isso porque tenho compromisso com a região da Costa Verde e considero o programa “Luz Para Todos” um dos mais importantes do Governo Lula, pois ele tira, literalmente, as pessoas das trevas e dá a elas uma qualidade de vida e uma oportunidade de crescimento que é concreta – argumentou o ministro Luiz Sérgio.

Acompanhe as notícias do DIÁRIO DO VALE também pelo Twitter.

Com o novo sistema implementado, o gerador movido a diesel não funcionará mais e dará vez ao interruptor com a energia que vem do continente. Com a luz nas ilhas, inúmeros benefícios chegam a essas comunidades e ao Centro de Adestramento da Ilha da Marambaia (Cadim). Estes benefícios foram citados pelo prefeito de Mangaratiba, Evandro Capixaba (PR) em seu discurso na inauguração.

– Para mim e para Mangaratiba é um privilégio. Estamos na prefeitura há seis meses e temos essa grandiosa obra. Nossos alunos não vão mais estudar com lamparina. É um momento histórico. Peço ainda aos governantes, à Marinha e aos ministros que olhem com carinho pelos caiçaras para que possam reformar suas casas, pois muitos estão deixando de pescar para entrar na construção civil – ressaltou Evandro, o prefeito de Mangaratiba.

O “Luz Para Todos”, do governo federal, já beneficiou mais de 14 milhões de pessoas. O programa é coordenado pelo Ministério de Minas e Energia, operacionalizado pela Eletrobrás e executado pelas concessionárias de energia elétrica e cooperativas de eletrificação rural. O programa já atendeu, até julho de 2011, 19.288 domicílios em todo o Estado do Rio de Janeiro, beneficiando cerca de 96,4 mil pessoas. Estima-se, até hoje, que as obras do “Luz para Todos” tenham gerado 420 mil empregos diretos e indiretos e utilizado um milhão de transformadores, sete milhões de postes e 1,35 milhão de quilômetros de cabos elétricos, que dariam 34 voltas ao redor da Terra.

– O programa já chegou para muitas famílias rurais em todos os estados brasileiros. Índios, quilombolas, assentados da reforma agrária, os homens simples do campo e das florestas. Cerca de 14 milhões de pessoas que agora podem desfrutar de prazeres até então inatingíveis – afirmou o ministro Lobão.

Para levar energia do continente às duas ilhas de Mangaratiba foram utilizados nove quilômetros submarinos de alumínio; 61 transformadores que utilizam óleo vegetal ao invés de mineral; e pontos telecomandados via rádio, que, em casos de falta de luz, permitem manobras no sistema elétrico. As obras foram realizadas em cerca de 18 meses, e receberam investimentos de R$ 10,5 milhões.

Dionato Eugênio, de 69 anos, conhecido como ‘Seu Naná’, que é presidente da Associação dos Remanescentes de Quilombo da Ilha da Marambaia (Arquimar), destaca o quanto a eletricidade irá beneficiar os moradores.

– Nós, quilombolas e caiçaras vemos quanto é importante para o nosso desenvolvimento. Após isso, teremos novas conquistas. Estávamos excluídos de novas possibilidades. Armazenar o pescado era problema, e hoje não será mais – disse o morador.

O casal Renato Lima e Angélica de Lima, ambos de 33 anos, ressaltaram estar satisfeitos com a luz elétrica em suas casas.

– Nós não tínhamos mais esperanças de que algum dia poderia ter luz para a comunidade. Pelo que escutava há mais de 30 anos existia esse assunto, mas não havia saído do papel, e hoje é realidade. Moramos um tempo no continente e tínhamos TV, geladeira e demais eletrodomésticos, que ficaram guardados este tempo todo, mas não nos desfizemos deles, pois ficamos na expectativa da luz. E hoje é uma realidade – afirmou Renato.

Participaram também do evento o presidente da Eletrobrás, José da Costa Carvalho Neto; o presidente de Furnas, Flávio Decat; o diretor nacional do Programa Luz para Todos, Aurélio Pavão de Farias; o presidente da Ampla, Marcelo Llévenes; o presidente do Conselho de Administração da Ampla, Mário Santos; o Superintendente de Energia do Estado do Rio, Luiz Antônio de Almeida e Silva; o Comandante da Marinha (representando o Ministério da Defesa), Almirante Julio Soares de Moura Neto; e demais autoridades.

“Código de Mineração está em fase final”, diz ministro Lobão

Durante a inauguração das obras de eletrificação das Ilhas da Marambaia e de Jaguanum, na tarde de hoje (8) em Mangaratiba, o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, disse que o novo Código de Mineração está em fase final de elaboração e deverá ser encaminhado “em breve” ao Congresso Nacional.

– Estamos tratando de ajustes finais. Não são dificuldades, apenas ajustes necessários antes de enviar a proposta do código para o Congresso – afirmou Lobão.

Lobão comentou ainda que a decisão sobre quando deverá ser realizada a 11ª Rodada de Licitações de Áreas Exploratórias de Petróleo e Gás Natural “está nas mãos da presidente Dilma Rousseff”.

– O Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) é apenas um assessor da ministra e indicou as áreas a serem ofertadas. Quando vai ocorrer o leilão é uma decisão a ser tomada pela presidente – destacou o ministro.

 

Fonte: Diário do Vale

+ sobre o tema

Fundação Zumbi entrega carta de reconhecimento a quilombolas

O presidente da Fundação Municipal Zumbi dos Palmares...

O boi fez a festa na praça do povo.

Por: Arísia Barros A Praça Multi Eventos fica...

Parceiros discutem Encontro do Ano Internacional dos Afrodescendentes

Agendado para acontecer em Salvador, nos dias 17, 18...

Quilombos no ES: Retrocesso com nome sobrenome

Manaira Medeiros Os deputados estaduais Eustáquio de Freitas (PSB)...

para lembrar

spot_imgspot_img

Quilombo de Mãe Bernadete é reconhecido pelo governo federal

A comunidade Pitanga dos Palmares, da líder quilombola Mãe Bernadete, assassinada em agosto do ano passado na Bahia, foi reconhecida e declarada como Comunidade Remanescente de Quilombo pelo...

Quem foi Beatriz Nascimento, pioneira nos estudos sobre quilombos

Beatriz Nascimento é uma das intelectuais mais importantes do Brasil. Historiadora, ela foi pioneira nos estudos sobre as comunidades quilombolas no país. No ano passado,...

Inscrições abertas para compor banco de itens do Saeb

As inscrições para credenciamento de colaboradores interessados em compor o Banco de Colaboradores do Banco Nacional de Itens (BC-BNI) do Sistema de Avaliação da...
-+=