Mirisola critica turismo predatório em favelas

Repercutindo entrevista de Arnaldo Bloch, no jornal O Globo, com a professora do Vidigal Bárbara Nascimento, o autor paulistano Marcelo Mirisola publicou artigo em seu blog no Yahoo criticando os jeep tours em favelas: “Pior do que safári. O nome disso não é turismo, é algo – pensando bem – que ultrapassa a selvageria, o nome disso é humilhação. O Rio está doente, como se suas “belezas naturais” estivessem cansadas do uso e do abuso, ou daquilo que a professora Bárbara chama de apropriação. A vista é linda. Assino embaixo”, afirma

Por Marcelo Mirisola no Brasil 247

O autor paulistano Marcelo Mirisola escreveu artigo em seu blog no Yahoo repercutindo a entrevista de Arnaldo Bloch com a professora do Vidigal Bárbara Nascimento, publicado n’O Globo: “Professora Bárbara diz que não é macaca para ser fotografada pelos gringos. A propósito: qual é a desses gringos? Nem os arrastões nas praias, muito menos os nóias na Avenida Brasil. Nada, nenhuma desgraça carioca, se compara a selvageria dos Jeeps que sobem os morros apinhados de “turistas” armados com suas câmeras à caça de estereótipos”, afirma.

Essa forma de turismo, que coloca a favela no lugar de zoológico humano, é criticada por ativistas como André Constantine, do Favela Não se Cala, e já foi tema de quadro de humor do Porta dos Fundos, com roteiro de Gregório Duvivier.

Leia abaixo o artigo na íntegra:

 

Por *Marcelo Mirisola, para o Blog do Marcelo Mirisola

Respeite o bioma. Não fotografe nem alimente nossas crianças

Sensacional a entrevista que Arnaldo Bloch fez com a professora Bárbara Nascimento (jornal O Globo de 5/1). Fiquei fã dessa mulher: “Qualquer grupo é comunidade. Não tem cara. Favela significa algo. Um lugar. História. É uma palavra bonita. Está nas canções. E comunidade? O que é? Parece o eufemismo de falar “moreno” em vez de “negro”.

As palavras existem para isso. Fugir das palavras é perpetuar o engano, a fraude. Eufemismo no Brasil é meio de vida, tem muito malandro(a) que vive de eufemismos (leia-se lei Rouanet, CNPq, CAPES, SESC, Paccs etc etc ) aqui em nossas plagas, e arrota alto.

Bárbara é moradora da Favela do Vidigal. E reclama da apropriação que estrangeiros e oportunistas fazem da paisagem: “Tem até um Belmonte. Belmonte* é coisa de favela?”.

Recentemente – só para constar – a cantora Madonna adquiriu uma propriedade no morro. Tá na moda. Playboys, socialaites e deslumbrados em geral não só investem em imóveis como alugam lajes para festejar a cultura carioca, “tudo junto e misturado” – que é o mantra da Regina Casé, a eufemista-mór da República das Bananas.

Só que pobre não entra. Ou entra apenas para distrair a pleiboizada. Nesse trecho da entrevista, lembrei da peça de Mário Bortolotto: “A frente fria que a chuva traz”. A peça é praticamente gêmea univitelina da entrevista da professora Bárbara, e agora foi filmada por Neville d’Almeida. Tô curioso pra ver o resultado.

Professora Bárbara diz que não é macaca para ser fotografada pelos gringos. A propósito: qual é a desses gringos? Nem os arrastões nas praias, muito menos os nóias na Avenida Brasil. Nada, nenhuma desgraça carioca, se compara a selvageria dos Jeeps que sobem os morros apinhados de “turistas” armados com suas câmeras à caça de estereótipos.

Pior do que safári. O nome disso não é turismo, é algo – pensando bem – que ultrapassa a selvageria, o nome disso é humilhação.

O Rio está doente, como se suas “belezas naturais” estivessem cansadas do uso e do abuso, ou daquilo que a professora Bárbara chama de apropriação. A vista é linda. Assino embaixo.

Outro dia precisei ir à Unirio para resolver umas encrencas, a universidade fica na Urca. Era quase meio dia e meia. Depois de não ter resolvido coisa nenhuma, decidi que a praia Vermelha – perto dali – era um bom lugar para esquecer da vida. Nada como o sargaço, as gaivotas e a lembrança de que o Rei, antes de se revelar um ditadorzinho brega, compôs “Detalhes” naquele lugar.

Nada como um auto-engano e uma paisagem para esquecer da realidade: “não vá dizer sem quer meu nome/ a pessoa errada”

Subitamente, porém, me ocorreu uma sensação de perda que incorporava o azul do céu e os séculos que demorei para chegar naquela boca de praia, como se eu – paulistano branquelo – dividisse a responsabilidade com os exploradores de tantos mares por ter gastado a paisagem que, naquele instante, não tinha cabimento nem enseada, nem morro da Urca, nem “Detalhes” nem nada que a justificasse.

Ocorre que, ao contrário das minhas expectativas românticas, um grupo de índios ( sim, índios!) e mendigos banhava-se em meio a sacolas de lixo e garrafas pet que iam e vinham ao sabor das ondas oleosas. O Brasil da professora Bárbara rebentava na Praia Vermelha.

Aos poucos consigo entender o que aconteceu – algo que resulta em perda e cansaço, e remoe engulhos do lixo trazido à praia junto aos índios e mendigos: como se o entorno, eu, e as velhas canções do Roberto tivéssemos apodrecido junto à paisagem e na direção oposta das histórias da professora Bárbara (que também escreve uma tese de mestrado) e que, de certa forma, fez a minha ficha cair num lugar muito mais verossímel e menos hediondo do que o zoológico onde nos prenderam.

* Pra quem não mora no Rio de Janeiro: Belmonte é uma espécie de McDonald’s dos botecos.

*Marcelo Mirisola tem 47 anos, é paulistano e radicado na ponte-rodoviária Bixiga-Rio de Janeiro há dez anos. Escreveu mais de uma dúzia de livros, dentre eles destacam-se Bangalô, O Herói Devolvido, Joana a Contragosto e O Azul do Filho Morto. Não se identifica com nenhuma corrente da literatura brasileira contemporânea, embora alguns críticos o considerem o Pedro Alvares Cabral da autoficção aqui em nossas plagas. Também é dramaturgo.

+ sobre o tema

Salve Zumbi e João Cândido, o mestre sala dos mares

Por Olívia Santana   Há 15 anos, após uma grande marcha...

Olimpíadas de Tóquio devem ser novo marca na luta por igualdade

Os Jogos Olímpicos da Cidade do México, em 1968,...

Matias, o menino negro fotografado com um boneco de “Star Wars”, foi a Hollywood. Por Cidinha da Silva

Em tempos de comunicação-relâmpago pela Web, a imagem viralizada...

para lembrar

Pesquisa mostra perfil empreendedor das favelas

Nova pesquisa do Data Favela, parceria do Data Popular com...

A ‘desfavelização’ e o ódio da elite às periferias perpetuam herança colonial

"Moro na Favela do Lixão há mais de 30 anos. Quando...

Entrevista com Raull Santiago: A violência nas favelas brasileiras

Conteúdo publicado originalmente na revista I Amnesty, da Anistia Internacional...

Exposição considerada espetáculo racista gera protestos em Paris

Paris, 7 dez (EFE).- Cerca de 200 pessoas protestaram...

Por que as altas desigualdades persistem?

Com o fim da escravidão, nutria-se a esperança de que a liberdade proporcionaria uma gradual convergência nos indicadores socioeconômicos entre brancos e negros. Porém essa...

Favelas e Comunidades Urbanas: por que mudança feita pelo IBGE é importante

O IBGE decidiu substituir a designação "Aglomerados Subnormais", utilizada pelo instituto em seus censos e pesquisas desde 1991. A mudança é um pedido antigo...

Após 50 anos, IBGE volta a usar o termo favela no Censo

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) anunciou nesta terça-feira (23) que voltará a usar o termo "favelas e comunidades urbanas brasileiras" para se...
-+=