Missão diplomática na Síria está no ‘caminho certo’, diz Kofi Annan

Enviado da ONU e da Liga Árabe vê situação como ‘perigosa e difícil’, mas mantém otimismo


BEIRUTE – O enviado da Liga Árabe e da Organização das Nações Unidas (ONU) à Síria, Kofi Annan, disse que sua missão de mediação no país árabe está indo no caminho certo, embora a crise de violência não tenha dado sinais de enfraquecimento, informou seu porta-voz nesta segunda-feira, 12.

Annan se encontrou com o presidente sírio, Bashar Assad, assim como líderes da oposição durante o final de semana. O enviado também se reuniu com autoridades do Catar nesta segunda, antes de viajar à Turquia. Ele também falou com o chefe da Liga Árabe e com os chanceleres da Rússia e da Arábia Saudita, todos envolvidos nas negociações para o fim da crise na Síria, de acordo com o porta-voz Ahmad Fawzi.

“Esse é o início do processo e o enviado acredita que estamos no caminho certo. Ele ofereceu propostas concretas a Assad para o fim das hostilidades, acesso humanitários e diálogo político e espera ouvir uma resposta em breve”, disse Fawzi. Ainda segundo o porta-voz, Annan está “preocupado com o fato de que a violência continua enquanto ocorrem as negociações”.

Diversos ataques foram reportados na Síria durante a visita de Annan, como a ofensiva do Exército sobre a cidade rebelde de Idlib, no noroeste. A mídia estatal e ativistas da oposição disseram que dezenas de civis foram assassinados também em Homs, mas deram informações conflitantes sobre os responsáveis pelos crimes.

Depois das “cândidas e compreensivas” reuniões com Assad, Annan disse que seria difícil chegar a um acordo, mas ainda assim manteve uma postura otimista. “A situação é tão ruim e perigosa que nós não podemos nos dar ao luxo de falhar”, disse o ex-secretário-geral da ONU em Damasco.

Annan planeja entrar em contato com facções da oposição, incluindo o Conselho Nacional da Síria, os Comitês de Coordenação Local, o Exército da Síria Livre e outros grupos, advogando pela união opositora. “Será um processo a ser feito passo a passo. Precisamos dar voz à oposição, fazer os grupos atuarem sob um ponto em comum”, disse Fawzi.

A violência na Síria já deixou 7,5 mil civis mortos desde o início dos protestos contra o regime de Damasco, em março de 2011. O governo culpa grupos armados e terroristas pelo cais no país.

 

 

Fonte: Estadão

+ sobre o tema

‘Meu pecado é o brigadeiro’, diz Cacau Protásio

Se engana quem pensa que nos meses em que...

Michael Jackson vai virar estátua na favela Dona Marta

RIO - "Máicôu!", gritava nesta sexta, 26, a garotada...

MOTELX 19: ‘Horror Noire’ é a aula de história que precisamos

A secção Doc de Terror brilhou, inesperadamente, no terceiro dia do MotelX,...

para lembrar

Gays de Uganda levam vida clandestina

Sede de movimento lésbico não tem identificação externa; nas...

Priscilla Feniks expõe o genocídio da população negra no clipe “Só a Gente Sabe”

Cheia de atitude, Priscilla Feniks lançou nesta última quinta-feira...

Brasilia DF – Mês da Consciência Negra

Secretaria Especial de Promoção da Igualdade Racial (Sepir) divulga...
spot_imgspot_img

Podcast brasileiro apresenta rap da capital da Guiné Equatorial, local que enfrenta 45 anos de ditadura

Imagina fazer rap de crítica social em uma ditadura, em que o mesmo presidente governa há 45 anos? Esse mesmo presidente censura e repreende...

Clara Moneke: ‘Enquanto mulher negra, a gente está o tempo todo querendo se provar’

Há um ano, Clara Moneke ainda estava se acostumando a ser reconhecida nas ruas, após sua estreia em novelas como a espevitada Kate de "Vai na...

Juçara Marçal e Rei Lacoste lançam o Amapiano “Sem contrato”

A dupla Juçara Marçal (Rio de Janeiro) e Rei Lacoste (Bahia) lançam nesta sexta-feira (26) o single “Sem Contrato” nas principais plataformas digitais e...
-+=