Moçambique mostra oportunidades a empresários brasileiros

Fonte: UOL

 

Rio de Janeiro, 20 jul (Lusa) – O presidente moçambicano, Armando Guebuza, em viagem oficial ao Brasil, convidou os empresários brasileiros para visitarem e conhecerem as potencialidades de negócios do país africano.

Num balanço sobre o encontro com empresários de diversos setores, realizado no primeiro dia da visita, o chanceler moçambicano, Oldemiro Baloi, considerou ser promissora a missão ainda neste ano.

“Foi uma excelente reunião, para já há uma fluência grande de empresários distintos representando diversas áreas, diversos interesses”, disse à Agência Lusa.

Segundo ele, o presidente Guebuza e a comitiva moçambicana que o acompanha na sua visita ao Brasil estão “muito satisfeitos, na medida em que tem sido prática nos últimos anos e, cada vez mais crescente na atividade política e diplomática, a promoção empresarial”.

O presidente Guebuza, ao convidar a classe empresarial, destacou Baloi, “abre as portas do país e manifesta confiança na capacidade empreendedora dos empresários brasileiros”.

E do lado brasileiro, ao estimular a ida de executivos, Baloi afirmou que “há uma perspectiva” e um reconhecimento de que “o ambiente de negócios (em Moçambique) é suficientemente convidativo”.

A indicação é que a missão empresarial ocorra ainda este ano, em novembro.

Financiamento

Segundo fontes do governo brasileiro, Brasília está disposta a negociar empréstimos a Moçambique para grandes obras, pedindo em contrapartida que as empreitadas sejam executadas por empresas brasileiras.

A negociação para uma possível linha de crédito está sendo feita com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Segundo Baloi, está previsto, numa primeira etapa, um crédito de US$ 300 milhões, principalmente para projetos de infra-estrutura.

Os esforços estão concentrados na exploração do carvão, na termoelétrica, assim como na construção de ferrovias e de um porto.

A exploração de carvão é realizada pela mineradora brasileira Vale no norte do país, em Moatize, e deverá ter início em 2011.

A previsão é que a Vale gaste cerca de US$ 2 bilhões na exploração da mina, na recuperação da ferrovia para a costa, além da construção de instalações portuárias e uma central elétrica.

A empresa brasileira deverá exportar cerca de nove milhões de toneladas de carvão por ano.

 

Matéria original: Moçambique mostra oportunidades a empresários brasileiros

+ sobre o tema

Afro-uruguaios

Afro-uruguaios notáveis: Rubén Rada Afro-uruguaios refere-se a uruguaios de ancestralidade negra africana. Eles...

Hacia el Estado Comunal Jesus Chucho Garcia

Por: JESUS CHUCHO GARCIA   Llegó la hora de salir de...

Declaracion de Asuncion Paraguay Foro Interamericano Afrodescendiente

Participación e Incidencia De Los Y Las Afrodescendientes En...

A mostra ID_BR cara, pele, jeito

A mostra ID_BR CARA::PELE::JEITO nasceu com o intuito de...

para lembrar

Um advogado e seu smartphone revolucionam a justiça em Uganda

Quando Gerald Abila ganhou um smartphone (telefone celular inteligente),...

Maratonista ‘exausta’ engatinha os últimos 400 m e chega em 3º

Concluir uma maratona já não é fácil, imagine fazer...

Racistas sul-africanos: parceiros incômodos

Racistas sul-africanos: parceiros incômodos Fonte: Alô Escola - TV Cultura Para...

Neve da maior montanha africana deve desaparecer em 20 anos

Fonte: R7 Camada de gelo do monte Kilimanjaro diminuiu...
spot_imgspot_img

Um Silva do Brasil e das Áfricas: Alberto da Costa e Silva

Durante muito tempo o continente africano foi visto como um vasto território sem história, aquela com H maiúsculo. Ninguém menos do que Hegel afirmou, ainda no...

Artista afro-cubana recria arte Renascentista com negros como figuras principais

Consideremos as famosas pinturas “A Criação de Adão” de Michelangelo, “O Nascimento de Vênus” de Sandro Botticelli ou “A Última Ceia” de Leonardo da Vinci. Quando...

Com verba cortada, universidades federais não pagarão neste mês bolsas e auxílio que sustenta alunos pobres

Diferentes universidades federais têm anunciado nos últimos dias que, após os cortes realizados pelo governo federal na última sexta-feira, não terão dinheiro para pagar...
-+=