Moçambique mostra oportunidades a empresários brasileiros

Fonte: UOL

 

Rio de Janeiro, 20 jul (Lusa) – O presidente moçambicano, Armando Guebuza, em viagem oficial ao Brasil, convidou os empresários brasileiros para visitarem e conhecerem as potencialidades de negócios do país africano.

Num balanço sobre o encontro com empresários de diversos setores, realizado no primeiro dia da visita, o chanceler moçambicano, Oldemiro Baloi, considerou ser promissora a missão ainda neste ano.

“Foi uma excelente reunião, para já há uma fluência grande de empresários distintos representando diversas áreas, diversos interesses”, disse à Agência Lusa.

Segundo ele, o presidente Guebuza e a comitiva moçambicana que o acompanha na sua visita ao Brasil estão “muito satisfeitos, na medida em que tem sido prática nos últimos anos e, cada vez mais crescente na atividade política e diplomática, a promoção empresarial”.

O presidente Guebuza, ao convidar a classe empresarial, destacou Baloi, “abre as portas do país e manifesta confiança na capacidade empreendedora dos empresários brasileiros”.

E do lado brasileiro, ao estimular a ida de executivos, Baloi afirmou que “há uma perspectiva” e um reconhecimento de que “o ambiente de negócios (em Moçambique) é suficientemente convidativo”.

A indicação é que a missão empresarial ocorra ainda este ano, em novembro.

Financiamento

Segundo fontes do governo brasileiro, Brasília está disposta a negociar empréstimos a Moçambique para grandes obras, pedindo em contrapartida que as empreitadas sejam executadas por empresas brasileiras.

A negociação para uma possível linha de crédito está sendo feita com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Segundo Baloi, está previsto, numa primeira etapa, um crédito de US$ 300 milhões, principalmente para projetos de infra-estrutura.

Os esforços estão concentrados na exploração do carvão, na termoelétrica, assim como na construção de ferrovias e de um porto.

A exploração de carvão é realizada pela mineradora brasileira Vale no norte do país, em Moatize, e deverá ter início em 2011.

A previsão é que a Vale gaste cerca de US$ 2 bilhões na exploração da mina, na recuperação da ferrovia para a costa, além da construção de instalações portuárias e uma central elétrica.

A empresa brasileira deverá exportar cerca de nove milhões de toneladas de carvão por ano.

 

Matéria original: Moçambique mostra oportunidades a empresários brasileiros

+ sobre o tema

Elizeth Moreira Cardoso

Elizeth Moreira Cardoso (Rio de Janeiro, 16 de julho de...

Beleza negra: como cuidar da sua pele neste verão

A beleza negra tem um toque especial e, exatamente...

Serena sofre com Safarova e gripe, mas vence Roland Garros e conquista seu 20º Grand Slam

Mesmo doente, mesmo gripada, mesmo praticamente "andando" em quadra,...

para lembrar

Legislação brasileira dificulta acolhida de refugiados africanos

Pesquisa revelou que depois de uma longa espera em...

Aretha Franklin fará cirurgia; motivo é desconhecido

A cantora Aretha Franklin deve passar por uma cirurgia...

Paranaense lança livro sobre Mazagão Velho

Livro sustenta a idéia de que há um processo...
spot_imgspot_img

A cidade de Lima Barreto: obra do escritor é reconhecida como Patrimônio Cultural Imaterial do Rio

Lima Barreto é autor do Rio. A frase soa óbvia, mas não se refere apenas ao fato de o escritor ser um legítimo carioca...

Nota de pesar: Hildézia Alves de Medeiros

Faleceu hoje Hildézia Alves de Medeiros, mulher, professora negra e nordestina, que foi uma figura icônica nas décadas de 1970 e 1980 no movimento...

LeBron e Bronny James se tornam primeira dupla pai e filho a dividir quadra na NBA

LeBron James e seu filho, Bronny, fizeram história na NBA neste domingo (6) quando jogaram juntos durante a partida de pré-temporada do Los Angeles Lakers contra...
-+=