Moçambique: Novo “eldorado” africano

Em busca de parcerias técnicas e formação profissional, a ministra dos Recursos Minerais de Moçambique visitou a Suécia, Noruega e Holanda.

Em Bruxelas explicou à euronews os planos de exploção de algumas das maiores jazidas de carvão e gás do mundo descobertas nos dois últimos anos.

Mas Esperança Bias defende que há outras prioridades para além dos recursos energéticos. “Temos estado a priorizar, através de fundos de capacitação institucional, o treinamento de cada vez mais moçambicanos. Temos estado, através de projetos de responsabilidade social que as empresas fazem, temos estado a privilegiar a questão da água, que é fundamental, temos estado a privilegiar a questão da educação e temos estado a privilegiar a questão da saúde”, explicou a ministra moçambicana.

O quarto país mais pobre do mundo, saído de uma guerra civil há 16 anos, é agora um eldorado que pode gerar entre 200 e 400 mil milhões de euros nas próximas décadas. Consciente dos riscos da corrupção interna e sobreexploração das multinacionais, o governo quer promover a transparência.

Esperança Bias lembra que “já há uma provisão, dentro daquilo que é a lei das parcerias público-privadas e na lei dos grandes projetos e nas concepções empresariais, de que todos os contratos são públicos. Isto é um compromisso que o governo assumiu.”

Com uma economia centrada na agricultura, pesca e crescente popularidade do eco-turismo, Moçambique cresce a uma taxa média de 7,5% por ano. Mas mais de 50% dos 20 milhões de habitantes ainda vivem abaixo do limiar da probreza.

Fonte: Euronews

+ sobre o tema

Jogadores da seleção reclamam de violência da Costa do Marfim

Grupo diz que árbitro não coibiu o excesso de...

11 perguntas para Marcelo D’Salete

Hoje, Marcelo D’Salete é um dos maiores nomes dos quadrinhos nacionais....

UBUNTU: Estudante baiana cria rede social colaborativa

Em tempos de redes sociais e grandes discussões em...

Rio dos Macacos apresentará denúncias à Comissão da Câmara

  Quilombolas do Rio dos Macacos se reunirão...

para lembrar

RACISMO EN MEXICO

CIUDAD DE MÉXICO.- En México se calcula...

Promotoria sul africana suspende acusações polêmicas

As acusações de homicídio contra 270 mineiros que...

Escravidão, liberdade e racialização no Amazonas Imperial

por Padre Daniel Pedro Marques de Oliveira A história de africanos...

Regé-Jean Page, de Bridgerton, elogia brasileiros: “estavam lá pra mim”

O ator Regé-Jean Page, que interpretou o duque de...
spot_imgspot_img

Gilberto Gil é homenageado na Uerj por contribuições culturais ao país

Cantor, compositor, escritor, produtor musical, imortal da Academia Brasileira de Letras, ex-ministro da Cultura. Dono de vários talentos e posições, Gilberto Gil ganhou nesta...

Grávida, Iza conta que pretende ter filha via parto normal: ‘Vai acontecer na hora dela’

Iza tem experienciado e aproveitado todas as emoções como mamãe de primeira viagem. No segundo trimestre da gestação de Nala, fruto da relação com Yuri Lima, a...

 Interprete da trilha sonora da novela Renascer, Xenia França participa do disco de José James

Vencedora do Grammy Latino de 2023 com seu disco "Em nome da Estrela" e intérprete da canção “Lua Soberana”, trilha sonora da novela Renascer...
-+=