Moçambique: Novo “eldorado” africano

Em busca de parcerias técnicas e formação profissional, a ministra dos Recursos Minerais de Moçambique visitou a Suécia, Noruega e Holanda.

Em Bruxelas explicou à euronews os planos de exploção de algumas das maiores jazidas de carvão e gás do mundo descobertas nos dois últimos anos.

Mas Esperança Bias defende que há outras prioridades para além dos recursos energéticos. “Temos estado a priorizar, através de fundos de capacitação institucional, o treinamento de cada vez mais moçambicanos. Temos estado, através de projetos de responsabilidade social que as empresas fazem, temos estado a privilegiar a questão da água, que é fundamental, temos estado a privilegiar a questão da educação e temos estado a privilegiar a questão da saúde”, explicou a ministra moçambicana.

O quarto país mais pobre do mundo, saído de uma guerra civil há 16 anos, é agora um eldorado que pode gerar entre 200 e 400 mil milhões de euros nas próximas décadas. Consciente dos riscos da corrupção interna e sobreexploração das multinacionais, o governo quer promover a transparência.

Esperança Bias lembra que “já há uma provisão, dentro daquilo que é a lei das parcerias público-privadas e na lei dos grandes projetos e nas concepções empresariais, de que todos os contratos são públicos. Isto é um compromisso que o governo assumiu.”

Com uma economia centrada na agricultura, pesca e crescente popularidade do eco-turismo, Moçambique cresce a uma taxa média de 7,5% por ano. Mas mais de 50% dos 20 milhões de habitantes ainda vivem abaixo do limiar da probreza.

Fonte: Euronews

+ sobre o tema

Movimento social para igualdade de gênero lançado no Senegal

Dakar – Um movimento social baseado em estudos...

Ubuntu: o marketing invade a África

A visão de que o mundo construiu para o...

Cabo Verde: O Legado Musical de Cesária Évora

Cartaz em homenagem à Cesária Évora escrito em crioulo...

Óscares: Quem decide quem ganha?

São os membros, através de voto secreto, que decidem...

para lembrar

Alexandre Cerqueira, filho de uma brasileira com um africano, o modelo luta por espaço nas passarelas de moda

Alexandre Cerqueira vive um sonho da adolescência, de quan­do brincava...

Jovens africanos comprometidos a reduzir os riscos de desastre

Sete líderes participaram em viagem educacional sobre o assunto...

Nossa língua africana

“A proximidade entre o português arcaico e as línguas...
spot_imgspot_img

Um Silva do Brasil e das Áfricas: Alberto da Costa e Silva

Durante muito tempo o continente africano foi visto como um vasto território sem história, aquela com H maiúsculo. Ninguém menos do que Hegel afirmou, ainda no...

Artista afro-cubana recria arte Renascentista com negros como figuras principais

Consideremos as famosas pinturas “A Criação de Adão” de Michelangelo, “O Nascimento de Vênus” de Sandro Botticelli ou “A Última Ceia” de Leonardo da Vinci. Quando...

Com verba cortada, universidades federais não pagarão neste mês bolsas e auxílio que sustenta alunos pobres

Diferentes universidades federais têm anunciado nos últimos dias que, após os cortes realizados pelo governo federal na última sexta-feira, não terão dinheiro para pagar...
-+=