Morre Cicely Tyson, atriz vencedora pioneira do Emmy e Tony

Enviado por / FontePor Bill Trott, do Terra

A atriz Cicely Tyson, que se especializou em retratar mulheres negras fortes enredadas pelas dificuldades da vida durante uma carreira de 60 anos que lhe rendeu três prêmios Emmy e um Tony, morreu aos 96 anos, anunciou seu empresário em um comunicado.

A causa da morte não foi informada. Tyson havia finalizado há pouco tempo um livro de memórias, “Just As I Am”, que foi lançado justamente nesta semana.

As atuações mais louvadas de Tyson aconteceram em produções de época, como o filme “Lágrimas de Esperança”, de 1972, no qual interpretou a esposa de um meeiro do Estado norte-americano da Louisiana. Ela recebeu sua única indicação ao Oscar por este papel, mas foi agraciada com um Oscar honorário em novembro de 2018.

Ela também ganhou dois Emmys pelo mesmo filme para televisão, “The Autobiography of Miss Jane Pittman”, um de melhor atriz em minissérie ou filme e outro de atriz do ano. O título de 1974 cobre a vida de uma mulher desde a escravidão até a década de 1960.

Tyson recebeu outro Emmy 20 anos depois por “Oldest Living Confederate Widow Tells All”. Entre suas outras nove indicações ao prêmio televisivo estão sua interpretação de Binta, a mãe do escravo Kunta Kinte na minissérie pioneira de 1977 “Roots”, a da esposa do reverendo Martin Luther King Jr. em “King” e a da educadora inspiradora de “A História de Marva Collins”.

Fonte:  Por Bill Trott, do Terra 

+ sobre o tema

A partir de amanhã, jovens afrodescendentes se reúnem em Encontro Nacional

No marco do Ano Internacional dos Afrodescendentes, o Movimento...

Sul-africanos vão torcer contra a Holanda

Os sul-africanos, que não são descendentes de holandeses,...

Beyoncé e Rihanna vencedoras do MTV Video Music Awards

Beyoncé levou prêmio de melhor vídeo e mais quatro troféus. no...

TV cubana abre debate sobre racismo en la isla

Por ANDREA RODRIGUEZ LA HABANA -- La televisión...

para lembrar

Lula visita Salvador para assinar o Estatuto da Igualdade Racial

Fonte: Correio24horas- O presidente Luis Inácio Lula da Silva assina,...

MBIRACLES: A difusão da comovisão bantu no Brasil através da música de MBIRA

A MBIRA foi o primeiro lamelofone (instrumento com teclas...
spot_imgspot_img

Paraense Brisas Project acaba de lançar seu EP PERDOA

Está no mundo o primeiro EP de Brisas Project. PERDOA é uma obra em quatro faixas que explora uma sonoridade orientada ao Pop Rock, Lo-fi e...

Quem são os ex-escravizados que deixaram o Brasil em direção à África no século 19

Em seu mais recente livro, o pesquisador Carlos Fonseca conta a trajetória dos retornados, escravizados libertos e seus descendentes que deixaram o Brasil e retornaram...
-+=