Morre o primeiro técnico negro a ganhar um título de basquete na Liga Universitária dos EUA

John Thompson (Foto: Mitchell Layton/Getty Images)

John Thompson foi uma figura lendária no basquete universitário dos Estados Unidos e o primeiro treinador negro a ganhar um título da NCAA (Liga Universitária dos Estados Unidos) com o Georgetown Hoyas em 1984, Patrick Ewing era o destaque do time naquele ano. Dentro das quadras, jogou duas temporadas na NBA e ganhou títulos como reserva do Boston Celtics. Thompson faleceu nesta segunda-feira aos 78 anos.

– Nosso pai foi uma inspiração para muitos e dedicou sua vida ao desenvolvimento dos jovens, não apenas dentro, mas, o mais importante, fora da quadra de basquete. Ele é reverenciado como um líder histórico do esporte, dedicado ao bem-estar de sua comunidade acima de tudo – disse a família em um comunicado.

Em 1988, ele liderou a equipe dos Estados Unidos nas Olimpíadas de Seul, a última formada apenas por jogadores universitários. O time foi eliminado nas semifinais pela União Soviética e conquistou a medalha de bronze.

“Big John”, como era conhecido, recrutou mais de 20 jogadores que se juntaram à NBA e quatro que – como ele – estão no Hall da Fama. Allen Iverson foi dos jogadores que prestou homenagens nas redes sociais, ele agradeceu ao treinador por salvar sua vida.

– Obrigado por salvar minha vida, meu treinador. Vou sentir sua falta, mas tenho certeza que você está nos olhando com um grande sorriso. Eu daria qualquer coisa por mais um telefonema seu apenas para ouvi-lo dizer, “Ei MF”, então conversaríamos sobre tudo, exceto basquete … – escreveu o jogador que é considerado o quinto maior armador de todos os tempos e membro do Hall da Fama desde 2016.

-+=